Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Gerar parcelas em colunas automaticamente


Ir à solução Resolvido por Patropi,

Posts recomendados

Bom dia nobre @Patropi

Conforme solicitado segue em anexo a planilha.

Para que você entenda um pouco vou tentar exemplificar minha necessidade!

Eu sou lojista e faço vários pedidos de fornecedores diferentes, e para eu ter um controle de todos dos meses das parcelas a pagar fiz essa planilha no qual consta os seguintes dados;

DATA; (o dia que fiz o pedido)

TOTAL; (valor total do pedido)

FORMA DE PAGAMENTO; (ou seja, se o pagamento vai ser em boleto, cheque, cartão ou avista)

PARCELAMENTO; é o prazo negociado, ex. 04 vezes ou 30/60/90/120)

PRAZO EXTRA; (são uns dias a mais no início do pagamento que alguns fornecedores concedem ex. em 04 vezes e o prazo extra é 15 então começa apagar com 45 dias em diante)

 DATA DO FATURAMENTO; (essa e data que ficou combinado para fatura o pedido)

 

Espero que tenha entendido e mais uma vez agradeço imensamente sua ajuda em tempos tão difíceis que estamos passando!!

CONTROLE DE PEDIDOS - 2022.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Haislan Luiz

 

No exemplo da planilha, tua compra foi no dia 15/10/21 com 30 dias + 15 dias de prezo extra = 29/11/21, então porque a data de faturamento é no dia 05/11/21?

Como vou saber que a primeira parcela vai vencer em janeiro/22 se não tem com interpretar esse critério com as informações prestadas.

 

Entendo um pouco de Excel, mas estou por fora da tua planilha, normalmente as pessoas digitam vários resultados explicando como chegaram ao resultado.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola @Patropi!!

rrss... minha explicação ficou confusa, me desculpe!

ex. fornecedor passou na minha loja e fiz o pedido no dia 15/10/21 só que eu pedi para ele faturar o pedido dia 05/11/21 entao vai comeca o pagamento com 30 dias + 15 dias de prezo extra = 

 

entao vai comeca o pagamento com 30 dias + 15 dias de prezo extra = 20/01/22 - 20/02/22 - 20/03/22 - 20/04/22 em diante!!

@Patropi

 

ha casos que ja começa o pagamento com 15 dias após faturamento!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Haislan Luiz

 

Exatamente por isso que eu não havia entendido.

Veja como a tua conta está errada:

Vai começar o pagamento com 30 dias = 05/11/21 + 30 dias = 05/12/21 + 15 dias = 20/12/21 e lá na planilha consta Jan/22.

 

Para corrigir isso, lancei outra data para a primeira prestação começar a vencer em Jan/22.

 

Confira na planilha.

 

[]s

20_01_22 -CONTROLE DE PEDIDOS - 2022_Patropi.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Haislan Luiz

 

Eu havia entendido que a primeira parcela já tinha sido paga com 10 dias, por isso inseri aquela coluna.

 

No enunciado da dúvida você não informou que esses 30 dias também poderiam variar, por isso coloquei esse valor na fórmula como número fixo, enquanto que no prazo variável, coloquei o endereço da célula, pois você informou que poderia ser variável.

 

Para corrigir, utilize a planilha que eu enviei ontem, insira uma coluna para  informar esse prazo e na formula abaixo, substitua o 30 pelo endereço da célula que contiver essa informação.

=SE(I4="";"";I4+30+H4+G4)

 

[]s

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Haislan Luiz 

 

Como você apresentou um exemplo contando apenas os meses do mesmo ano, eu usei na fórmula apenas o dia, não usei mês e nem ano.

Neste caso se a venda foi em novembro mais 30 dias vai ser em dezembro e como não foi especificado o ano, retorna o que consta na tabela, ou seja, 2022.

 

[]s

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Haislan Luiz , boa tarde

 

Eu acho mais fácil criar uma coluna com a data da última parcela que possibilita uma simplificação na fórmula das parcelas.

Faça testes porque não tive tempo de testar.

 

[]s

27_01_22 -CONTROLE DE PEDIDOS - 2022_Patropi V.4.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Haislan Luiz

 

Foi só colocar a função FIMMÊS na fórmula da coluna M, em substituição ao dia, e mudar a data da célula D1 para 31, que o problema foi resolvido.

 

Confira na planilha.

 

[]s

27_01_22 -CONTROLE DE PEDIDOS - 2022_Patropi V.5.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patropi boa tarde!

 

desculpa o incomodo mais uma vez! estava montando minha planilha de compras e achei um probleminha na no posicionamento das parcelas no mês, a primeira linha (M4 a AC4) faz corretamente e nas demais linhas não. segue planilha!

CONTROLE DE PEDIDOS - 2022 ERRO.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...