Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Boa tarde a todos.

Eu estou me questionando se alguém por aqui, conhece no Brasil, mini PCS poderosos.

Eu vi muitos vídeos de mini pcs, que cabem na palma da mão, e são maravilhosos.

Mas eles todos tem configurações fracas.

Só de pensar em quanto espaço eles economizam, parecem uma ótima, escolha.

Mas existem PCS para quem precisa de desempenho para trabalhar?

Exemplo de configurações:

Core I9 Ryzen 9

32+ GB de DDR4

Portas USB 3.2

Portas Usb-C

Slots NVMe

Saida HDMI

RJ45

Claro, não estamos falando de PC para games, e sim para trabalho.

Eu particularmente uso milhares de abas abertas ao mesmo tempo (as vezes umas 200, sem exagero)

Uso programas pesados e emuladores como bluestacks (android) e virtualbox (emular maquinas virtuais, windows, linux, etc)

meu pobre e velho notebook já esta ficando defasado.

Eu tenho um PC para games, que é do tamanho de um caminhão, e estou pensando em trocar meu notebook por um pc para trabalho.

Mas só de pensar em outro trabalho do tamanho do meu PC para games, me da cala frios, um já ocupa muito espaço, dois, complica bastante.

Me pergunto se eu poderia encontrar um Mini PC com uma configuração poderosa, e compacta.

Não preciso de placa de vídeo TOP, apenas minimamente boas para uso geral e para emular maquinas virtuais. Não jogo no PC de trabalho.

Alguém sabe algo sobre o assunto?

Obrigada!!

Postado

@Viviane22 Para essa configuração infelizmente não consigo pensar em uma placa reduzida o suficiente para suportar esse tipo de processador e ainda mais a quantidade de memória que vai ser inserida

Boa parte das placas micro-atx mal suportam processadores mais parrudos como Ryzen 7 ou I7 por falta de alimentação delas ou de refrigeração, ou até mesmo por simplesmente não serem configuradas para receberem eles nas suas BIOS

Ainda mais se for tratar de uma mini-itx que seria a provavel situação para usar em um Mini-PC

Boa parte desses mini PC usam de placas mini-itx com processadores integrados e de baixa potência para se tornar "usável" enquanto não gera calor em excesso

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, Viviane22 disse:

me pergunto se eu poderia encontrar um mini pc com uma configuração poderosa, e compacta.

sim, so pesquisar

yqCJZFc.png 

riwrQwP.png 

problema desses mini pcs é

-preco elevado demais

-pouco ou nenhuma possibilidade de melhoria no futuro

-comprando fora, você pode ser taxada e pagar os impostos de importacao

-se der problema, um abraço porque poucos detem de conhecimento pra reparar esses itens e dependendo do dano, nem conserto tem

eu não arriscaria....

Postado

Monte um PC convencional num gabinete mini iTX, também vai custar mais caro que um normal (ex. a placa-mãe iTX, a fonte iTX), mas pelo menos ficará com opção de trocar peças, reparar.

Postado

No caso para montar pc itx o que sai mais caro sao gabinete, placa-mãe e placa de vídeo itx, alem dos mini pcs, que usam hardware de notebook, pode optar também por um notebook, hj o custo beneficio é o acer nitro ou pode configurar um avell, compra um bom monitor e suporte

Postado
36 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

sim, so pesquisar

Obrigada pela resposta, mas como disse no tópico, eu estava procurando pra comprar no Brasil. No Aliexpress a receita federal é louca e sem noção, as vezes te cobram 200% do valor do produto.

29 minutos atrás, 1lokos disse:

Monte um PC convencional num gabinete mini iTX

É uma boa opção caso não encontre um mini pc, pelo menos eles ocupam menos espaço, eu vi uns vídeos sobre estes gabinetes, são menores mesmo.

Sabe se tem alguma loja especializada em vender estes pcs iTX?

25 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

pode optar também por um notebook

Atualmente eu já uso um Notebook pra trabalho, estou cogitando trocar por um mini PC no caso, pra mim não tem muito sentido comprar um novo principalmente porque não vai mudar muita coisa comparado com o que já tenho

e o ruim de notebooks tb e não poder aproveitar as peças que ja tenho no meu, porque não tem como compra notebook por exemplo sem ram e sem HD, pra mim usar os que ja tenho.

• Membro VIP
Postado
45 minutos atrás, Viviane22 disse:

Sabe se tem alguma loja especializada em vender estes pcs iTX?

Pronto não, mas na Kabum dever ter todos os componentes necessários para um.

• Obrigado 1
Postado

@Viviane22 Qual o seu modelo de notebook atual?

Se não quer montar um Desktop que atenda a necessidade, a opção mais viável seria propriamente um novo notebook com as especificações desejadas. 

Mini pc você abre mão muita coisa para pouco ou nulo ganho de desempenho.   

Componentes de qualidade e dissipação de calor são afetadas diretamente, fazendo com que se limite a configurações que ficam bem abaixo no quesito desempenho.  Em minha visão ainda não vale a pena, para o seu uso vai de deixar na mão ou ter o mesmo desempenho da maquina atual que usa pra trabalhar, tornando o Custo/benefício irrelevante ao investimento.

Notebook Gamer G15 Ryzen 5600H 16gb

Notebook Gamer G15 Ryzen 5800H 16gb

Notebook Gamer Dell G15 I511400H 16gb

Notebook Gamer Dell G15 I711800H 16gb

Notebook Dell Gamer G15 - Tela 15.6" Full HD 120hz, I5 10500h, 32GB, SSD 512GB, GTX 1650

Notebook Gamer Acer An515 - I7 10750h, 32gb, SSD 512gb, GTX 1650,

Notebook Dell Gamer G15 - Fhd 120hz, Ryzen 5 5600h, 32gb, SSD 512gb, RTX 3050

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Marcos L. Silva disse:

tanto para jogos (caso queira relaxar e se divertir um pouco quanto para trabalho acredito que ele vá atender perfeitamente, dá uma olhada, pode ser que seja o que procura

Obrigada, mas este também é do Aliexpress, estou querendo comprar no Brasil, e não procuro para jogos não, tenho um PC só pra jogos.

1 hora atrás, atanazio disse:

no caso o mini pc não te atende tambem, porque sao praticamente as mesmas caracteristicas do notebook

Mas deve dar uma melhorada na performance do que eu tenho no momento, vou falar a config do meu note abaixo.

1 hora atrás, 1lokos disse:

Pronto não, mas na Kabum dever ter todos os componentes necessários para um.

Vou analisar isto caso não encontre um mini pc, talvez o jeito seja montar um "medio pc" kkk

1 hora atrás, atanazio disse:

exemplos mini itx que consegue colocar placa de vídeo

Uau, adorei este site ai, e confiavel? Já vem com os medios prontos, ja vou deixar anotado pra caso não consiga o mini minha opção vai ser destes ai.

32 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Qual o seu modelo de notebook atual?

Minha config atual do meu notebook é esta aqui:

Processador:
Intel Core i7-8750H
2200.0 MHz
Número de núcleos de CPU: 6
Número de CPUs lógicas: 12

placa-mãe:
Fabricante da placa-mãe: Dell Inc.
Nome da placa-mãe: 0MC5GN

RAM:
32GB, Sendo 2 modulos iguais de 16:
Tamanho do Módulo: 16 GBytes
Tipo de memória: DDR4 SDRAM
Tipo de Módulo: SO-DIMM
Velocidade da memória: 1333.3 MHz (DDR4-2666 / PC4-21300)
Fabricante do módulo: Corsair

Placa de Vídeo:
Conjunto de chips gráficos: NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti
Memória Gráfica: 4096 MBytes of GDDR5 SDRAM [Samsung]

HD>
Controlador de unidade: NVMe (PCIe 4x 8.0 GT/s)
Modelo de unidade: Samsung SSD 970 EVO Plus 1TB

35 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Muitos destes pago por uma Tela que nem uso por exemplo

Meu Notebook fica ligado a um monitor via HDMI

O Teclado e o mouse tb uso diferente, nem encosto no notebook.

E tenho que deixar ele aberto ocupando espaço pra esquentar menos, kkk

Estes gamers vem com tala boa, 120hz ou mais, que jamais vou nem tocar.

=====================

Também não sei se eu gostaria de comprar outro Notebook, já que o atual esta me dando problemas, e acho que muito se resolve migrando do Notebook

Por exemplo, postei 2 tópicos também pedindo ajuda sobre estes problemas, ta na hora mesmo de trocar.

Postado

@Viviane22 problema no SSD acontece no desktop tambem

erro teclado pode ser driver que tb afeta desktop,

placa-mãe, sujeira, testaria um teclado usb

o a tela do notebook não ficaria sem uso, usaria um suporte tipo o anexo, com um segundo monitor, teclado e mouse a parte, uso uma estacao similar no trabalhoe ajuda bastate as duas telas

mas enfim, a configuração oferecida nos mini pcs sao similar ao teu atual, esses notebooks dell alienware sao bem superiores ao teu atual, tanto em desempenho como qualidade de construcao, eh um outro patamar, tenho um colega que usa a 11 anos um dell alienware m11x sem problemas 

se quer algo alem do alienware, ou de montar um no site da avell (https://avell.com.br/), o mini pc não vai atender, eh partir para desktop, seja o desktop comum ou mini itx 

image.png.7f57d6f245f0dec4ac4d295fb8283a40.png

https://www.dell.com/pt-br/shop/notebook-gamer/alienware-m15-r6-laptop/spd/alienware-m15-r6-laptop?ref=dcalien

um dos meus notebook eh um inspiron 11 da dell, aqueles que viram a tela 360o mas com processador dual core, como tenho um pc gamer tambem, se preciso de processamento, acesso ele remoto sem problemas, para arquivos compartilhados pode usar uma storage com varios drivers SSD

Postado
47 minutos atrás, atanazio disse:

se quer algo alem do alienware

40 mil um modelo Poderoso, rs.

Esse suporte ai com 2 braços iria me atrapalhar bastante, tenho um monitor ultrawide que é bom pra produtividade, consigo dividir a tela dele em 2 quando preciso.

O Pc de trabalho quero deixar em um cantinho mesmo, ocupando o mínimo de espaço possível.

Postado
16 horas atrás, Thiago Atanazio disse:

12k, pelo preco das maquinas hj não acho caro

12k Até da pra pagar, mas será que vale? e outra, será que resolve todos os problema de um notebook normal?

Estou tendo outros problemas tb como citei acima, nos outros 2 topicos.

Será que um Alienware se assemelha a um computador de mesa, ou e apenas um pouco melhor?

Postado

Alienware é maquina gamer raiz, foi pioneira em produzir pcs gamers e definiu os parametros do setor, o mesmo quando comecou no mercado de notebooks ja na tutela da dell, dissipadores, coolers, carcaça projetada para ventilação, tudo voltado para uso extremo, nada de foi projetado para eua e europa e não suporta o calor do Brasil, é a referência mundial

Postado

Quantos aos problemas

NVMe, so é disponivel Disco NVMe na maquina, so escolher entre 512gb ou 1tb, pode definir temperatura maxima da máquina 

Da uma olhada na configuração da tela

165hz, wi fi 6, tudo na maquina eh ao extremo

Postado

a construcao é mais simples, como se fosse um alienware de entrada, 

monitor inferior, carcaca não eh em aluminio para dissipar calor etc, feitas algumas economias para baratear e não bater de frente com a linha principal

eh mais ou menos a qualidade da linha padrão adaptada para games, enquanto o alienware eh um note projetado desde o inicio para games, tudo nele eh pensado para esse uso, não eh algo que foi melhorado para suportar

alem das linhas gamers, existem algumas com boa qualidade construtiva tambem voltadas para mercado de trabalho na propria dell a linha latitude é muito boa, lenovo thinkpad, recomendaria tambem essas duas linhas, a dell gamming não conheco, deve ser alguma extensao da xps que eh uma linha mais premium, com boa configuração, mas voltada para usuario domestico, entao, não tem a mesma qualidade para durar que o latitude que eh pensado como workstation ou o thinkpad da lenovo (ainda sao inferiores que o alienware, esse eh a maquina que seria inferior apenas aquelas com certificado militar com resistência a poeira, umidade ou temperaturas extremas, tipo trabalhar em cameras frias ou deserto)

• Membro VIP
Postado

@Viviane22 , bom dia. 🙂

Poderia explicar que tipo de desempenho é necessário para as tarefas que o novo sistema irá executar? É desempenho extremo em placa de vídeo e processador ou apenas um dos dois? Há um limite de orçamento?

Acredito que, ao fim, a opção de partir para um sistema mini-ITX pode não se mostrar tão viável. Não se tem tanta variedade de peças nessa configuração de medidas, algumas estão já defasadas e a grande maioria nunca voltou a ter estoque. Uma alternativa seria montar o sistema em um gabinete relativamente compacto e usar componentes que não integrem a categoria de alto desempenho - dispensando assim grandes placas de vídeo e a necessidade de refrigeração extrema. Tendo RX 6600XT e RTX 3060, como exemplos, formando o teto de desempenho a se mirar buscando manter o sistema razoavelmente compacto. De tal forma, há como manter proporções relativamente reduzidas para um computador de mesa. Mas, ainda assim, seria um desktop completo, muito maior do que sua ideia inicial que acredito ser algo próximo a um NUC. Há alguns modelos de NUC no mercado, à propósito. Porém se já vê seu notebook como defasado, o desempenho de um desses - ainda que seja um modelo equipado com um i7 - não será motivo de empolgação.

Postado
Em 31/03/2022 às 06:48, Thiago Atanazio disse:

seria inferior apenas aquelas com certificado militar

Poxa, preciso de uma destas, assim provavelmente não vai ter problemas com NVMe aquecendo demais e queimado, kkkkk.

Meu caso não é pra games, não jogo nem campo minado no PC de trabalho, tenho um PC pra games, este seria só pra trabalho.

Mas claro que entendo que um PC pra games vai dissipar bem o calor e ter boa desempenho.

Mas eu não preciso da tela, do design, do teclado, nem nada disto, só a tela de altíssima qualidade vai boa parte do valor, as super placas de vídeo (que tb não preciso) vai outra boa parte do valor.

Se tivesse uma versão top, pra uso pesado e extremo, mas sem ser focado pra games, seria melhor.

Em 31/03/2022 às 08:13, Bakura Ryo disse:

Poderia explicar que tipo de desempenho é necessário para as tarefas que o novo sistema irá executar? É desempenho extremo em placa de vídeo e processador ou apenas um dos dois? Há um limite de orçamento?

Preciso de uma placa de vídeo dedicada, mas não precisa ser extrema, no meu notebook atual tem uma RTX 3060 e isto basta. dar um upgrade seria legal mas não precisa de tanto.

Ligo em um monitor UltraWide de 34"

Processador e Ram rapidos são mais importantes.

Eu emulo maquinas virtuais (Virtual Box, VMWare, Bluestacks) pra testar coisas em diferentes sistemas, as vezes 2, 3, 4 simultaneamente e isto pesa muito.

Alem de ficar com 100, 200 abas abertas em navegadores simultaneamente.

Poder usar um NVMe sem que ele fique quente como sol e queimando, é algo que quero também.

Portas USB 3 e USB tipo C tb são importantes. Ligar 2 HDS externos de Backup é imporante

Aqui no Notebook, quando qualquer HD externo tem uso alto, o teclado e mouse (usb) param de funcionar praticamente, mesmo que eu coloque um HUB USB com fonte propria, o problema continua, é complicado.

• Membro VIP
Postado

@Viviane22 - citando processador de alto desempenho, várias portas USB 3.0 e conectores tipo C nos leva a ... um computador de mesa comum. O que dá pra fazer é montar num gabinete compacto, usando um water cooler pro caso de o espaço para fans se mostrar pouco para ventilação do sistema a ar - ou para controlar o ruído!

Para a placa de vídeo, você mesma já deu o modelo ao qual lhe atende. Partindo daí, escolher o processador ditará o que será necessário a se buscar dos demais componentes que virão a complementar o dispositivo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...