Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD somente para arquivos e jogos vale a pena?


Posts recomendados

Eu tenho um SSD de 240gb, onde por conta do tamanho irei ter de fazer um upgrade, porém estou na dúvida se compro um M.2 e deixo ele para armazenar jogos ou vale mais a pena pegar um M.2 para o windows, não sei o tamanho ainda, e um HD de 2 TB só para arquivos e jogos, deixando o M.2 somente para o sistema operacional. Vale a pena pegar o M.2 + o HD de 2 TB, ou melhor o manter o M.2 junto do SSD?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Carreiro Se você tem orçamento curto, compre o M.2 + HD de 2TB, deixe o SSD M.2 para armazenar o sistema operacional e os programas instalados e HD para armazenar os arquivos. Mas se você tem orçamento alto, você pode comprar só o M.2 de 1TB para armazenar qualquer dados.

 

Eu troquei o HD do meu notebook por SSD SATA e desde então estou somente com SSD agora. Recentemente, eu uso o HD do notebook como HD externo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se eu estiver errado que os grão mestres me iluminem, eu entendo assim:


O SSD é melhor e mais seguro que o HD por ser flash, não ser magnético, etc.. Porém, entretanto, sin enbargo, demo, but, para jogos não muda nada em jogatina! (só se tiver pouca RAM, que é onde seu jogo ficará alocado depois de carregado, e forçar os dados do jogo a ficarem em swapping).

O SSD só vai te dar velocidade no carregamento, swapping e algumas pequenas coisas do jogo, mas não vai interferir no jogo em sí ou diminuir lag/dar muito mais fps.

O HDD apesar de ser menos seguro e mais lento normalmente tem maior espaço, é mais barato e cumpre com sua função de transportar os dados para a memória principal, por isso recomendo usar ele.

Em resumo, uns jogos relativamente antigos como gta V já pesa em média 90GB, BF5 uns 60GB, skyrim com todos as dlcs uns 40GB, o SSD(até onde lí em 2016, não sei hoje em dia), vai perdendo desempenho o quanto mais cheio for ficando e só esses 2 primeiros jogos já levam mais da metade dele.

alguns dos vídeos que já vi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RBMA acho que vai da experiência de cada um, eu tenho uns 10 hdds que já não funcionam e os SSDs(sata) que tive até hoje continuam a funcionar normalmente mesmo levando tanto impacto. talvez você tenha ele a mais tempo porque eles são mais antigos mas não necessariamente mais seguros, nunca lí um artigo/bench dizendo que HDD é mais seguro que SSD, quase sempre é o contrário... Mas quem sou eu na fila do pão 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RBMA Seus HDs durarem 10 anos não quer dizer que sejam mais seguros que SSD!

 


“SSDs são mais seguros e resistentes que HDDs”

 

A maneira como os SSDs são feitos permite que ele já tenha uma resistência maior que HDDs por padrão. Isso porque SSDs não contam com partes mecânicas, o que elimina qualquer eventual problema causado por golpes e vibrações no seu computador. Dessa forma, SSDs se tornam ainda mais indicados para notebooks.

 

Mesmo assim, é importante ressaltar que, mesmo sendo mais resistente, SSDs não são indestrutíveis. Caso você molhe seu SSD, a chance de você perder o seu componente é muito grande, enquanto HDDs ainda podem ser recuperados ou sequer apresentar problemas se isso acontecer.

 

Fonte: TechTudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Swalls disse:

@RBMA acho que vai da experiência de cada um, eu tenho uns 10 hdds que já não funcionam e os SSDs(sata) que tive até hoje continuam a funcionar normalmente mesmo levando tanto impacto. talvez você tenha ele a mais tempo porque eles são mais antigos mas não necessariamente mais seguros, nunca lí um artigo/bench dizendo que HDD é mais seguro que SSD, quase sempre é o contrário... Mas quem sou eu na fila do pão 😅

 

Vai por mim tenho MUITA experiencia por isso no meu caso uso os Hds para armazenar arquivos mas também uso um HD externo como becape.

 

Hds de 500MB, 1GB, 4GB... Já tive vários que infelizmente tive que jogar fora mas estavam funcionando sem bad blocks da ultima vez que liguei. To no meu trabalho agora com um de 80GB funcionando no pc do meu lado.

1 minuto atrás, Goku_Black disse:

@RBMA Seus HDs durarem 10 anos não quer dizer que sejam mais seguros que SSD!

 

A maneira como os SSDs são feitos permite que ele já tenha uma resistência maior que HDDs por padrão. Isso porque SSDs não contam com partes mecânicas, o que elimina qualquer eventual problema causado por golpes e vibrações no seu computador. Dessa forma, SSDs se tornam ainda mais indicados para notebooks.

 

Mesmo assim, é importante ressaltar que, mesmo sendo mais resistente, SSDs não são indestrutíveis. Caso você molhe seu SSD, a chance de você perder o seu componente é muito grande, enquanto HDDs ainda podem ser recuperados ou sequer apresentar problemas se isso acontecer.

 

Fonte: TechTudo

 

Teorias... Na pratica os SSDs e Hds podem durar 1 semana ou durarem acima dos 5 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em resumo, se você é pobre como eu e não pode comprar um SSD de 500GB para armazenar jogos, o mais recomendável é:

SSD 240GB para sistema operacional e programas em primeiro plano(programas que você usa interativamente e visualmente diariamente)

HD 1TB para guardar seus jogos, arquivos, musicas, documentos e programas que ficam em segundo plano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Carreiro A resposta certa é: o que couber no seu bolso. Tanto na primeira quanto na segunda opção você estará bem servido, porém o M.2 + o SSD que você já tem é uma opção com melhor desempenho porém acredito que mais cara e com menos espaço de armazenamento.

E lembre-se de deixar o Windows e os programas que mais utiliza no M.2 se possível.

 

Se guarda muitas coisas importantes no computador o certo é ter backup na nuvem..... Não confio nem em HD e nem SSD para guardar meus arquivos mais importantes, apenas na nuvem.

20 horas atrás, RBMA disse:

Teorias... Na pratica os SSDs e Hds podem durar 1 semana ou durarem acima dos 5 anos.

Assino em baixo. HDs possuem um disco girando a 7200rpm ou menos, obviamente que por conta disso acabam se tornando frágeis e os SSD como o próprio nome já diz são sólidos, porém a vida útil deles depende de diversos fatores, incluindo marca/modelo, onde ficam na maior parte do tempo e como são cuidados no geral.

Por isso não tem como afirmar qual é mais ou menos seguro, tudo depende dos fatores externos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Aproveitando o assunto gostaria de uma opinião sobre HDs SATA que estou precisando comprar. A utlização seria armazenamento, mas também consultas via compartilhamento. A minha dúvida principal é se existe vantagem em instalar HDs com características de NAS (controle de vibração, robustez para muitos acessos, etc), porém sem usar o equipamento NAS. Ao invés de HDs comuns. Eu iria plugar normalmente na motherboard. Compensa o investimento? Agradeço as opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!