Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congelou e cheirando queimado, este capacitor estourou?


Posts recomendados

Bom dia, eu estava usando meu Pc normalmente até que eu senti um cheiro de queimado e a tela congelou, dps disso ele não ligou mais, girava o cooler e parava, e eu não conseguia mais nem desligar o Pc congelava tudo, tinha que desligar na tomada, ae eu tentei ligar mais uma vezes e daí não ligou mais, quando abri vi que tinha um capacitor de lado sem encostar a perninha, e mais inchado que o restante, o capacitor causa esse problema? E onde posso achar um capacitor desse? O modelo dele ė CAP 1000 6.3V

E trocando ele, a placa volta. A funcionar normalmente? Obrigado

IMG_20220314_191316_727.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jean Victor1212 Bom dia

 

Qual a configuração completa do seu computador e principalmente a fonte.

Provável que deve ter passado alguma tensão a mais vindo da fonte e fez com que o mosfet próximo ao capacitor viesse a se queima.

Se tiver um multimetro verifique se esse mosfet se ele está em curto ou aberto, se estiver deve ser ele o causado do problema da máquina ligar por 1 segunda e desligar.

O capacitor esufou porque recebeu tensão a mais.

E o capacitor e o mosfet você acha fácil em qualquer loja de eletrônica, pode ser que o mosfet de um pouco mais de trabalho para achar.

Se  não achar também você pode remover de alguma placa-mãe queimada, é claro desde que seja o mesmo modelo ou equivalente.

Mais antes de sair removendo componente se você não tiver conhecimento leve a alguém que saiba remover esse tipo de componente.

Componente de placa-mãe ou placa de vídeo e bem chatinho de remover, porque os fabricantes usam uma solda bastante difícil de remover.

Vi que próximo desse capacitor tem um diôdo e esse tipo de componente também pode ser um regulado de tensão verifique se o mesmo não está aberto ou em curto.

 

transistor_mosfet_irfr3411pbf_to_252_3_d

images?q=tbn:ANd9GcQC69GG5gKjJS9fUUXNTCZ

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Jean Victor1212 Bom dia

 

Qual a configuração completa do seu computador e principalmente a fonte.

Provável que deve ter passado alguma tensão a mais vindo da fonte e fez com que o mosfet próximo ao capacitor viesse a se queima.

Se tiver um multimetro verifique se esse mosfet se ele está em curto ou aberto, se estiver deve ser ele o causado do problema da máquina ligar por 1 segunda e desligar.

O capacitor esufou porque recebeu tensão a mais.

E o capacitor e o mosfet você acha fácil em qualquer loja de eletrônica, pode ser que o mosfet de um pouco mais de trabalho para achar.

Se  não achar também você pode remover de alguma placa-mãe queimada, é claro desde que seja o mesmo modelo ou equivalente.

Mais antes de sair removendo componente se você não tiver conhecimento leve a alguém que saiba remover esse tipo de componente.

Componente de placa-mãe ou placa de vídeo e bem chatinho de remover, porque os fabricantes usam uma solda bastante difícil de remover.

Vi que próximo desse capacitor tem um diôdo e esse tipo de componente também pode ser um regulado de tensão verifique se o mesmo não está aberto ou em curto.

 

transistor_mosfet_irfr3411pbf_to_252_3_d

images?q=tbn:ANd9GcQC69GG5gKjJS9fUUXNTCZ

Minhas especificações:

 

placa-mãe DDR3 h61.

 

Placa de vídeo GTX 1060 3GB

 

Processador I5 3470S 

 

Fonte: Thunder 650W

 

memória RAM Dual Channel DDR3 2x8 Juhhor

agora, Jean Victor1212 disse:

Minhas especificações:

 

placa-mãe DDR3 h61.

 

Placa de vídeo GTX 1060 3GB

 

Processador I5 3470S 

 

Fonte: Thunder 650W

 

memória RAM Dual Channel DDR3 2x8 Juhhor

Mas a fonte eu liguei com outra placa e placa de vídeo, e funcionou normalmente..

 

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Jean Victor1212 sim, está estufado, mas me parece um capacitor de filtragem, ele sozinho não faria o PC parar de funcionar, algo mais está errado aí. Qual é a configuração COMPLETA do seu PC? Incluindo marca e modelo da fonte.

 

47 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Jean Victor1212 Bom dia

 

Qual a configuração completa do seu computador e principalmente a fonte.

Provável que deve ter passado alguma tensão a mais vindo da fonte e fez com que o mosfet próximo ao capacitor viesse a se queima.

Se tiver um multimetro verifique se esse mosfet se ele está em curto ou aberto, se estiver deve ser ele o causado do problema da máquina ligar por 1 segunda e desligar.

O capacitor esufou porque recebeu tensão a mais.

E o capacitor e o mosfet você acha fácil em qualquer loja de eletrônica, pode ser que o mosfet de um pouco mais de trabalho para achar.

Se  não achar também você pode remover de alguma placa-mãe queimada, é claro desde que seja o mesmo modelo ou equivalente.

Mais antes de sair removendo componente se você não tiver conhecimento leve a alguém que saiba remover esse tipo de componente.

Componente de placa-mãe ou placa de vídeo e bem chatinho de remover, porque os fabricantes usam uma solda bastante difícil de remover.

Vi que próximo desse capacitor tem um diôdo e esse tipo de componente também pode ser um regulado de tensão verifique se o mesmo não está aberto ou em curto.

 

Entendi vou dar uma olhada nele

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!