Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa gente, tô terminando de montar meu PC e no meu notebook eu tenho um SSD M.2 NVMe de 256GB com o Windows 10 instalado (o Windows veio com o notebook já previamente instalado) e eu queria saber se é possível eu simplesmente retirar o SSD do notebook e instalar ele na placa-mãe do meu PC novo. Nesse SSD eu tenho o Windows e grande parte dos arquivos do meu trabalho, então eu prefiro não formatar por medo de perder esses dados. Aí existe algum problema em eu fazer isso? Coisas como drivers errados, configurações do Windows, chave de ativação, etc.

Postado

@PurpleAlwaysWin Ao instalar no Pc você vai precisar instalar os novos drivers para funcionar tudo certo. e remover os antigos. 

Já fiz isso algumas vezes, ao iniciar o windows na 1 vez ele vai demorar um pouco pra ligar pois vai estar se adaptando ao novo hardware, quase certeza que vai bugar o vídeo e ficar estranho, mas depois que instalar os drivers corretos e tirar os antigos fica normal.  Porém isso não é uma recomendação para que você faça o mesmo.

Se tiver windows pirata, faz o teste, se der deu rsrs Faz o Backup dos seus arquivos e depois faça uma formatação do SSD e comece com windows zerado novamente, é o mais correto a se fazer.

Se tiver licença Original comprada não sei informar sobre como se comporta o windows.

Postado
46 minutos atrás, Math.Pi disse:

@PurpleAlwaysWin No melhor dos casos, vai dar um monte de problema de drivers. No pior, algumas telas azuis. Além disso, não dá pra mover a licença do Windows do notebook para o pc. Você terá que formatar o Windows e adquirir uma licença para o pc.

Mesmo linkando a key com a minha conta MS?

13 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@PurpleAlwaysWin Ao instalar no Pc você vai precisar instalar os novos drivers para funcionar tudo certo. e remover os antigos. 

Já fiz isso algumas vezes, ao iniciar o windows na 1 vez ele vai demorar um pouco pra ligar pois vai estar se adaptando ao novo hardware, quase certeza que vai bugar o vídeo e ficar estranho, mas depois que instalar os drivers corretos e tirar os antigos fica normal.  Porém isso não é uma recomendação para que você faça o mesmo.

Se tiver windows pirata, faz o teste, se der deu rsrs Faz o Backup dos seus arquivos e depois faça uma formatação do SSD e comece com windows zerado novamente, é o mais correto a se fazer.

Se tiver licença Original comprada não sei informar sobre como se comporta o windows.

Entendo, teria algum vídeo/tutorial ensinando a como desinstalar todos os drivers e instalar os novos? Fora isso o "Windows pirata" que tu fala é o trial de 30 dias q dps fica aquele aviso chatão na área de trabalho né? Eu perco muitas funcionalidades estando nessa versão?

50 minutos atrás, Math.Pi disse:

@PurpleAlwaysWin No melhor dos casos, vai dar um monte de problema de drivers. No pior, algumas telas azuis. Além disso, não dá pra mover a licença do Windows do notebook para o pc. Você terá que formatar o Windows e adquirir uma licença para o pc.

Só mais uma coisa, no caso então o ideal seria pegar um pendrive, colocar o Windows 10 pra instalação nele, instalar no PC e aí mover todos os dados meus do SSD pra ele?

Postado
26 minutos atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

@Math.Pi Mas quanto aos arquivos, se não tiver uma incompatibilidade muito grande, ele consegue restaurar e manter os arquivos, certo? Vai manter todos os arquivos, mas vai precisar reinstalar todos os programas.

O windows ficará bugado, não adianta só reinstalar os programas. Tem programas, inclusive, que mesmo reinstalando não vão funcionar.

@PurpleAlwaysWin Se sua chave está vinculada à sua conta, então reinstale o windows, mesmo que não formate para isso (tem a opção), pois se aproveitar o mesmo sistema estará induzindo o sistema, e os programas, a uma série de conflitos e bugs. Em teoria o W10 funciona nessa situação, na prática nunca funcionou, nunca funcionará, se você realmente preza por um sistema 100% saudável e bug free. 

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

O windows ficará bugado, não adianta só reinstalar os programas. Tem programas, inclusive, que mesmo reinstalando não vão funcionar.

@PurpleAlwaysWin Se sua chave está vinculada à sua conta, então reinstale o windows, mesmo que não formate para isso (tem a opção), pois se aproveitar o mesmo sistema estará induzindo o sistema, e os programas, a uma série de conflitos e bugs. Em teoria o W10 funciona nessa situação, na prática nunca funcionou, nunca funcionará, se você realmente preza por um sistema 100% saudável e bug free. 

Entendi, fazer uma fresh install por um pendrive e aí usar a chave nele vai ser o jeito, correto?

• Curtir 1
Postado

@Math.Pi OEM vincula à conta. Já transportei para outros sistemas assim algumas vezes. Geralmente funciona.

Consultei aqui o site da microsoft e realmente a licença não pode ser transferida... 😞

Então os que troquei de PC não eram OEM? Já troquei de Lenovo, de ASUS, de HP, de Dell, fora uns Positivo da vida e outros.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Math.Pi OEM vincula à conta. Já transportei para outros sistemas assim algumas vezes. Geralmente funciona.

Consultei aqui o site da microsoft e realmente a licença não pode ser transferida... 😞

Então os que troquei de PC não eram OEM? Já troquei de Lenovo, de ASUS, de HP, de Dell, fora uns Positivo da vida e outros.

Puts, então realmente não tem jeito, uma pena. Aí o q vcs recomendam fazer então? Por exemplo, realizar um backup de todos os arquivos do SSD pro meu novo PC e nesse novo PC instalar um Windows 10 trial e depois comprar uma chave pra ele?

Postado
22 horas atrás, WOZ Dods disse:

@PurpleAlwaysWin Mais ou menos isso. 

Vou fazer isso sim mano, valeu! Fora isso sobre o gabinete ele é um Montech Air 100 Lite (2 fans, planejo pegar um kit de 6 daqui umas semanas) e a fonte é uma Seasonic GM - 500W 80+ Gold (semi modular). Tô safe com o PC?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, PurpleAlwaysWin disse:

Vou fazer isso sim mano, valeu! Fora isso sobre o gabinete ele é um Montech Air 100 Lite (2 fans, planejo pegar um kit de 6 daqui umas semanas) e a fonte é uma Seasonic GM - 500W 80+ Gold (semi modular). Tô safe com o PC?

Fonte OK. Montech para gabinetes é marca iniciante. O modelo específico promete muito, mas confio mais em uma marca consolidada do que em uma novata. Seja como for, parece ser um bom gabinete, só espero que venha bem filtrado e com bom cable management. Repito que o Aerocool Hive e o Silverstone Fara R1 são opções garantidas e de excelente qualidade/durabilidade.

1 hora atrás, PurpleAlwaysWin disse:

Tô safe com o PC?

Relembrando. Seasonic é marca ninja, ok, mas XPG Core Reactor 650 está em promo hoje. Com 10 anos e garantia e 100% modular, convém você reavaliar suas prioridades.

Postado
Em 25/02/2022 às 13:24, WOZ Dods disse:

Fonte OK. Montech para gabinetes é marca iniciante. O modelo específico promete muito, mas confio mais em uma marca consolidada do que em uma novata. Seja como for, parece ser um bom gabinete, só espero que venha bem filtrado e com bom cable management. Repito que o Aerocool Hive e o Silverstone Fara R1 são opções garantidas e de excelente qualidade/durabilidade.

Relembrando. Seasonic é marca ninja, ok, mas XPG Core Reactor 650 está em promo hoje. Com 10 anos e garantia e 100% modular, convém você reavaliar suas prioridades.

Essas peças eu fui comprando a medida que promos iam surgindo e eu também estava/estou num orçamento apertado, essa fonte da Seasonic (7 anos de garantia) eu paguei 300 reais, então pelo preço eu acho que valeu. Além disso eu tô usando um i3 10105f + GTX 1650 OC, então a carga na fonte tá bem baixinha. Depois planejo botar um i5 11400f + RTX 3060 (Daqui uns bons 3 a 4 anos é claro skskksksks), acha que vai aguentar tranquilo? 

Fora isso o gabinete eu tava vendo ele melhor aqui e ele tem filtro magnético em cima e embaixo, a frente é Mesh e apesar de não ter um filtro na frente, ela é magnética, sendo fácil de limpar e o cable Management é filé, a única pena mesmo é ser mini Tower.

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, PurpleAlwaysWin disse:

Essas peças eu fui comprando a medida que promos iam surgindo e eu também estava/estou num orçamento apertado, essa fonte da Seasonic (7 anos de garantia) eu paguei 300 reais, então pelo preço eu acho que valeu. Além disso eu tô usando um i3 10105f + GTX 1650 OC, então a carga na fonte tá bem baixinha. Depois planejo botar um i5 11400f + RTX 3060 (Daqui uns bons 3 a 4 anos é claro skskksksks), acha que vai aguentar tranquilo? 

500 a 550 W seguram bem a RTX 3060. A eficiência é menor do que se tivesse 50% de folga, mas nada a se preocupar. A fonte em si foi uma boa aquisição, especialmente por que sua previsão de upgrades é para o futuro distante. 

12 horas atrás, PurpleAlwaysWin disse:

Fora isso o gabinete eu tava vendo ele melhor aqui e ele tem filtro magnético em cima e embaixo, a frente é Mesh e apesar de não ter um filtro na frente, ela é magnética, sendo fácil de limpar e o cable Management é filé, a única pena mesmo é ser mini Tower.

Você falou de duas coisas boas (mesh e filtros em dois lugares), mas falou de uma negativa (falta filtro na frente). Se vai mesmo escolher esse modelo, com tantas opções 100% filtradas no mercado de marcas confiáveis na mesma faixa de preço, saiba que é melhor investir um pouco do seu tempo agora filtrando essa entrada da frente, que é a mais importante, do que quebrando cabeça e gastando energia depois limpando componentes cruciais com um pincel. Afinal, poeira é inimiga de PCs duráveis.

Postado
4 horas atrás, WOZ Dods disse:

500 a 550 W seguram bem a RTX 3060. A eficiência é menor do que se tivesse 50% de folga, mas nada a se preocupar. A fonte em si foi uma boa aquisição, especialmente por que sua previsão de upgrades é para o futuro distante. 

Você falou de duas coisas boas (mesh e filtros em dois lugares), mas falou de uma negativa (falta filtro na frente). Se vai mesmo escolher esse modelo, com tantas opções 100% filtradas no mercado de marcas confiáveis na mesma faixa de preço, saiba que é melhor investir um pouco do seu tempo agora filtrando essa entrada da frente, que é a mais importante, do que quebrando cabeça e gastando energia depois limpando componentes cruciais com um pincel. Afinal, poeira é inimiga de PCs duráveis.

Sim sim, mas a frente dele é Mesh porém removível (só sendo segurada no lugar por um ímã, então imagino que com uma limpeza regular nem entre poeira direito no PC devido a isso, porque a única entrada de poeira vai ser limpa regularmente). Fora isso igual eu comentei, eu já comprei, então eu já pude dar uma boa olhada nele. Mas acho que se eu comprar um filtro magnético pra essa parte da frente fica suave não? 

Além disso outro motivo de eu ter pego ele foi que ele tava barato (299, o Fara R1 por exemplo é 365 no mínimo (fora frete, mas isso é o de menos)) e o vidro lateral é reforçado e no estilo "portinha".

Postado

@PurpleAlwaysWin Pode colocar o filtro magnético se quiser, resolve bem. Se não tiver filtro magnético uma telinha de tule bem firme que você compra em lojas de costura ou um pedaço de meia calça resolvem bem. Ambos podem ser colados com cola quente e aspirados com aspirador para limpar depois. A vantagem do filtro magnético é poder retirar para limpar. Coloque filtro assim que possível, é importante que a poeira não entre, pois depois de entrar é bem mais difícil de limpar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...