Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera! Tudo certo? 

Então , mais um pro time home office, mas queria dizer que meu nível de foco tá num nível MUITO baixo trabalhando de casa. Pensando seriamente em pagar um coworking que fica a três ruas daqui. A única coisa que tá me impedindo é o seguinte: a rede do coworking é algo bem simples, no nível de senha oi1234. Fora que tem bastante gente lá (100+ pessoas) de diferentes empresas. No trabalho, lido com algumas coisas que preciso ter cuidado com vazamento. Fico com medo de usar essa rede.

A minha empresa fornece VPN pros funcionários trabalharem de home office. A minha dúvida é a seguinte: o risco é muito alto de usar uma rede dessas? Mesmo com VPN?

Postado

Boa noite, VPN, depende de quem vai implantar, ela usa tunelamento com criptografia com chaves privadas entre ambos lados, no caso de sua empresa, existe um controle dos funcionários pela a TI, então não se preocupe. Já no caso de outra VPN, possa ser que tenha ou não vazamento, mas tudo dependerá como eu disse, quem está configurando e que vai usar também.

Olha aqui umas análises:

Observação: Nada é 100% seguro, valeu.

• Membro VIP
Postado

Depende de como está configurado o VPN, conforme foi citado.

Resumindo temos:

1. Se o VPN foi criado para acessar apenas um recurso do trabalho (aplicação, site, etc) as informações aqui estariam protegidas pelo VPN.
  2. Agora tem VPN que aceita todo o tráfego passando por ele, inclusive internet, aí poderia ficar tranquilo porque toda a informação estaria passando por ele.

O primeiro é o mais comum, então até poderia ter alguma informação sendo trafegada sem proteção, mas se adicionar a camada que utiliza computador pessoal é mais difícil extrair informações de forma digital de forma simples. Ele consegue saber informações de comportamento como o google, facebook, etc fazem.

No segundo, como tudo passa por ele não teria o que se preocupar porque na verdade estaria usando a internet do outro lado.

• Curtir 1
Postado

Bom dia @digoscr94

Quero completar a ótima resposta do colega @dwatashi dizendo que mesmo em VPN por aplicação, o próprio https garante transmissão segura de dados sensíveis,  como senhas.

O problema de estar pendurado numa rede com tantas máquinas é a baixa performance. Isso sim pode te deixar de cabelo branco, principalmente se estiver usando VPN com chaves muito longas e tecnologias mais antigas. Recomendo fazer um teste antes de fechar o contrato de aluguel. 

Postado

Muito bom, espero que você tenha entendido e boa sorte

Uma pergunta? Tem muita gente nesta vpn? Como é a infraestrutura deste cenário quem está fornecendo a VPN? Quem é o administrador?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!