Ir ao conteúdo

O que irá acontecer com meus discos rígidos caso eu "formate" desta forma?

Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

Posts recomendados

Postado

Olá senhores, ultimamente venho percebido que meu computador tem ficado lento pra iniciar, mesmo o windows estando num SSD M.2 de 256gb; Diante disso pensei em formatar da maneira "tradicional" mas vi que o windows possui uma ferramenta que aparentemente faz o mesmo serviço de formatação sem usar um pendrive ou algo do tipo. Imagem anexadaimage.thumb.png.c044df766ecd0f560f97a7da1eeab681.png

No meu pc eu tenho 1 SSD M.2 256gb (que está o windows), 1 SSD 240gb (sou designer e uso ele pra programas) e 1 HD 512gb (uso para deixar coisas temporárias, jogos, e arquivos que possa precisar depois).

Minha duvida é, caso eu opte por essa opção, o windows vai formatar somente meu disco em que o sistema operacional está presente (SSD M.2) ou irá formatar todos os outros discos fazendo com que eu perca tudo?

Agradeço desde já!

• Moderador
  • Solução
Postado

@nekki Este método é semelhante a restauração de fábrica do seu celular. Não se trata de uma instalação limpa. Ele afeta apenas a partição do sistema operacional e você pode escolher entre manter os aplicativos instalados ou apenas seus arquivos pessoais.

Lembrando que, caso você queira reinstalar o SO graças a algum problema nele mesmo, talvez esse método não resolva.

Postado
16 horas atrás, nekki disse:

então isso significa que é uma formatação "nas coxas"? e pode não resolver o meu problema de demorar pra inicializar o sistema?

Não é bem isso: ele mantém as pastas e arquivos dentro da partição com a opção "manter arquivos e pastas".Mesmo assim convém fazer um bom backup das coisas importantes dentro do HD convencional.

O que eu recomendo: dentro desse SSD, crie uma nova partição(usando a opção "reduzir volume" e criando uma partição nova, onde você pode manter os arquivos e aplicativos.

Tipo partição de sistema ena outra  partição, de  "dados e aplicativos".

Reserve uns 80 a 100GB para o Windows, assim, sempre que tiver que fazer um processo de recuração não vai precisar se preocupar em perder dados.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!