Ir ao conteúdo

SSD NVMe não aparece na BIOS

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

tentei atualizar o meu windows 10 para o 11 através das opções da BIOS de desativar o CSM e habilitar o secure boot e após o reinício não aparece mais o SSD NVMe que o windows está instalado, só aparece um outro SSD mas que utilizo para armazenar alguns arquivos. Também não aparece o NVMe na opção de override boot, somente o SSD com os arquivos. Já tentei restaurar o sistema, restaurar as opções da BIOS mas sempre volta para o csm desabilitado e o secure boot ativo. 

Como eu faço para voltar a aparecer o SSD correto para dar um override boot e também os outros armazenamentos que possuo?

Minha placa-mãe é a gigabyte a520m ds3h e meu processador Ryzen 5600x, obrigado.

• Membro VIP
Postado

@Kauê Romão Bom dia

Você está com dois SSD no seu computador, um NVMe e outra SATA?

Se você desligar o sata o sistema operacional carrega?

Quando desliga o SSD sata o sistema sobe?

Se você tem dois SSD no PC e em um deles já tem sistema operacional e no outro SSD você quer instalar algum outro sistema operacional apenas para testes, desligue o SSD que já possui sistema operacional para não ter problema.

Tente atualizar a BIOS vá que tenha algo que corrija isso!

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico sim, possuo 1 SSD Sata (com arquivos), 1 SSD NVMe (com sistema) e outros 2 HD também para arquivos. Desligando o sata o sistema não carrega. Atualmente não utilizo dualboot, apenas o windows 10 mesmo. A minha BIOS está atualizada.

Agora pela manhã tentei realizar o mesmo procedimento de restaurar os padrões de configuração da BIOS e habilitar o CSM (ontem ao tentar habilitar, mesmo salvando a config ao reiniciar e entrar na BIOS novamente a opção aparecia desabilitada) e voltou a aparecer as outras opções de boot, incluindo o SSD NVMe (entretanto o TPM voltou a estar desativado e a opção do Secure Boot também).

Decidi não atualizar (ou tentar atualizar) no momento para evitar problemas e ficar sem computador. Ao menos, consegui voltar a dar boot normalmente.

Muito obrigado pela ajuda e atenção!

obs: notei que o SSD sata aparecia na BIOS como C : (mas no windows está D:) e o erro de inicialização designava para a partição G: (que é outro HD), mas o SO está no NVMe (C :), talvez por isso o erro na inicialização?

• Membro VIP
  • Solução
Postado
42 minutos atrás, Kauê Romão disse:

@Edvaldo J. Frederico sim, possuo 1 SSD Sata (com arquivos), 1 SSD NVMe (com sistema) e outros 2 HD também para arquivos. Desligando o sata o sistema não carrega. Atualmente não utilizo dualboot, apenas o windows 10 mesmo. A minha BIOS está atualizada.

Agora pela manhã tentei realizar o mesmo procedimento de restaurar os padrões de configuração da BIOS e habilitar o CSM (ontem ao tentar habilitar, mesmo salvando a config ao reiniciar e entrar na BIOS novamente a opção aparecia desabilitada) e voltou a aparecer as outras opções de boot, incluindo o SSD NVMe (entretanto o TPM voltou a estar desativado e a opção do Secure Boot também).

Decidi não atualizar (ou tentar atualizar) no momento para evitar problemas e ficar sem computador. Ao menos, consegui voltar a dar boot normalmente.

Muito obrigado pela ajuda e atenção!

obs: notei que o SSD sata aparecia na BIOS como C : (mas no windows está D:) e o erro de inicialização designava para a partição G: (que é outro HD), mas o SO está no NVMe (C :), talvez por isso o erro na inicialização?

Sempre que você instalar dois sistema operacionais em dois discos  (ou SSD) diferentes, o sistema mais novo sempre será reponsável por da boot no sistema.

O que você poderia fazer também, é desligar o SSD sata, conectar um pendrive com Windows 10 e mandar reparar a instalação do Windows 10 que esta no NVMe, assim ele vai reconstruir a partição de boot.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!