Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estou com um problema muito estranho, comprei um computador em 2015 o qual tinha uma fonte OCZ ATX 700W, usei por 3 anos este computador em um determinado local sem qualquer problema e depois mudei para outro local, passaram-se ainda mais 2 anos quando veio a pandemia e comecei a trabalhar Home Office, ou seja, o computador começou a ser bem mais utilizado. Passados 4 meses, em um determinado dia utilizei o computador sem quaisquer problemas o desliguei normalmente e quando fui ligar, somente a fonte ligava nenhum outro sinal de vida, levei o computador em 2 assistências e foi indicado que a fonte e placa-mãe deram problemas. Pois bem, fui obrigado a comprar um novo computador, neste coloquei uma fonte Corsair CX Series CX550 80 Plus Bronze 550W PFC Ativo, e utilizei a máquina no mesmo local por 1 ano e 6 meses, porém novamente utilizei o mesmo sem quaisquer problemas ou erros e no outro dia ao ligar notei que a fonte dava um pequeno sinal de vida mas depois nada acontecia. Testei com outra fonte e o computador ligou, mas para minha tristeza sem sinal de vídeo, ou seja, um problema praticamente semelhante a outra vez e novamente a placa ou processador foram junto...

Sinceramente eu não estou conseguindo entender, duas fontes boas, que deveriam fornecer proteção e energia adequada para os equipamentos e acontece praticamente a mesma situação, coincidência não pode ser né? Alguém tem alguma ideia do que pode estar ocorrendo e do que eu poderia estar testando? Se eu tiver que trocar o computador devo utilizar algum equipamento de segurança na rede elétrica? O que recomendam? Lembrando que o computador não estava ligado em estabilizador ou no-break justamente devido as fontes utilizadas não necessitarem disso. Nenhum outro equipamento utilizado na mesma bancada deu problema isso incluindo monitor e impressora Laser, porém estes estão ligados em estabilizador ou regua (utilizando outra tomada).

Para nível de informação minha máquina atual era um Ryzen 5 3600 placa-mãe ASRock A320MHD e uma placa de vídeo GTX 1660.

Agradeço pelas informações, abraço.

Postado

Pode ser um defeito na fonte ou pode ter vindo um surto pela rede elétrica. É sempre bom usar um anti-surto como o Clamper e tomada com aterramento.  A fonte Corsair não está em garantia?

A tomada tem uma forma correta de ligação:

tomada.png

• Curtir 1
Postado

eu apostaria em coincidência das brabas, alias, qualquer coisa dita aqui so vai ser mera especulacao mesmo

ate porque não temos como atestar nada a respeito.. tipo, quando disseram

39 minutos atrás, Cyber Tecnology disse:

levei o computador em 2 assistências e foi indicado que a fonte e placa-mãe deram problemas.

você atestou que ambos deram problema ou apenas aceitou o que foi dito e fez a troca? essa é a questão... por exemplo, as vezes um curto da placa-mãe com o gabinete por montagem mal feita gera defeitos colocados q você acha uma coisa e é outra totalmente diferente.. entao até q se prove de fato, o resto é puro achismo

42 minutos atrás, Cyber Tecnology disse:

Testei com outra fonte e o computador ligou, mas para minha tristeza sem sinal de vídeo, ou seja, um problema praticamente semelhante a outra vez e novamente a placa ou processador foram junto...

novamente, você tem como atestar q ambos se danificaram efetivamente ou o diagnostico foi dado por outra assistencia tecnica? porque vou te dizer, da mesma forma que é bizarro apostar na queima de 2 fontes boas sem motivos, queimar processador é outra coisa q vai alem de qualquer probabilidade esperada já que eventos desse tipo sao bem raros.. 

não to dizendo q foi o que aconteceu, mas tb é algo q ocorre!!

47 minutos atrás, Cyber Tecnology disse:

Alguém tem alguma ideia do que pode estar ocorrendo e do que eu poderia estar testando?

admintindo q você seja apenas uma pessoa bastante azarada e que tudo foi de fato danificado, eu chamaria um eletricista bom para dar uma verificada geral na instalacao eletrica, é o primeiro passo.. depois tentar implantar um aterramento q é algo essencial ainda q não muito usual e negligenciado pelas pessoas e ai sim usar produtos q possam fornecer uma camada extra de protecao

50 minutos atrás, Cyber Tecnology disse:

Se eu tiver que trocar o computador devo utilizar algum equipamento de segurança na rede elétrica? O que recomendam?

apenas um bom filtro de linha verdadeiro, como os da clamper q sao bem citados aqui no forum, eu mesmo uso um há anos e ja me salvou uma vez. não vivo sem!

51 minutos atrás, Cyber Tecnology disse:

Lembrando que o computador não estava ligado em estabilizador ou no-break justamente devido as fontes utilizadas não necessitarem disso. Nenhum outro equipamento utilizado na mesma bancada deu problema isso incluindo monitor e impressora Laser, porém estes estão ligados em estabilizador ou regua (utilizando outra tomada).

visto q você usa uma impressora a laser q consome muita potencia, a revisao eletrica da sua casa seria um ponto de fato a ser visto, para se tirar inclusive qualquer duvida q possa existir.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

você tomou algum choquinho ao tocar no gabinete, na carcaça da fonte, quando foi espetar um pendrive ou algo assim? Se sim, de fato seu aterramento está falho. O terra do seu pc deve estar com bom contato com o principal. Sua conexão com o mundo é via wifi-rádio-fibra? Estas lhe permitem uma certa isolação mas se for p.ex. modem pela linha telefônica, apesar de isolado, um raio ou relâmpago distante pode chegar até você ou seu pc. A propósito, usou o pc durante tempestades?

Se puder/quiser migre pra um notebook: consome menos e não corre o risco de usar fonte suspeita

Postado

@Cyber Tecnology Existe uma visão muito fantasiosa no fórum de que estão recomendando fontes boas, quando na verdade não estão. Veja o caso de uma fonte que está sendo recomendada para todos os lados aqui agora, a XPG Pylon 550w, tem excelente custo-benefício porém NÃO É BOA. Apresenta filtragem ruim de transientes, capacitores normais, balanceador de carga ruim, péssima filtragem in-rush...

O mesmo princípio se aplica em ambas fontes citadas por ti, OCZ ATX 700W e Corsair CX550, não são fontes boas, são fontes aceitáveis-medíocres.

Postado

Bom dia pessoal.

Agradeço por todas as respostas, vamos a algumas informações:

- O aterramento era pra estar correto, de qualquer forma, ao tocar o gabinete não levava choques;

- Utilizo cabo entre modem e o desktop, porém sempre que uma chuva ameaça eu desconecto os cabos, então a princípio não deveria ser provocado por raios os problemas;

- Quanto a indicação de que as placas queimaram infelizmente tive que aceitar o que foi dito pelos técnicos, os testes que consegui efetuar são avaliar a fonte apenas, coloquei outras fontes e a máquina ligou (com a fonte dela nem isso ocorria), porém não houve vídeo, agora tive que acreditar no que as assistências falaram já que eu não possuía as peças para testagem, aliás, uma das assistências também não possuía placas para testagem kkkk;

- Diante do que li, acho que vou avaliar como funciona e colocar um clamper pois como um dos amigos citou, pode ser uma coincidência muito grande tudo isso ter ocorrido, mas que infeliz coincidência em menos de 2 anos srsrsrsrsr.

Este aqui seria um bom filtro de linha?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-892982716-filtro-de-linha-clamper-5-tomadas-2-brindes-adaptador-bob-_JM?searchVariation=34126673375#searchVariation=34126673375&position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=497cfbd4-d46a-4f4d-92e5-b73e1d1b84c3

Postado
6 horas atrás, Rei da Low disse:

Apresenta filtragem ruim de transientes.

Emissões dentro dos requerimentos da CISPR 32.

image.png.5240f486730ec16b9226a16bc277ec7a.png

Capacitores normais.

Fontes de alimentação normais utilizam capacitores normais. Todos aqueles utilizados pelo modelo são de boa qualidade. Temos um bulk capacitor razoavelmente bem dimensionado e filtering capacitors com boa vida útil. Claro, o bulk capacitor deveria apresentar maior tensão máxima (um modelo de 420V bastaria) em relação ao circuito (bus voltage de 380V). Como a equipe de engenharia por trás do modelo tem um certo preciosismo com capacitores nipônicos (e ainda a possibilidade de utilizar isso como marketing), optaram por um modelo da Nichicon, de uma de suas séries compactas que não é particularmente muito boa.

image.png.fde83a7710e4e3e6686593362610130d.png image.png.876cbf6695d606681a887370e629a458.png

Balanceador de carga ruim.

Ficaria grato caso expliques o que disseste.

Péssima filtragem de in-rush current.

Neste aspecto, o modelo não é excelente mesmo. Apesar de desempenhar muito bem sua função em redes de baixa tensão (algo até mesmo surpreendente se considerarmos a classificação singela do in-rush current limiter utilizado, demonstrando que ao menos houve algum esforço para configurar o soft-start do switching controller do estágio primário), fica aquém do sugerido em redes de alta tensão, algo dentro do esperado (em redes de alta tensão, temos maior inrush current), mas ainda assim, esta proteção poderia ser melhor dimensionada. O valor obtido de 80A é elevado, mas ainda encontra-se dentro dos limites de tolerância, dificilmente danificando fusível, interruptores ou mesmo fiação.

image.png.712010b36c9a1cc63438ba0af986ad4d.png image.png.f2178f71a6987550c2d05526496e3e7e.png

7 horas atrás, Rei da Low disse:

Existe uma visão muito fantasiosa no fórum de que estão recomendando fontes boas, quando na verdade não estão.

Com relação a isso, concordo integralmente.

Existe um abismo entre uma fonte de alimentação ser decente e excelente, mas muitas vezes, a forma como esta informação a transmitida acaba causando entendimentos equivocados.

7 horas atrás, Rei da Low disse:

Veja o caso de uma fonte que está sendo recomendada para todos os lados aqui agora, a XPG PYLON 550W, tem excelente custo-benefício porém não é boa.

Com relação ao comentário posterior, discordo da forma como o modelo é classificado.

PYLON é uma boa fonte de alimentação, mas desde que entenda-se que este termo é cabível ao modelo apenas quando o colocamos em sua devida categoria: uma fonte de alimentação de categoria intermediária-baixa (ou baixa mesmo, afinal, o mercado está mudando, placas gráficas mais exigentes estão surgindo e fontes de alimentação de baixa performance dificilmente atendem às demandas destes novos modelos).

• Curtir 1
Postado

@Phynsx

1- Excelente, tenho certeza que atende aos padrões da maioria do usuários;

2 - Os capacitores de filtragem da Elite são normais, ordinários é a proposta deles e atende a maioria;

3 - Se refere a capacidade  de reguração dos controladores da Champion de reduzir o estresse nos FETs e carga nas linhas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!