Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Precisa desinstalar os drivers da APU para colocar uma GPU ?


Posts recomendados

Então pessoal, eu queria colocar uma placa de vídeo no meu PC (que atualmente só tem um processador com vídeo integrado), eu estou pensando em pegar ou a RX 580 8gb ou a GTX 1060 6gb...porém estou na dúvida se antes de colocar a placa de vídeo eu preciso desinstalar os drivers do vídeo integrado do processador (ou o windows 10 faz isso sozinho, tipo...o próprio windows já desativa o vídeo integrado) ?

 

Também queria saber se caso a placa de vídeo der algum problema e eu precisar usar o vídeo integrado do processador novamente, eu vou conseguir normalmente ou precisa fazer algum procedimento ?

 

Última pergunta (está relacionada a primeira): Se eu colocar a placa de vídeo no PC e atualizar os drivers dela sem desinstalar os drivers da APU eu perco o desempenho ? Tipo, eu queria saber se eu colocar ela no PC e ligar o processador e a placa de vídeo já vão estar funcionando em conjunto.

 

 

Configuração do meu PC:

  •  Processador: Ryzen 5 3400G;
  •  memória RAM: 16GB 3200Mhz (8GB x2)
  •  placa-mãe: Biostar b450MH
  •  Armazenamento: 1TB
  •  Sistema: Windows 10 Pro
  • Fonte: Aerocool KCAS 600W
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Abner Rodrigues Sambugari Não precisa desinstalar, o Windows sabe qual hardware utilizar pra renderizar as imagens e qual driver é o correto, sem perder desempenho

 

E quando tu precisar jogar um outro monitor na saída de vídeo  do processador, vai ta rodando a APU , com todo o desempenho e os drives já instalados. Pode usar as duas GPUs ao mesmo tempo, inclusive

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Grechuk

Mas tipo, vamos supor que a placa deu problema...aí eu tiro ela, disconecto o HDMI dela e boto na placa-mãe dnv ?

Aí a APU iria dar vídeo mesmo com os drivers desinstalados ?

@Gabriel Grechuk

Mas tipo, a APU e a GPU ao mesmo tempo vai aumentar o desempenho ?...porque eu queria meio q deixar o processador com o potencial máximo dele (sem ficar usando o vídeo integrado) e a placa de vídeo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, sem os drivers de vídeo, o Windows usa os drivers básicos pra dar vídeo.

8 minutos atrás, Abner Rodrigues Sambugari disse:

Mas tipo, a APU e a GPU ao mesmo tempo vai aumentar o desempenho ?...

Não dá pra usar os dois ao mesmo tempo.

8 minutos atrás, Abner Rodrigues Sambugari disse:

Mas tipo, vamos supor que a placa deu problema...aí eu tiro ela, disconecto o HDMI dela e boto na placa-mãe dnv ?

Sim.

8 minutos atrás, Abner Rodrigues Sambugari disse:

porque eu queria meio q deixar o processador com o potencial máximo dele (sem ficar usando o vídeo integrado) e a placa de vídeo também.

Se você acha que o processador fica mais fraco com o vídeo integrado, você está equivocado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Então resumidamente assim que eu colocar a placa de vídeo, o windows automaticamente vai desativar o vídeo integrado do processador e eu estarei utilizando o vídeo da placa de vídeo mesmo ?

 

E a memória RAM que estava sendo utilizada para o vídeo integrado vai "voltar ao normal"...porque quando eu abro as propriedades do sistema ele diz que está disponível 13 gb de 16 de ram (devo supor que esses 3 gb são para o vídeo integrado e que quando eu colocar a placa de vídeo volta prós 16gb ou mais q 13 ?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Abner Rodrigues Sambugari disse:

Então resumidamente assim que eu colocar a placa de vídeo, o windows automaticamente vai desativar o vídeo integrado do processador e eu estarei utilizando o vídeo da placa de vídeo mesmo ?

Sim.

1 minuto atrás, Abner Rodrigues Sambugari disse:

E a memória RAM que estava sendo utilizada para o vídeo integrado vai "voltar ao normal"...porque quando eu abro as propriedades do sistema ele diz que está disponível 13 gb de 16 de ram (devo supor que esses 3 gb são para o vídeo integrado e que quando eu colocar a placa de vídeo volta prós 16gb ou mais q 13 ?)

Quando você coloca uma placa de vídeo, o sistema reconhece que você não precisa mais do vídeo integrado, e "desativa" ele, mas as vezes o vídeo integrado não é completamente desligado e continua puxando RAM, daí você tem que ir na BIOS e desligar o vídeo integrado, ou setar a quantidade mínima de VRAM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Abner Rodrigues Sambugari disse:

Mas tipo, a APU e a GPU ao mesmo tempo vai aumentar o desempenho ?...porque eu queria meio q deixar o processador com o potencial máximo dele (sem ficar usando o vídeo integrado) e a placa de vídeo também.

Nesse caso o processador tem "duas partes", a parte que cuida das operações lógicas da CPU e a parte que processa o vídeo, esses são componentes físicos, separados, do processador e não usam o mesmo "processamento". Assim , você usando a APU ou não usando, o desempenho do processador continua sendo o mesmo e a "capacidade de processamento livre" que você teria ao deixar desligado a APU não seriam utilizados, por serem tipos diferentes de operações

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Abner Rodrigues Sambugari disse:

Caso eu desligue o vídeo integrado do processador e a placa de vídeo acabe dando algum um problema, como eu irei ativar o vídeo de novo ? (Se a única fonte de vídeo que é o processador está desativada)

A placa-mãe ativa de novo, simples assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 28/01/2022 às 22:29, Pepse disse:

Sim.

Quando você coloca uma placa de vídeo, o sistema reconhece que você não precisa mais do vídeo integrado, e "desativa" ele, mas as vezes o vídeo integrado não é completamente desligado e continua puxando RAM, daí você tem que ir na BIOS e desligar o vídeo integrado, ou setar a quantidade mínima de VRAM.

Então desinstala o AMD adrenalin e baixa o nvdia experience caso seja uma da Nvidia? ou precisa do AMD adrenalin por causa do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LorenaaMelo disse:

Então desinstala o AMD adrenalin e baixa o nvdia experience caso seja uma da Nvidia? ou precisa do AMD adrenalin por causa do processador?

AMD Adrenalin é para placa de vídeo, se você tem uma placa de vídeo NVIDIA, é pra tirar ele e usar o da NVIDIA. Além de que, é pra você ir na BIOS desativar o vídeo integrado, e não ir no sistema desinstalar o driver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...