Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

eu estava querendo comprar um HD pro meu computador mas como sou leigo, não faço a minima ideia de como escolher, gostaria de no minimo 1TB de memória

minha placa-mãe é da biostar a320mh, meu processador é um Ryzen 3 2200g, minha placa de vídeo é uma rx 550, uso uma fonte de 500W.

por favor me indiquem um HD compatível 😄

• Membro VIP
Postado

Quase todos os disponíveis no mercado como novos são compatíveis com todas as placas mães dos últimos anos que possuem entradas SATA III (SATA). 

Não é o preço ideal, mas esse é um dos mais baratos/melhores que tem hoje: https://www.americanas.com.br/produto/3427340928?epar=bp_pl_00_go_infacess_pmax_geral&opn=YSMESP&WT.srch=1&gclid=EAIaIQobChMIhZ7WhrbX9gIVu2xvBB0R_QnBEAQYASABEgJB3_D_BwE&cor=Cinza-claro&cross docking=4

Só uma dúvida, você possui SSD?

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

Quase todos os disponíveis no mercado como novos são compatíveis com todas as placas mães dos últimos anos que possuem entradas SATA III (SATA). 

Não é o preço ideal, mas esse é um dos mais baratos/melhores que tem hoje: https://www.americanas.com.br/produto/3427340928?epar=bp_pl_00_go_infacess_pmax_geral&opn=YSMESP&WT.srch=1&gclid=EAIaIQobChMIhZ7WhrbX9gIVu2xvBB0R_QnBEAQYASABEgJB3_D_BwE&cor=Cinza-claro&cross docking=4

Só uma dúvida, você possui SSD?

obrigado.
não, eu não tenho SSD.

• Membro VIP
Postado
25 minutos atrás, Pedro H Santos P disse:

eu estava querendo comprar um HD pro meu computador mas como sou leigo, não faço a minima ideia de como escolher, gostaria de no minimo 1TB de memória

minha placa-mãe é da biostar a320mh, meu processador é um Ryzen 3 2200g, minha placa de vídeo é uma rx 550, uso uma fonte de 500W.

Bom dia

Quem define se o computador ou notebook, disponibiliza suporte para HD ou SSD é a placa-mãe.

E as conexões mais comuns são SATA e NVMe.

Conexão SATA é usada por HD, SSD e Gravadores ou leitores de CD, DVD ou Blu-Ray.

Conexão do tipo NVMe é usada apenas por SSD.

Agora se você pretente usar o novo HD como disco principal e você não usa SSD, recomendo usar SSD de   no mínimo 256 ou 240Gb, menos que isso não vale a pena.

No seu caso recomendo por do tipo SATA por ter menos problema de compatibilidade com sistema operacionais mais antigos, e também pelo fato que a sua placa-mãe não possui conexão NVMe, porém existe possibilidade de instalar um adaptador para esse fim.

Conexão SATA.

images?q=tbn:ANd9GcQm_puaImDuUXjASDy29Qj

Conexão NVMe.

ngolongnd_m2.png

• Membro VIP
Postado

@Pedro H Santos P Recomendo comprar um SSD também, ou só o SSD. SSD é uma versão mais moderno do HD que deixa o sistema mais rápido. 

Nosso colega descreveu muito bem o que é. 

3 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

No seu caso recomendo por do tipo SATA por ter menos problema de compatibilidade

Eu acredito que um NVMe funcione direito, só os Athlon não tem suporte a NVMe, o Ryzen 2200G funciona certinho.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

@Pedro H Santos P Recomendo comprar um SSD também, ou só o SSD. SSD é uma versão mais moderno do HD que deixa o sistema mais rápido. 

Nosso colega descreveu muito bem o que é. 

Eu acredito que um NVMe funcione direito, só os Athlon não tem suporte a NVMe, o Ryzen 2200G funciona certinho.

SSD NVMe é outra coisa, só que é mais chatinho para fazer funcionar.

Tem o fato do suporte pelo processador como você mensionou, e tem o sistema operacional também.

Esse final de semana, eu havia montagem um computador com uma placa-mãe a520m-e e um Ryzen 5 4560G e a máquina estava com um SSD do tipo NVMe.

Fui instalar o Windows 10 e quem disso que o sistema encontrou o SSD, sorte que lembrei que o dono do computador queria usar o Windows 11.

Se eu tivesse que por o windows 10, eu teria que baixar o programa "Nlite" alterar a ISO do Windows 10 e por o driver da controladora para encontra a SSD, maior trabalho.

Até pra clonar de SSD ou HD para SSD NVMe também da trabalho.

No meu notebook quando comprei ele, o mesmo veio com HD então instalei uma SSD NVMe e para não ter que formatar do zero, resolvi clonar.

Tentei usar norton ghost, acronis e quem disse que esse dois programas encontraram o SSD.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Pedro H Santos P disse:

A sua placa está aqui:

https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=912

O diagrama demonstra claramente:

1) Soquete de processador AMD AM4
2) Dois soquetes de memória RAM DDR4-2933.
3) 4 portas SATA III
4) 1 soquete PCIe (para outras placas de várias funções)
5) 1 porta HDMI

Você vai usar as portas SATA. Você tem 4. Em cada porta SATA, você pode usar um HD ou um SSD (ou um drive de CD/DVD).

HD é bem mais barato, permite ter muito mais espaço com menos dinheiro. Mas é mais lento. Não é nenhum drama. O mundo viveu com HDs durante décadas. Eu mesmo tenho um SSD e um HD ao mesmo tempo. Muita gente mistura os dois ou usa só HD. Se for comprar HD, compre um de 7200rpm, que é mais rápido. Os de 5400rpm são lentos o bastante para causar alguma frustração.

SSD é mais rápido, a diferença é perceptivel, mas também é bem mais caro. Você acaba tendo menos espaço gastando mais dinheiro. Se for comprar SSD, compre qualquer um que seja SATA, de preferência SATA III, que é mais rápido.

Também pode comprar um de cada. O pessoal geralmente usa o SSD (que é menor) para instalar o sistema e mantém o HD (que é bem maior) como espaço adicional de armazenamento. Você pode ter até quatro HDs ou SSDs, ou apenas três se tiver um drive CD/DVD, pois o drive também ocupa uma porta.

Você só não pode comprar NVMe, também chamado de M.2. Esse tipo não é compatível com a sua placa-mãe.

Postado
29 minutos atrás, Lucsp disse:

A sua placa está aqui:

https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=912

O diagrama demonstra claramente:

1) Soquete de processador AMD AM4
2) Dois soquetes de memória RAM DDR4-2933.
3) 4 portas SATA III
4) 1 soquete PCIe (para outras placas de várias funções)
5) 1 porta HDMI

Você vai usar as portas SATA. Você tem 4. Em cada porta SATA, você pode usar um HD ou um SSD (ou um drive de CD/DVD).

HD é bem mais barato, permite ter muito mais espaço com menos dinheiro. Mas é mais lento. Não é nenhum drama. O mundo viveu com HDs durante décadas. Eu mesmo tenho um SSD e um HD ao mesmo tempo. Muita gente mistura os dois ou usa só HD. Se for comprar HD, compre um de 7200rpm, que é mais rápido. Os de 5400rpm são lentos o bastante para causar alguma frustração.

SSD é mais rápido, a diferença é perceptivel, mas também é bem mais caro. Você acaba tendo menos espaço gastando mais dinheiro. Se for comprar SSD, compre qualquer um que seja SATA, de preferência SATA III, que é mais rápido.

Também pode comprar um de cada. O pessoal geralmente usa o SSD (que é menor) para instalar o sistema e mantém o HD (que é bem maior) como espaço adicional de armazenamento. Você pode ter até quatro HDs ou SSDs, ou apenas três se tiver um drive CD/DVD, pois o drive também ocupa uma porta.

Você só não pode comprar NVMe, também chamado de M.2. Esse tipo não é compatível com a sua placa-mãe.

só uma duvida, eu vi bastante gente falando que SSD é melhor por ser mais rápido, no que isso impacta? em questão de desempenho.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Pedro H Santos P disse:

só uma duvida, eu vi bastante gente falando que SSD é melhor por ser mais rápido, no que isso impacta? em questão de desempenho.

Eu quase tudo.

Carregamento mais rápido do sistema, fluidez geral do computador.

Postado

entã

agora, Bruno Mendonça Andrade disse:

@Pedro H Santos P Em jogos nada, em carregamento de qualquer APP ou loading no geral vai ser bem mais rápido.

então no caso, ele vai deixar o processamento dos programas mais rápido?

agora, Edvaldo J. Frederico disse:

Eu quase tudo.

Carregamento mais rápido do sistema, fluidez geral do computador.

entendi, obrigado!

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Pedro H Santos P disse:

entã

então no caso, ele vai deixar o processamento dos programas mais rápido?

entendi, obrigado!

Processamento não, agora por exemplo se você liga seu computador e quando você tenta abrir o Chromes com HD pode levar de 10 a 50 segundos dependendo de como está o uso de HD e quanto ele está fragmentado.

Agora com SSD é 2 a 5 segundo, agora o carregar  da página isso depende do desempenho do processador e da sua conexão de internet.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!