Ir ao conteúdo

Particionamento de SSD para instalar Pop OS

Ir à solução Resolvido por lucassilva987,

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, como vai?

Tô formatando meu notebook e ele tem 1tb de HD e um SSD de 256gb. Eu formatei o HD e coloquei como ext4. Quero instalar o sistema operacional no SSD, mas o Pop OS não tá aceitando a partição ext4 do SSD (que eu formatei também) pra instalar o sistema.

Poderiam me auxiliar em como particionar o SSD pra eu conseguir instalar o sistema?

Obrigado desde já.

• Solução
Postado

Solução encontrada: 

Lendo materiais da internet, eu vi que seria interessante deixar o HD pro /home e no SSD deixar o /root.

Pois bem, fiz isso e também percebi que em letras pequenas no final da tela o Pop OS fala que precisa de uma partição pra o boot e aconselha a criar uma para swap. Deixei então o HD para o /home e as restantes fiz no SSD.

Em relação ao tamanho das que ficaram no SSD coloquei 500mib para boot (o pop os já informou esse valor), 4gb para swap e o restante para o /root.

Não sei se foi o melhor particionamento do mundo mas funcionou e tá tudo rodando tranquilo.

@Pepse na instalação do Pop OS ele usa o gparted para alterar as partições.

Postado

Olha, eu sempre acho essas recomendações de espaço muito exageradas. Dou de exemplo o meu próprio sistema, que eu uso há uns 15 anos quase sem alterações:

/boot -> Está dentro de /root. Já fiz separado em outros tempos e não vi vantagem nenhuma, só fica um pouco mais complicado na hora de fazer backup. Mas olhe, quando eu fazia separado, eram só 100MB. O que eu tenho aqui está ocupando 35MB. Cabem dois, e ainda sobra espaço.

/root -> 20GB. Estou usando 17GB, mas eu tenho MUUUUUITA coisa instalada, inclusive programas de edição de fotos, áudio e vídeo. Se eu desinstalasse o Flight Gear, já seriam 2.5GB a menos.

Eu me lembro de uma época em que eu só usava 6GB. Vivi assim por uns 8 anos. Em caso de emergência, tem umas coisas meio grandes instaladas em /opt que eu sempre posso transportar para dentro do /home e criar symlinks em /opt.

swap -> Não uso. Muita gente acha que não ter swap é o apocalipse. Vivo sem há uns 12 anos, e não me faz falta. Tenho 8GB de RAM. Já tive 4GB, e funcionava.

/home -> TODO O ESPAÇO DO MUNDO. É onde ficam os arquivos pessoais, inclusive todas as fotos, músicas e vídeos que eu edito. Aí, são terabytes, tanto quanto o $ puder comprar.

Vale a pena mencionar o EXT4. Muita gente recomenda, sei lá, uns 10% de espaço reservado para o journal. Eu acho um absurdo. Usei só 1% por muito tempo e quase não tive problemas. Quase. Tive problemas, mas também tinha quando deixava 10%. O que eu chamo de problema é perda de dados após um desligamento forçado. Daí, eu passei a usar o XFS, e não tive mais esse problema. Um dia, o sistema de arquivos se corrompeu, mas eu consegui consertar com as próprias ferramentas do XFS. Uns três anos depois, migrei para o BTRFS, e esse já sobreviveu a incidentes bem bravos. Nunca perdi dados com ele, e é o sistema mais econômico em espaço. O EXT2/3/4 come espaço demais. XFS come menos, e BTRFS come bem menos que todos.

• Membro VIP
Postado

@Lucsp

❤️ por não usar swap. 💖

Eu vou além: uma única partição para / ! (claro, e uma /boot/efi em máquina UEFI, do contrário não inicia 🤣)

Mais nada. Durante muitos anos usei /home separada, para fins de backup e tal. Contudo, cheguei à conclusão que é mais seguro ter backup em dispositivo externo e passei a usar o /home dentro do / . Além de ficar mais simples automatizar clones completos, como isto.

EXT4 também reserva uma porção de blocos por causa do recurso resize_inode, para possibilitar redimensionamento do sistema de arquivos enquanto estiver montado. Qual utilidade disso para usuário doméstico? Nenhuma!

No geral prefiro também o XFS, que nos últimos anos amadureceu muito desde que a Red Hat o abraçou como sistema de arquivos padrão do RHEL. O Btrfs é o novato da lista, com pouco mais de 10 anos -- compare com o XFS, que deve ter uns 30. Acho que hoje já está estável o suficiente. Vale o teste por ter muitos recursos únicos: subvolumes, snapshots, checksum dos dados, compressão, etc.

Observação: vocês estão falando em /root, mas na verdade querem dizer /, né? (pois o diretório /root existe e é o home do usuário root...)

• Curtir 1
Postado

Nem lembro qual foi a última vez (em um passado longínquo) que usei partição swap.... 🥴

* como destacado acima, o básico é:

uma partição Fat32  /boot/efi  

a partição raíz  / 

e a partição home  (separada ou dentro da partição raíz / vai da escolha)

• Membro VIP
Postado

Lembrando que /boot/efi não existe ao instalar em BIOS/CSM. @FoxBlack  acompanho o relator 👔, declarando partição /home como opcional, a gosto do freguês. 🍺 Outra opção é colocá-la como um subvolume no Btrfs, mas daí não sei como anda o suporte a isso nos instaladores das distribuições -- talvez o Fedora suporte algo nesse sentido desde que adotou o Btrfs como padrão não faz muito tempo.

• Curtir 1
Postado
Em 13/02/2022 às 07:15, Marcos FRM disse:

@Lucsp

Observação: vocês estão falando em /root, mas na verdade querem dizer /, né? (pois o diretório /root existe e é o home do usuário root...)

Sim, sim. Foi uma falha minha, e uma falha grave, pois tem grande chance de confundir novatos.

Pelamordedeus, novatos. Quando eu disse /root, quis dizer o / também chamado de "diretório raiz". Desculpem a mancada!

Postado
Em 14/02/2022 às 16:58, Lucsp disse:

Sim, sim. Foi uma falha minha, e uma falha grave, pois tem grande chance de confundir novatos.

Pelamordedeus, novatos. Quando eu disse /root, quis dizer o / também chamado de "diretório raiz". Desculpem a mancada!

Até assustei, achei que você estivesse usando o root como usuário normal, e instalando tudo dentro do home do root.

Na minha instalação eu tenho dois nvmes, um de 256GB que eu criei uma partição EFI de 250M (/boot/efi), uma partição de 500M de boot (/boot), o resto do HD eu deixei para o /. Meu segundo NVMe é de 1TB, e aloquei ele inteiro para o /home. Eu não uso swap, pois o Fedora implementou um esquema de swap dinâmico, usando uma parte da memória RAM comprimida como swap, ele pode aumentar ou diminuir esse espaço comprimido dependendo da necessidade de swap, e como é tudo em memória, é bem rápido. Eu tenho também outros três SSDs sata que eu fiz umas instalações de banco de dados Oracle para testes, mas aí não entra na instalação padrão linux.

Postado
18 horas atrás, Marco Tada disse:

o Fedora implementou um esquema de swap dinâmico, usando uma parte da memória RAM comprimida como swap

Agora que você disse isso, eu lembrei que o meu (Debian) também usa RAM como swap. Só que o meu é fixo em 1GB. Funciona bem.

Postado
34 minutos atrás, Lucsp disse:

Agora que você disse isso, eu lembrei que o meu (Debian) também usa RAM como swap. Só que o meu é fixo em 1GB. Funciona bem.

Mas não faz muito sentido, você vai sacrificar 1GB de RAM para criar 1GB de swap, é melhor nem ter swap neste caso. Pois se sua memória RAM (que vai estar com 1GB a menos) estiver enchendo, o sistema vai enviar páginas da memória RAM para o swap, sem o swap você teria 1GB a mais de memória.

Com o zram, você cria uma partição comprimida, então os dados na sua partição de swap zram não vão ocupar o mesmo espaço que ocupariam fora do swap.

Postado
Em 16/02/2022 às 17:28, Marco Tada disse:

Mas não faz muito sentido, você vai sacrificar 1GB de RAM para criar 1GB de swap, é melhor nem ter swap neste caso. Pois se sua memória RAM (que vai estar com 1GB a menos) estiver enchendo, o sistema vai enviar páginas da memória RAM para o swap, sem o swap você teria 1GB a mais de memória.

Eu estou fiicando velho e disse mais uma coisa errada. ☹️

Não é o swap que eu tenho em RAM. É o diretório /tmp.
Esse tal de zram eu não conheço. Vou investigar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...