Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde , nesse exato momento tenho o seguinte setup:

Placa-mãe ASUS P/amd Am4 Prime A320m-k/br 2xddr4 Uatx
16 GB RAM - 2666

Placa de Vídeo XFX Speedster SWFT 210 AMD Radeon RX 6600 Core Gaming Graphics Card, 8GB GDDR6, AMD RDNA 2 - RX-66XL8LFDQ

Fonte 500w Atx Aerocool Kcas 500 Selo 80 Plus Bronze Bivolt

CoolerMaster Cooler Blizzard T2 p/ Processador AMD/Intel RR-T2-22FP-R1

2 SSD = 1 - 128 GB  2- 480 GB

1 HD 1 TB

Estava querendo fazer um upgrade nas seguintes configurações :

Processador AMD Ryzen 5 5600X, Cache 35MB, 3.7GHz (4.6GHz Max Turbo), AM4, Sem Vídeo - 100-100000065BOX 

placa-mãe BIOSTAR B550MH DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD B550 ou Alguma outra

Fonte XPG Pylon, 650W, 80 Plus Bronze - PYLON650B-BKCBR

SSD XPG S41 TUF, 256GB, M.2, PCIe, Leituras: 3500MB/s, Gravações: 1000MB/s - AGAMMIXS41-256G-C

O resto usaria o que ja tenho , gostaria de dicas e sugestoes se vale a pena ou se trocaria algo ?

Postado

O upgrade de fonte é super bem-vindo, pois a sua atual (kcas) é uma bomba. 

A XPG pylon é uma ótima fonte, boa escolha. 

Eu recomendo pegar um i5-10400f ou um i5-10400 dependendo da diferença de preço, ele já iria casar muito bem com a sua RX 6600. 

Sobre a placa-mãe, você pode pegar uma H510m para o i5, recomendo que pegue uma da ASUS, Gigabyte, MSI, evite biostar, ASRock, e marcas chinesas. 

Também recomendo um SN550 no lugar do XPG S41 TUF. 

Postado
37 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

O upgrade de fonte é super bem-vindo, pois a sua atual (kcas) é uma bomba. 

Entre "bomba" e "mediocre", há uma diferença... não é uma fonte que eu recomendaria comprar, mas para quem já tem, também não é uma que eu indique uma troca urgente.

Em todo caso, @Alexsander Vieira, Não aconselho placa-mãe BIOSTAR, é uma marca que você evita se tiver qualquer outra opção. A fonte, como eu falei, não precisa trocar por enquanto. E o SSD é... questionável; pegue o PNY CS3030, é barato e de ótima qualidade.

Postado
agora, Alexsander Vieira disse:

referetente ao processador vi em alguns sites que ele tem um desempenho superior em relação do i5 10400 , continuo com essa ideia de comprar 5600X ou vou pra intel ?

De fato, o Ryzen 5 5600x é superior ao i5-10400 em desempenho.

Mas, em preço também é superior, R$650 a mais. 

O i5-10400 já empurra tranquilamente a sua placa de vídeo, não vejo vantagem no Ryzen 5 5600x. 

Postado

@Matheus Dutra no caso eu faço live e jogo alguns jogos com por exemplo Rust que necessita um pouco mais de processador esse i5 seria viavel ainda ?

1 minuto atrás, Matheus Dutra disse:

De fato, o Ryzen 5 5600x é superior ao i5-10400 em desempenho.

Mas, em preço também é superior, R$650 a mais. 

O i5-10400 já empurra tranquilamente a sua placa de vídeo, não vejo vantagem no Ryzen 5 5600x. 

Estou tirando as diferenças de processador dessa imagem :

Screenshot_1.png

Postado

@Imakuni referetente ao processador vi em alguns sites que ele tem um desempenho superior em relação do i5 10400 , continuo com essa ideia de comprar 5600X ou vou pra intel ?

É uma comparação um pouco desleal... sim, claro que é melhor que um 10400, mas olha a diferença de preço.

Uma comparação mais justa seria com o i5 12400, que é bem mais recente e tem preço similar. Nesse caso, os dois são justificáveis: o 5600x com seu OC tem desempenho ligeiramente melhor em alguns casos, já o 12400 não precisa de modificações (afinal é travado), é marginalmente mais barato e vem com uma iGPU quebra-galho.

Postado

@Imakuni mais no caso meu processador por virtude da imagem não teria melhor desempenho que o I5 , porque nesse caso continuo com o processador e troco apenas a placa-mãe pois a que estou agora não tem suporte NVMe M.2 e colocaria 32 GB de RAM

Postado
1 minuto atrás, Alexsander Vieira disse:

@Imakuni mais no caso meu processador por virtude da imagem não teria melhor desempenho que o I5 , porque nesse caso continuo com o processador e troco apenas a placa-mãe pois a que estou agora não tem suporte NVMe M.2 e colocaria 32 GB de RAM

Não entendi o que você quer dizer....

A única coisa que eu pesquei é que você quer 32gb de RAM, o que eu questiono seriamente. Você provavelmente não precisa disso, mas se fizer porque fizer questão, apenas compre um pente de 16 e use em conjuto com os 2 de 8 que você já tem (a menos que pretenda reutiliza-los em um outro PC).

Postado

@Imakuni na imagem que eu fiz o comparativo , mostra que o 2600 e melhor que i5 , como mostra na imagem , ai fica a duvida eu troco a placa-mãe que tenha suporte para M2 e economizo com o processador e daria algum outro upgrade 

Ah. Primeiro de tudo, não use esse tipo de benchmark que ele não serve.

Segundo, leia o meu post lá. O 10400 é um processador mais antigo, não é justo comparar o 5600x com ele. Se você considera essa troca, compare com o 12400, não o 10400. Ou você pode fazer como falou e nem trocar para começo de conversa, é uma opção sim.

Postado
51 minutos atrás, Alexsander Vieira disse:

@Imakuni recomendaria uma placa-mãe que suporte meu processador atual e que possua M2 ? pois a placa-mãe atual não tem M2 

Ei, pera, tem coisa errada aí. Se sua placa é a Prime A320m-k/br que você disse, então ela tem sim suporte para M.2. Basta olhar na foto, fica visível logo de cara.

Postado

@Imakuni 1 x M.2 Socket 3, com M key, suporte a dispositivo de armazenamento tipo 2242/2260/2280 (modo SATA PCIE 3.0 x 4)
1 x M.2 Socket 3, com M key, suporte a dispositivos de armazenamento tipo 2242/2260/2280 (modo SATA)
1 x M.2 Socket 3, com M key, suporte a dispositivos de armazenamento tipo 2242/2260/2280 (modo SATA)

So que esta disponivel somente em SATA de acordo que um pessoa me informou

Postado
1 minuto atrás, Alexsander Vieira disse:

@Imakuni 1 x M.2 Socket 3, com M key, suporte a dispositivo de armazenamento tipo 2242/2260/2280 (modo SATA PCIE 3.0 x 4)

So que esta disponivel somente em SATA de acordo que um pessoa me informou

Olhando na página do fabricante, diz lá que suporta os dois:

Citação

AMD Ryzen™ 3ª , 2ª e 1ª Geração / AMD Ryzen™ 2ª e 1ª Geração com Gráficos Radeon™ Vega :
1 x M.2 Socket 3, com M key, suporta dispositivos de armazenamento no formato 2242/2260/2280 (SATA & modo PCIE 3.0 x 4)

Postado

No seu lugar eu trocaria apenas a fonte e o processador. O 5600X é ótimo e aguenta empurrar qualquer placa de vídeo atual...

Se for pra trocar tambem a placa-mãe, aí nesse caso eu já preferiria trocar tudo de uma vez e partir para a 12a geração da Intel que é mais atual e permite upgrades até a 13a geração que será lançada em 2023. As placas AM4 não receberão mais upgrades, os Ryzen 5000 são os ultimos processadores para essa plataforma. Os novos Ryzen 7000 serão lançados no segundo semestre no novo socket AM5 e com memórias DDR5.

Obs: não esquece de verificar se a BIOS da sua A320 já foi atualizada para suportar o 5600X

Postado
1 hora atrás, Alexsander Vieira disse:

@gutopereira olhei no site da fabricante da minha placa-mãe , ela não suporta o R5 5600X

A ASUS do Brasil ainda não liberou a BIOS da A320m-K com o suporte para os Ryzen 5000.

A versão US já possui essa BIOS disponível.

https://www.ASUS.com/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-A320M-K/HelpDesk_CPU/

Eu acho que voce pode instalar a BIOS da versão americana na sua placa sem problemas, mas antes de fazer isso dá uma pesquisada pra ter certeza que não vai dar problema?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!