Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos do Fórum,estou com uma TV PHILIPS 20PT326A/78 apresentando o seguinte defeito,o R3400 esquenta muito e nada funciona,a fonte está ok e as tensões nos pinos 12 e 37 do IC 7205  TDA8841  é 8,4 vcc,o Led não acende e o controle remoto não atua,o R3400 está  medindo  4K8 ohms. Solicito ajuda. IRLAN DAVILA 

Postado

@IRLAN GOMES DAVILA Experimente soltar o flyback que nessas philips são bem criticos,e confere o 7400.

Obs você tem soltar o flyback totalmente da placa se parar de aquecer é ele mesmo,ou também pode ser defeito no faz tudo,ai você ver se na base do 7400 chega 15khz com frequencimetro,caso não tiver pega o multimetro analógico que tenha entrada output coloca na escala acv50 o ponteiro deve deflexionar de 12 a 28v se positivo o faz tudo está mandando os 15khz caso não pode ser alguma trilha partida componentes ou ele próprio ok,mas primeiro solte fly porque eu acho que é ele com defeito.

Postado

Amigão Luan Victrolas não serve desligar a alimentação no pino de entrada do Flay Back isolando assim do resto do circuito,a continuidade da trilha.do pino 40 do IC 7205 até a base do transistor drive,está perfeita,a falta do sinal que vem desse IC pode ser a causa do R 3400 estar com aquecimento excessivo ?   OBRIGADO    

Postado

Ok entendido amigo Luan Victrolas,, vou retirar da placa e verificar se o R3400 continua esquentando,o transistor drive que recebe o sinal 15 Khz em sua base está ok medindo com omiter, mesmo assim vou trocar. Muito agradecido pela sua orientação.     IRLAN  DAVILA

Postado

Amigo e orientador Luan Victrolas,retirei da placa o Flay Back e nada mudou,desliguei a base do transistor drive e para de esquentar o R3400 voltando ao ser religada,posso verificar a presença do 15 khz com ohmiter digital e um capacitor em série, vou usar também um amplificador de rádio como investigador de sinal conforme o vídeo que me enviou. Obrigado pela sua  ajuda.                     IRLAN  DAVILA 

Postado

@IRLAN GOMES DAVILA @IRLAN GOMES DAVILATira fora esse transistor e veja se ele não está com fuga,as vzs pode esta com fuga de coletor pra emissor se não me engano é bf422 ai,tira ele fora pra medir ele tem que da com a ponteira vermelha na base,e a preta no emissor e coletor ou seja ele conduzir de base pra emissor e de base pra coletor se conduzir de emissor pra coletor ele está ruim.

• Coordenador
Postado

@IRLAN GOMES DAVILA É normal esse resistor esquentar um pouco...

Se você tem os 15Khz na base do transistor drive, e o filamento do tubo não acende e não aparece nada no tubo se aumentar o screen, é muito provável que o flyback esta ruim.

Postado

Mestre BCP BOA TARDE,ainda não confirmei se os15 Khs estão presente na base do transistor drive por falta de instrumentos adequados,o componente 3504 ( relé) fica muito quente com a TV ligada pouco tempo,a tensão na entrada do Flay Back está normal  99 VCC,não consigo na Internet um esquema dessa TV que tenha o relé,fica difícil acompanhar o circuito só pela placa,esses esquemas que servem para vários modelos deixam muito a desejar,se tiver pode enviar para min,agradeço muito.  IRLAN GOMES DAVILA 

• Coordenador
Postado

@IRLAN GOMES DAVILA Esse componente 3504 é um PTC e trabalha extremamente quente mesmo, (esse chega a queimar o dedo!).

Como o +B esta bom, siga as alimentações do processador de vídeo (talvez esteja só faltando o comando Ligar).

Postado

Não sabia que era um PTC e esquentava normal já localizei  no esquema,desligando um terminal do R3400 o Led NÃO acende,com ele ligado ACENDE e obedece ao controle remoto. Estou com vontade de cortar o +B do Flay Back e trabalhar assim já que a alimentação do CI oscilador vem da fonte primária,a tensão no coletor do Driver continua 13 Vcc e no pino 37 do CI TDA8841  8,4 Vcc.   Vou proceder as orientações recebidas.  Muito agradecido 

COMPLEMENTO       Com o R3400 ligado o Led acende,obedece ao controle remoto pisca 3 vezes e retorna ao modo STAND BAY

• Coordenador
Postado

LED piscando 3 Vezes sugere defeito no circuito vertical, experimente trocá-lo, ou remove ele da placa para ver se vem a linha no horizontal do TV.

Não esqueça de verificar os diodos e resistores da linha de alimentação do vertical.

• Coordenador
Postado
11 horas atrás, IRLAN GOMES DAVILA disse:

Vou  cortar a alimentação do circuito vertical e só restabelecer após a TV voltar a apresentar sinais normais de funcionamento,também verificar os diodos citados e informarei o resultado. Agradeço muito

Não basta cortar a alimentação, é mais fácil remover o CI fora da placa e verificar se as alimentações estão OK...

Postado

Bom dia mestre BCP

Vou remover o CI vertical e deixar fora da placa,quando verifico a tensão  no pino 37 do CI oscilador TDA8841 eu uso o negativo da fonte ( negativo do capacitor principal  ) é o certo medir assim  ?

• Coordenador
Postado
23 horas atrás, IRLAN GOMES DAVILA disse:

Bom dia mestre BCP

Vou remover o CI vertical e deixar fora da placa,quando verifico a tensão  no pino 37 do CI oscilador TDA8841 eu uso o negativo da fonte ( negativo do capacitor principal  ) é o certo medir assim  ?

Não, o negativo do capacitor do primário serve para medir o primário, para o secundário use o negativo do capacitor de +B..

• Curtir 1
Postado

Vou trocar Luan Victrolas,pode informar qual a identidade dele, C...............? 

Retirei o CI vertical e ainda não instalei outro,com isso uma lâmpada  de 12 volts ligada no pino 3 do Flayback e no positivo do C 2415 acende com brilho moderado,não acendendo com R 3421 desligado.

Tensão no C2415  = 5,2 vcc 

Tensão no pino 3 do Flay = 4 VCA

Coletor do transistor drive = 31 vcc caindo e estabilizando em 15 vcc

R3400 esquentado pouco

Pino 9 do Flayback  ( filamento ) 1 VCA

TimePhoto_20220303_114210.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!