Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Um Banco de dados sobre Aluno, Universidade, Curso e Disciplinas


Posts recomendados

Enunciado: 

 

  Quer-se construir um BD sobre alunos de uma universidade. O BD deve possuir condições
de responder às seguintes questões:

   Dado o número do aluno, deseja-se saber:
   • em quais disciplinas está atualmente matriculado
   • quais disciplinas já concluiu
   • qual o curso deste aluno
   • dados pessoais sobre o aluno

 

 

Tenho que refazer ele no BrModelo  Web e então Passar para o sistema de Tabelas do WorkeBech

 

Se alguém puder me falar o que eu poso fazer no BrModelo  Web de maneira certa e o modo tabela do WorkeBech (não sei o nome dese modo, se alguém puder me ajudar com dicas e tudo mais)

 

As  disciplinas Bd e LB-SO(seriam as concluídas) Dese.Web, Logica_Algotimos e Redes seriam as que ele está atualmente Matrículado)


 

Captura de tela 2022-02-21 192541.png

Captura de tela 2022-02-21 192656.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Quer-se construir um BD sobre alunos de uma universidade. O BD deve possuir condições
de responder às seguintes questões:

   Dado o número do aluno, deseja-se saber:
   • em quais disciplinas está atualmente matriculado
   • quais disciplinas já concluiu
   • qual o curso deste aluno
   • dados pessoais sobre o aluno

   Dado o código de um departamento, deseja-se saber:
   • cursos que estão sob a responsabilidade do departamento
   • detalhes sobre o departamento

   Dado um curso, deseja-se saber:
   • disciplinas obrigatórias do curso
   • disciplinas optativas do curso
   • alunos desse curso

   Dado uma disciplina, deseja-se saber:
   • alunos matriculados na disciplina
   • pré-requisitos da disciplina

 

completo, deu erro ao copiar e colar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Berus-kun Não posso dar a resposta, mas posso te dar um norte.

 

Na matéria de banco de dados, ao modelar um, você precisa interpretar o enunciado, identificar e abstrair as entidades necessárias. Cada entidade terá um atributo(seriam os campos)

 

Então por exemplo,  vamos supor que temos um banco de dados de uma locadora de filmes. Deseja-se saber os filmes do catálogo, de acordo com uma categoria X, saber quais os 10 últimos visualizado, a quantidade de clientes cadastradas.

 

O que podemos abstrair desse pequeno enunciado?

O que queremos procurar? Filmes, procurar por uma categoria específica ,os últimos visualizados e a quantidade de clientes.

 

Então aqui temos pelo menos 3 entidades.  Uma tabela para Filme, uma tabela para visualizados e uma tabela para cliente. isso é o primeiro pensamento. Certo?

 

Não.

 

No banco de dados, para evitar inconsistências, precisamos normalizar o banco de dados. Para isso temos a NF1 e a NF2

Não vou entrar no mérito da explicação das Normas Formais, mas posso dizer que elas necessitam que você separe as tabelas onde dados possam ser repetidos.

 

Por exemplo na tabela de filmes,  normalmente o aluno pensaria em colocar os campos:

ID, NomeFilme, Categoria, duracao, anoLancamento, sinopse

 

repare que o campo categoria, pode ser um campo que vai se repetir muitas vezes. Então nesse caso criamos uma nova tabela apenas para a categoria.

 

Ficando assim:

 

Tabela filme

ID  nomeFilme id_categoria duracao anoLancamento Sinopse

 

Tabela categoria

ID  categoria

 

Na tabela de clientes, a mesma coisa.  Por exemplo normalmente pensam em colocar Nome, endereço, telefone. O campo telefone aqui pode ser mais de um.. ou seja celular, residencial e etc..

Então nesse caso criamos uma nova tabela para telefones, onde o valor ID dessa tabela, será um campo de chave estrangeira na tabela de clientes. 

 

No final, o banco de dados dessa locadora, terá as tabelas:

Cliente 

Telefone

Filme

Categoria

Visualizado (esta tabela será uma tabela N:N entre cliente e filme) É nesta tabela que você poderá procurar por exemplo, quais os filmes mais visualizados, Quantidade de clientes que viram o filme X; Esta tabela só conterá campos com chave estrangeira das outras tabelas.

 

Bom é por aí.. o exemplo é bastante simples mas funcional.  Você só precisa se atentar ao fazer o relacionamento, atribuir um índice(index) para os campos na tabela que vai ser procurado. 

 

O mySQL Workbench, já meio que cria os índices, e até mesmo campos de chave estrangeira. Por isso tome cuidado com isso, um erro, a tabela não funcionará corretamente.

 

Boa sorte.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Berus-kun Como eu mencionei antes...  você precisa "interpretar" o enunciando.  Não sei como seu professor ensina a matéria, mas quando eu aprendi, foi me ensinado que quando falamos de "entidade"  estamos se referindo as tabelas. 

 

Então, basicamente o que você tem que fazer é identificar QUAIS tabelas você precisa criar,  quais campos precisa colocar neles.

Naturalmente saber como criar um relacionamento. 

O MySQL workbench, meio que já cria automaticamente algumas coisas, o que eu acho meio ruim para quem está aprendendo..

 

Geralmente, eu uso o phpmyadmin, para criar um banco de dados, lá tem um "modo designer" onde voce pode fazer os relacionamentos de forma fácil, DESDE que a estrutura da tabela e seus índices estejam corretos.

 

Não cabe explicar aqui como fazer isso, por isso recomendo você a ver vídeo aulas, ou achar algum tutorial para isso,  assim que aprender essas coisas, você conseguirá resolver o seu exercício. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Acabei ficando ontem, das 6 as 7 como atendimento, ela ate q ajudou, mas agr tenho q passar para esse diagrama, e ela só deu uma aula de diagrama de montar tabela e já vai para o code, e tem mais um mês dela ainda(o que eu faço é dp, e parece que ela não gosta muito de mim)

 

Mas serio q você acha isso fácil demais o Worke? eu foz um pouco a parte fisica ano passado com ele, mas depois foi só terminal, meu problema mesmo era juntar as tabelas, fiz sozinho uma, passei pros meus amigos, reaumei uma coisa q eles n me ajudaram e n me ajudaram a juntar rs

 

 

Meu conceitual ficou assim, depois vou tentar passar pro logico(esse do Workebeach)

 

 

Capturar.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!