Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi.

Há uns dias, mudei de casa, e assim que terminei de organizar tudo da mudança, decidi colocar o PC no filtro de linha, que estava na tomada da nova casa, e instantâneamente a fonte estouro, nem cheguei a ligar o PC, tirei da tomada logo em seguida.

Minha fonte era uma bem genérica vagabundo de 300w, que estava selecionada em 220v, como é a energia daqui. Suspeito que tenha sido a fiação bem duvidosa que essa casa tem, somada a fonte ruim. Já comprei uma nova fonte, a XPG Pylon, 450W, que ainda não chegou, e estou com muito medo de colocar ela na tomada quando chegar. Não sei se alguma outra peça queimou, e não sei se tem perigo testar com a nova fonte. 

E então, minhas dúvidas são: alguém sabe o que aconteceu? E o que eu posso fazer pra que não aconteça de novo?

• Membro VIP
Postado
38 minutos atrás, Daniel_Barros disse:

Suspeito que tenha sido a fiação bem duvidosa que essa casa tem

Tudo avê.  Também pode ter sido o filtro de linha que dava um inexplicável quase curto entre uma fase e gnd. Se tiver multímetro e souber usar, meça antes.

Se tiver dado sorte, foi só o fusível da fonte que estourou.

Postado
3 horas atrás, Daniel_Barros disse:

Minha fonte era uma bem genérica vagabundo de 300w, que estava selecionada em 220v, como é a energia daqui. Suspeito que tenha sido a fiação bem duvidosa que essa casa tem, somada a fonte ruim. Já comprei uma nova fonte, a XPG Pylon, 450W, que ainda não chegou, e estou com muito medo de colocar ela na tomada quando chegar. Não sei se alguma outra peça queimou, e não sei se tem perigo testar com a nova fonte. 

A chave seletora de tensão de fontes antigas (e ruins) confunde muito alguns usuários. Geralmente a tensão selecionada é a tensão legível. Se você vira a chave e dá para ler 220 na chave, então essa é a tensão selecionada. Já vi um caso que veio invertido e colocou fogo no PC do cliente, não é à toa que chamamos esse tipo de produto de bomba.

A Pylon é full range. Ligue em qualquer tensão entre 100 V e 240V e ela vai funcionar normalmente, sem chave seletora ou qualquer outra coisa medonha do tipo. Além disso observe se seu cabo de energia é de qualidade e está em bom estado. Cabos partidos, com ponteira danificada ou fios expostos devem ser substituídos. Se sua tomada doméstica for de três pinos, não custa nada ver se está chegando tensão no terceiro pino. Alguns eletricistas "joão sem braço" colocam neutro no lugar do terra e isso pode ser danoso e inclusive perigoso para sua saúde.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!