Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões servidor local de empresa (c/ Bckp)


twiika

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Galera, preciso de uma sugestão para criar algo numa pequena empresa de familia. Basicamente tem algumas máquinas e precisamos acessar com todas as maquinas uma só (seria o servidor) que temos, onde irá ficar armazenado todos os arquivos e todos poderão acessar e modificar esses arquivos. Lembrando que precisa ser com Backup, queriamos algo parecido com aquele time machine, mas não temos nem de longe aporte para isso ainda.

 

Então, to em duvida como realizar essas instalações. Sou um aspirante nessa área e tenho me informado, mas não tenho um norte de como realizar.

 

Resumindo:

- Temos 1 PC com HD 2TB para ser o servidor.

- Temos um HUB

- Temos +- 10 computadores que irão acessar essa maquina e arquivos.

- Precisamos que seja feito backup constantemente.

 

Muito obrigado, aguardo ansiosamente por sugestões, procedimentos, cursos, etc. Para realizar e ir aprimorando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente o backup é realizado em outra mídia, então teria que verificar qual o volume de dados para orçar o custo.

 

Para pequenas redes, você pode deixar uma das máquinas como servidor, compartilhando a pastas ou pastas desejadas.

 

Quanto ao local do backup as opções mais comuns seriam um HD Externo (USB) ou então nuvem (se a conexão de internet for boa)

 

Cada um tem suas vantagens, o primeiro é o custo. Menor, mais rápido. Mas se alguém furtar o local, você pode perder ambos.

Se for na nuvem você pode perder a máquina, mas depois consegue recuperar mais facilmente.

 

Outra possibilidade é "hibrido" ter um HD e Nuvem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Entendi, acho que seria mais viável fazer como você citou, acessando pastas e arquivos.

 

Sobre o backup, tem alguma indicação sobre quais os melhores sistemas para ser utilizado? Penso sim em realizar hibrido cada um com seu recurso.

Mas em nuvem há algum que salva o arquivo e da para acessar depois as possíveis alterações que foram realizadas?

 

EX: Arquivo excel alterado 3x no dia, e acessar o backup das 3 alterações + o original.

se não me engano eu vi sobre o time machine da apple ser assim, mas tem algo semelhante em Windows que indica? Vi alguns na net mas não consegui me nortear e ter segurança em implementar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, bem coloque Windows server standard original, pode ser o 2022 com AD com serviço DHCP. Dentro do AD, crie grupos com respectivos usuários e dê permissões para eles nas pastas, em relação a backup o Windows server já tem este serviço e é muito bom, mas o ideal é fazer backup em outros locais, como um servidor NAS, e a nuvem também, como foi dito. Ter 1 HD só para backup, fica inviável, tente pelo menos colocar mais um e fazer RAID 1 "espelhamento". Bem se quiser melhorar mais ainda, coloque VLANS  e separe a sua rede se caso alguém de fora for adentrar e acessar o servidor, exemplo o WIFI. Outra coisa que pode fazer se caso for acessar de fora alguns dados do seu servidor, coloque uma VPN, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@twiikao Windows 10 já possui um recurso de histórico, ele cria cópias de arquivo que podem ser restauradas.

Se você deseja que o histórico seja visualizado em qualquer estação, teria que habilitar o recurso nas estações. Se desejar apenas o armazenamento, pode ser realizado apenas no servidor, habilitando para a pasta compartilhada.

Lembrar que fazendo isto, você aumenta a necessidade de espaço.

 

Já no backup, teria que usar algum programa para gerenciar este tipo de recurso. Geralmente os backups são "imagens" do estado atual, para manter um backup com histórico precisa habilitar um servidor com esse recurso. Algumas soluções de nuvem possuem esse recurso, geralmente para ser efetivo ele precisa que a conexão seja boa para que consiga salvar rapidamente as mudanças, caso seja constante. 

 

Em alguns casos é bom aplicar algum tipo de modelo, assim você mantém o modelo e apenas troca o nome do arquivo para facilitar a consulta dos arquivos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!