Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fps caindo constantemente. placa de vídeo agindo muito estranho


Ir à solução Resolvido por EllowRain,

Posts recomendados

Já faz um tempo eu estou enfrentando alguns problemas chatos. Basicamente, em qualquer jogo ou aplicação de use a placa de vídeo e o processador constantemente. O meu fps tem quedas absurdas. Os dois vídeos abaixos mostram o que acontece. Se eu fico em uma tela estática... o jogo fica aceitável, porém quando eu mexo o mouse para virar a câmera ( nos dois jogos ) tem umas quedas e travamentos acontecendo. Ficar atento no gráfico de fps, nâo só no número. Além desse fps caindo o frame time aumenta significativamente. Se reparara também, o uso da GPU cai muito quando eu mexo a tela, não sei se isso seria a causa do problema ou uma consequência. Coloquei um link pro youtube do problema acontescendo nesses 2 jogos. 
 


 

Nesse vídeo eu explico um pouco também de quando esses problemas começaram a acontecer, pra resumir foi eu formatar o notebook que nunca mais voltou a ser o mesmo. Ele estava com rendimento satisfatório em um dia, e no outro depois de formatar estava uma tristeza. Tentei trocar o sistema operacional multiplas vezes depois disso mas não funcionou...

 

 

 

Talvez esse problema que esteja acontecendo agora seja uma configuração boba que não está certa, mas eu sinceramente estou mais perdido que esse notebook, não sei mais o que fazer... Preciso de ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EllowRain Se suas temperaturas estão chegando perto ou além de 80° na GPU, então seu sistema está fazendo thermal throttling, que é basicamente a GPU reduzir sua tensão de operação automaticamente para não queimar.

 

Seus vídeos ficaram muito difíceis de entender por que você mexe demais a câmera e não permite que analisemos o conteúdo corretamente, mas seu problema parece ser basicamente este, onde inclusive a CPU está com temperaturas elevadas e pode estar fazendo throttling também por causa disso. Seu gabinete precisa ser muito bem ventilado, com ventoinhas em abundância e instaladas corretamente para que seus componentes não superaqueçam.

 

Para notebooks é recomendado que você use uma base de ventilação (notepal) de qualidade e nunca use o aparelho sobre superfícies moles ou que retenham calor, dando ampla abertura para que ele circule ar. 

Usar as duas telas como no seu vídeo, deixar o FPS dos jogos livre ao invés de limitá-lo, usar recursos gráficos muito elevados são atitudes contraprodutivas, pois você vai reduzir a vida útil de seu equipamento, terá quedas frequentes de frame rate, de quebra o desempenho será inferior. Configure ele corretamente, use apenas uma tela enquanto joga, não deixe programas rodando em segundo plano e rode seus jogos em fullscreen para ter uma experiência melhor. Para jogos comuns limite o frame rate a 60. Para jogos de tiro competitivos tente com 120 e se o problema persistir tente com 60.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ DodsÉ um notebook, é normal pegar algumas temperaturas altas. Ele esta limpo com a pasta termica trocada. Acontece termal throttling desde o primeiro dia que eu tenho esse notebook. Ele perde um desempenho consideravel mas o clock cai pra 2,8gh até abaixar um pouco a temperatura e poder aumentar de novo. Nesse casos acontece a perda de desempenho mas nada que fique tudo travado do jeito que esta agora. Eu entendo que a gravação esta ruim mas em algumas telas da pra ver as temperaturas das peças enquanto o problema acontece. No geral o prórprio processador que normalmente é o que esquenta de verdade esta na casa dos 70 - 80 graus. Além disso, como esta escrito ali em cima e como eu comentei nos videos, a não muito tempo o notebook estava rodando as coisas tranquilo e eu formatei ele pra limpar alguns arquivos e depois disso ele começou a dar problema. Por causa disso acho difícil temperatura ser o problema principal aqui. Posso fazer um vídeo rodando alguns programas de stresse tanto de gpu quanto de cpu pra pontuar isso.

A placa de vídeo não tem over heating, nem com 20 min de stress. O processador tem mas ele não tem quedas absurdas de desempenho conforme tem nos jogos.

Print do problema:
image.png.ab58e4b7ab7e01c08343101c8cf3422d.png

Como que isso é overheating se o processador ta em 60 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, EllowRain disse:

Eu entendo que a gravação esta ruim mas em algumas telas da pra ver as temperaturas das peças enquanto o problema acontece. No geral o prórprio processador que normalmente é o que esquenta de verdade esta na casa dos 70 - 80 graus. Além disso, como esta escrito ali em cima e como eu comentei nos videos, a não muito tempo o notebook estava rodando as coisas tranquilo e eu formatei ele pra limpar alguns arquivos e depois disso ele começou a dar problema. Por causa disso acho difícil temperatura ser o problema principal aqui. Posso fazer um vídeo rodando alguns programas de stresse tanto de gpu quanto de cpu pra pontuar isso.

A placa de vídeo não tem over heating, nem com 20 min de stress. O processador tem mas ele não tem quedas absurdas de desempenho conforme tem nos jogos.

A GPU chegou a 80° em seus vídeos também, e isso para GPU é overheating. A CPU ficou acima de 80° e por ser de notebook pode estar rolando throttling, pois não é só ela que é afetada pela temperatura, mas sim todos os componentes da MB adjacentes a ele. Como disse, isso é prejudicial e vai reduzir a vida útil significativamente. 

 

Quando você diz que trocou pasta térmica eu fico preocupado, pois é extremamente comum um mínimo erro na hora de fazer manutenção preventiva de notebooks causar superaquecimento e comportamento anômalo posterior. Seja por que não foi usada a mesma espessura de thermal pad, ou pasta de má qualidade ou com viscosidade errada, uma coisinha a toa pode causar problemas. Até o manuseio pode causar problemas.

Hoje não recomendo nunca a troca de pasta térmica de notebooks, desktops ou GPUs a não ser como última opção, pois geralmente o problema se resolve limpando as barbatanas do dissipador, trocando a ventoinha ou até usando um simples notepal. Seja como for, baixar essas temperaturas é essencial se quiser que seu note dure.

 

O último note que peguei que precisei trocar pasta térmica continuou superaquecendo mesmo após substituição da ventoinha e troca de pasta, então o remédio foi abrir um orifício sobre a ventoinha e colocar uma tela para barrar a passagem de poeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nada normal uma gpu chegar a 80º... seria interessante rever o sistema de resfriamento, o fato de ter limpado e trocado a pasta termica pode sim ajudar um pouco, mais se seu cooler estiver já com vida útil comprometida, nada adianta limpar, talvez sim a base ajude, mais seria interessante adquirir um novo cooler...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, desisto de postar qualquer coisa aqui. As pessoas só ficam dizendo da temperatura, nem olham a descrição que eu coloquei pra entender melhor a situação. Eu não consigo ver o lugar que a GPU pegou 80 graus mas ok... Como eu expliquei multiplas vezes, o notebook estava ok com desempenho satisfatório e depois de formatar ele esses problemas começaram. Não vejo como algo como a temperatura está causando esse problema com isso na cabeça. Quem comentou já chegou tão precipitado que nem percebeu que é um notebook. Eu entendo que vocês querem ajudar mas né...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EllowRain Ver vídeos do youtube é impossível para mim com áudio no PC que trabalho. A ajuda que presto aqui é no meu tempo livre em horários que eu estou prestando serviços na minha empresa e não posso ficar por conta. Tudo que pude entender pelo que falou é que você fez uma manutenção preventiva, usou um tempo e o problema apareceu. Seus clocks mudam no vídeo, mas faço a menor ideia do que você está dizendo e não posso, nem quero, parar para ficar vendo vídeos no meu horário de trabalho. Contei com o que você falou e demorei para entender que é notebook por que você não deixou claro no seu texto. Este é um fórum e é ótimo ele ter a ferramenta de postar conteúdo do youtube, mas se você vai depender do vídeo exclusivamente então não vou poder ajudá-lo. Desculpe ter tentado.

 

Sobre isso de ser normal pegar temperaturas altas, sempre vou discordar. Cansei de ver notebooks de clientes morrerem com dois a três anos de uso por descuidos do tipo, especialmente no caso de gamers. Acredite no que desejar, tudo que posso confirmar com certeza é que presencio no meu trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!