Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 1060 chegando a 100% de uso depois que comecei a usar 2 monitores.


Posts recomendados

Ola! Estou com um problema que não consigo resolver e já perguntei pra muitas pessoas próximas e mim, mas nada vem a tona.

Nesse mês passado finalmente comprei um segundo monitor esperando que não houvesse nenhum problema, mas após alguns dias começou a travar e quando via o gerenciador de tarefas era sempre a GPU utilizando 100% de qualquer um dos aplicativos abertos (sempre é meio aleatório qual está sendo puxado, já vi ser discord, mozila, valorant). Com isso comecei a tentar resolver com coisas simples, percebi que a primeira vez que ligava o computador isso acontecia, e conseguia notar pois apenas comigo mexendo o mouse a porcentagem da GPU aumentava (parado ficava 1%, mexia e rapidamente ia pra 15%, 30%). Então reiniciava, e não acontecia mais!
Então basicamente, toda vez que vou utilizar o PC eu preciso inicia-lo e imediatamente reiniciar para que o problema não aconteça e não interfira nas coisas que farei.

Nesse meio tempo, eu formatei o computador, e um coisa estranha foi que por alguns dias não precisei mais fazer o esquema de reiniciar, mas aos poucos esse problema foi voltando.

Minha placa de vídeo é uma NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB, teoricamente não era pra acontecer algo assim; me pergunto se isso talvez tenha haver com outra coisa no meu computador?
Bom, uma das pessoas próximas de mim, disse que talvez eu possa estar sobrecarregando a placa de vídeo com os dois monitores e seria bom liga-la no one board (que não possuo), então até estava cogitando em comprar outro processador e placa-mãe para fazer isso funcionar, mas é MUITO dinheiro pro momento atual e talvez nem seja isso.

Ambos os monitores estão com adaptador, caso isso interfira, um de HDMI (monitor) para Display port e outro de DVI (monitor) para HDMI; eu até iria conectar o HDMI em HDMI mas não conseguiria usar o outro monitor por não ter algum cabo que funcione (nada me impede de comprar, mas não sei se esse é o problema). Meus monitores são LG 24MK 430-H BB.AWZKMVZ e AOC 912Vwa.
Caso tenha algo haver com outras peças, deixo aqui outras informações:
Processador: AMD FX-8370E Eight-Core Processor                 3.30 GHz
Memória: Kingston 8GB DDR3
placa-mãe: ASRock 970 Extreme3 r2.0

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Lani disse:

Bom, uma das pessoas próximas de mim, disse que talvez eu possa estar sobrecarregando a placa de vídeo com os dois monitores e seria bom liga-la no one board (que não possuo), então até estava cogitando em comprar outro processador e placa-mãe para fazer isso funcionar, mas é MUITO dinheiro pro momento atual e talvez nem seja isso.

Quando se usa uma placa de vídeo dedicada não é possível usar o onboard junto, ou um ou outro apenas.

 

O ideal seria não utilizar adaptadores, teoricamente não é pra isso ser um problema mas deve testar. 

Comece testando, com apenas 1 dos monitores e depois com outro, veja se há alguma diferença pra cada um, nisso você ja testa a hipotese dos adaptadores poderem estar interferindo.

28 minutos atrás, Lani disse:

um de HDMI (monitor) para Display port

Se possível use Display port--display port e no utro veja se consegue HDMI---HDMI

Seria mais organizado. se assim as saidas dos monitores permitirem.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lani Isso provavelmente é virus de cripto. Reinstale seu sistema do zero, vai sumir o problema. Tome cuidado com o que instala, nunca baixe programas de sites desconhecidos.

 

47 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Quando se usa uma placa de vídeo dedicada não é possível usar o onboard junto, ou um ou outro apenas.

É perfeitamente possível. Tem placas mãe que tem esta função. No lugar onde você encontra a opção de qual é o dispositivo de vídeo padrão é só escolher "both" ou "auto" e conectar cabos a ambos. Já configurei alguns PCs assim para usarem três monitores com GPUs que só tinham duas saídas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Isso provavelmente é virus de cripto. Reinstale seu sistema do zero, vai sumir o problema. Tome cuidado com o que instala, nunca baixe programas de sites desconhecidos.

Todos os meus programas são originais e de coisas confiáveis.
Ainda mais depois que formatei, não tenho baixado nada de origem estranha 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lani baixaqui, por exemplo, é site perigoso. Quem baixa P2P sempre está exposto. Até extensão do chrome já teve problema de contaminação por vírus de mineração. Até aplicativos da play store também. 

Sua GPU no talo o tempo todo? Minha primeira suspeita é esta. Reinstale o sistema, não vai gastar quase tempo nenhum se fizer bem feito. Dessa vez faça espelho com o macrium depois que terminar, mas antes de sair instalando programas. Mais dicas aqui:

 

 

E não use driver booster e driver easy, são dois outros perigosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Não baixo nada do baixaqui, sempre achei bizarro.
Mas enfim, uma coisa é que isso começou a acontecer apenas quando consegui meu outro monitor, e desde então eu não instalei ou baixei nada de diferente, mesmo quando formatei, só peguei as coisas básicas que já tinha.
Não fica no talo o tempo todo, assim como havia dito, apenas quando mexo o mouse muito rápido ou jogo alguma coisa (os exemplos mais atuais seriam Valorant e Zomboid), mas já aconteceu de começar esse problema usando Photoshop e Discord, usando normalmente não chega a travar e mantém numa média de 3% de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lani Bem, talvez seja só bug de driver. Seja como for, eu tentaria reinstalar o sistema. Já testou outro cabo? Pode estar usando cabo inadequado, ou resolução inadequada para um cabo de baixa qualidade ou versão incompatível. Geralmente ele só não vai dar imagem, mas anomalia é justamente algo anormal.

 

Eu ainda reinstalaria o sistema do zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas uma dica pode não ser  a solução mas pode ajudar.

 

Quando se usa 2 monitores juntos a GPU realmente trabalha mais, para contorna isso você pode usar o app NVIDIA Inspector.

 

Essa app vai diminuir o uso da sua GPU quando estiver com os 2 monitores usando ao mesmo tempo, porém caso você queria usar algo que dependa de um uso maior da GPU como jogar por exemplo você precisa adicionar o game na lista dele.

 

Da um procurada no google que você vai achar vários tutorias dele.

 

Aqui eu tive que usar ele para resolver o uso da GPU alto quando passei a usar 2 monitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!