Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EVGA 500W 80 Plus White suporta Ryzen 5 5600G + RTX 3050?


Posts recomendados

Opa! Gostaria de saber a opinião de vocês... montei um PC de "baixo custo" na black friday, sem placa de vídeo.

Peguei essa fonte pensando em fazer upgrade para a placa RTX 2060...

Agora com eminente lançamento da RTX 3050 estou pensando em pegar uma, porém não sei se minha fonte aguenta o tranco.

Meu setup:

-Ryzen 5 5600g

-M.2 960GB WD Blue

-memorias 16GB 3200mhz (2x8)

-placa-mãe A520M S2H

- fonte EVGA 500W 80 plus standard power supply

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A potência desta fonte de alimentação é suficiente para o teu sistema. No entanto, recomendo a substituição do modelo caso tenha esta possibilidade.

 

7 horas atrás, Pepse disse:

Essa EVGA é a N1 ou W1? se for a W1 pode usar, se for a N1, pode dar pau.

 

Este modelo é da série W1. O modelo de potência mais próxima da série N1 é o de 550W.

 

Ambas são fontes de alimentação de baixíssima qualidade.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Phynsx disse:

A potência desta fonte de alimentação é suficiente para o teu sistema. No entanto, recomendo a substituição do modelo caso tenha esta possibilidade.

 

 

Este modelo é da série W1. O modelo de potência mais próxima da série N1 é o de 550W.

 

Ambas são fontes de alimentação de baixíssima qualidade.

Que marca/modelo de fonte você me recomendaria nesse caso? *tendo em vista uma boa relação de custo/benefício...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico do colega, tenho uma EVGA 600B que comprei por aqui. Isso em 2015 ou 2016. Conversando com um amigo ele disse que já está na hora de trocar. Andei vendo algumas, mas os preços estão bem pra cima. 

 

Tenho um Mancer Warg com 2 Fans de 200 RGB + 1 controladora do próprio gabinete, 1600AF, Stell Legend B450M, 2x8 Crucial Sport 3000, 1 M.2 de 1TB, 1 HD Externo e 1 RX5600XT Challenger de 6GB. 

 

Qual seria uma boa fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, BrunoGuimarães disse:

Aproveitando o tópico do colega, tenho uma EVGA 600B que comprei por aqui. Isso em 2015 ou 2016. Conversando com um amigo ele disse que já está na hora de trocar. Andei vendo algumas, mas os preços estão bem pra cima. 

 

Tenho um Mancer Warg com 2 Fans de 200 RGB + 1 controladora do próprio gabinete, 1600AF, Stell Legend B450M, 2x8 Crucial Sport 3000, 1 M.2 de 1TB, 1 HD Externo e 1 RX5600XT Challenger de 6GB. 

 

Qual seria uma boa fonte?

 

Não há uma gama muito ampla de opções com categoria compatível ao teu sistema que estejam bem documentadas.

 

A mesma PYLON 450W que poderia ser indicada para o dono deste tópico também o serviria muito bem. Creio ser desnecessário, mas caso queira despender um valor mais significativo na fonte de alimentação, você pode adquirir um modelo de categoria de alto desempenho, como a LEADEX III 550W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, BrunoGuimarães disse:

Eu achei uma PYLON 550W e uma CX 550W. Essas duas são boas?

 

Sim, ambas são boas fontes de alimentação de mesma categoria.

 

33 minutos atrás, BrunoGuimarães disse:

Tem algum lugar onde eu possa fazer um teste para saber o consumo da minha configuração?

 

Sugiro a leitura do tópico na minha assinatura. Utilize a ferramenta de cálculo da Outervision.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, BrunoGuimarães disse:

@Phynsx Vale mais a pena a modular ou qualquer uma destas duas aguenta de boa meu setup?

 

Como dito anteriormente, qualquer um destes modelos seria suficiente para o teu sistema. Comprar a LEADEX III seria desnecessário, mas é uma alternativa de melhor qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/04/2021 às 18:09, Phynsx disse:

Reitero que não é muito apurada, mas é útil ao consumidor. Recomendo que quando for utilizá-lo, considerem, ao invés da potência recomendada, a potência exibida na tabela de distribuição de corrente e verifiquem isso no rótulo da fonte de alimentação também.

 

16 minutos atrás, BrunoGuimarães disse:

Meu teste deu um valor de 504W recomendado... Por isso tenho medo desta Pylon de 450W.

 

Poderias enviar-me o link do teu cálculo para que eu o verifique?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phynsx Fiz uma coisa errada que foi marcar na renderização... Deu 457 agora. Como faço para colocar o link?

@Phynsx Indicou esta fonte Amazon.com: EVGA 500 W1, 80+ WHITE 500W Fonte de alimentação (100-W1-0500-KR) : Eletrônica

@Phynsx Coloquei 16h por dia, mas não jogo isso tudo todos os dias. Jogando 8h por dia o recomendado é 445W. Repare no modelo 1600X e o meu é AF.

@Phynsx https://outervision.com/b/m3vEmy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, BrunoGuimarães disse:

Indicou esta fonte Amazon.com: EVGA 500 W1, 80+ WHITE 500W Fonte de alimentação (100-W1-0500-KR) : Eletrônica

 

Ignore as recomendações da ferramenta, são completamente inúteis.

 

14 minutos atrás, BrunoGuimarães disse:

Coloquei 16h por dia, mas não jogo isso tudo todos os dias. Jogando 8h por dia o recomendado é 445W. Repare no modelo 1600X e o meu é AF.

 

Note esta tabela e tome-a como referência:

 

image.png.30c6622e483cd40f4a52a8028b5c694b.png

 

Não é apurada, mas é mais útil do que a recomendação feita. Mesmo simulando o teu sistema em overclock, o consumo na trilha de 12V não ultrapassa 450W, capacidade média de fornecimento da PYLON 450W.

 

image.png.a37753a5b4418ed184e3d24a658c50ec.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phynsx Eu li toda o seu texto, mas confesso que traduzir para a prática de compra não me pareceu fácil. Peço desculpa. Até salvei aqui para ler amanhã novamente com bastante calma e com isso tentar adquirir um aprendizado de memória. 

@Phynsx Mas nesse caso não deveria ser uma fonte com um pouco de sobra? 

@Phynsx O teste que postei tem 8h diária e também tem a questão do 1600X que consome mais do que o 1600, mas como não tem o AF resolvi deixar o X mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, BrunoGuimarães disse:

Mas nesse caso não deveria ser uma fonte com um pouco de sobra?

 

Esta é uma estimativa do consumo máximo do teu sistema (excluindo transientes, que não são intensos na placa gráfica escolhida), portanto, não é necessário escolher uma fonte de alimentação com uma margem maior, afinal, você estará, em média, utilizando a fonte de alimentação em sua faixa de maior eficiência. Caso vise realizar melhorias em um curto período de tempo, indico que compres uma fonte de alimentação de categoria adequada ao próximo sistema. Se não tiveres qualquer previsão de quando montarás esse novo sistema, você pode adquirir este modelo por agora e posteriormente substituí-lo por uma unidade condizente.

 

12 horas atrás, BrunoGuimarães disse:

O teste que postei tem 8h diária e também tem a questão do 1600X que consome mais do que o 1600, mas como não tem o AF resolvi deixar o X mesmo.

 

Esta revisão do Ryzen 5 1600 é similar ao Ryzen 5 2600.

 

Simulei o consumo do teu sistema conforme descrito em teu comentário, com alguns ajustes, operando o processador em overclock e ajustando a placa gráfica para o seu modo de alta frequência.

 

image.png.61dc60cefd3e5022aec87eaf5afc7f0c.png

 

Devo relembrar que nenhuma destas plataformas de cálculo de consumo são muito apuradas. Desta forma, a potência combinada das trilhas de 5V e 3,3V pode causar enganos.

 

Os fabricantes especificam uma determinada potência combinada, especialmente em fontes de alimentação com topologia group regulation, como a sua B1 ou a W1 do dono do tópico, em que as trilhas de 12V e 5V dividem um único indutor. Portanto, se a potência exigida das trilhas de 5V e 3,3V for muito alta, a fonte de alimentação terá problemas de line regulation. Em modelos com esta topologia, o mesmo ocorre se a trilha de 12V for muito exigida.

 

Fontes de alimentação que utilizam step-down converters, como a PYLON, não sofrem deste problema, mesmo que ainda assim possam estar suscetíveis ao aquecimento demasiado dos indutores caso seja exigida potência elevada destas trilhas. Ainda assim, dificilmente você exigirá corrente maior do que os 20A que ambas as trilhas são capazes de fornecer ou que os 27A que fazem a over-current protection ser acionada.

 

Mesmo que a potência combinada das trilhas de 5V e 3,3V da fonte de alimentação seja menor do que o especificado na calculadora, não é um ponto de preocupação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phynsx Obrigado pelos esclarecimentos. Essa Pylon de 450 está 289,00. Aquelas duas que mencionei custam 350,00. São 60,00 reais a mais. Não irá me fazer falta, mas a última pergunta é: Vale a pena pagar mais caro nelas duas pra usar hoje? Faço essa pergunta pela diferença ser de 60,00. Mesmo sendo muito pouco, não quero jogar fora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, BrunoGuimarães disse:

@Phynsx Obrigado pelos esclarecimentos. Essa Pylon de 450 está 289,00. Aquelas duas que mencionei custam 350,00. São 60,00 reais a mais. Não irá me fazer falta, mas a última pergunta é: Vale a pena pagar mais caro nelas duas pra usar hoje? Faço essa pergunta pela diferença ser de 60,00. Mesmo sendo muito pouco, não quero jogar fora. 

 

É desnecessário para a tua utilização. A fonte de alimentação ainda contaria com potência suficiente em muitos cenários de melhoria e, caso você faça uma grande melhoria em breve, para uma placa gráfica ou um processador de alto nível, seria mais adequado adquirir um modelo de categoria de alta performance, como a LEADEX III, em lugar de um modelo de categoria intermediária com maior potência, como a PYLON.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, BrunoGuimarães disse:

 

Não há informações o suficiente para verificar a qualidade deste modelo, portanto não é uma opção recomendada por mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!