Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura Ryzen 5600X alta?


Posts recomendados

comprei um Ryzen 5 5600x e jogando csgo com fps destravado ta batendo 86 graus no HWMONITOR usando navegador e coisa simples está na casa do 60 g, minha duvida é tem problema usar assim e jogar? devo comprar um watercooler ou um cooler novo? moro no interior do rio de janeiro e o quarto do computador é bem quente atéimage.png.2e5e14d60d0fb495aa7ddb9d71fc9602.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Luiz Guxtavo disse:

moro no interior do rio de janeiro e o quarto do computador é bem quente até

Boa tarde. Qual o modelo do gabinete? Pelas temperaturas apresentadas precisa sim de um Cooler, mas não adiantará se o gabinete não tiver boa ventilação.Deve dar mais detalhes da config para saber o total da carga de calor dentro do gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo a AMD a temperatura de um Ryzen 5600X pode chegar a 95ºC sem comprometer a vida da CPU, mas temos que considerar o seu setup também e melhorar ao máximo o AirFlow.

 

Mas seu problema com temperatura poderia ser melhorado com a troca do gabinete por um com frente em mesh e o uso de 6 fans. Não precisaria necessariamente trocar o cooler box, mas é também uma opção para melhorar a temperatura.


Fans você poderia usar ou o XPG Vento ou Scythe Kaze Flex dependendo de quanto esta disposto a gastar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Luiz Guxtavo disse:

O gabinete é um Aerocool Bolt(só tem a fan q já vem nele) minha gpu é uma RTX 2060, o cooler é o padrão da amd

Na minha opinião, como esse frontão tem duas aberturas na frontal para entrar ar, o que você pode fazer é instalar dois FAN frontais de 120mm(na parte inferior do frontão) e instalar um air cooler médio tipo um Gammax 400. Isso deve resolver. Se quiser melhora um pouquinha coloque mais um FAN de 120 no topo.

Não precisa trocar o gabinete não, depois dê um retorno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Guxtavo Depende do que "enquanto eu não troco o gabinete e o cooler" quer dizer se esse período de tempo for 1 ou 2 meses é menos problemático do que empurrar a compra por anos porque ainda não ocorreu algum problema sério no PC. É difícil dizer o quanto de vida útil você está queimando do PC por permitir que a temperatura fique mais alta do poderia estar em um gabinete com ventilação melhor.

 

Talvez seja pior para o VRM da sua placa-mãe do que para o processador essa temperatura alta.

 

Mas seria muito mais problemático se o PC estivesse chegando a 100ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Luiz Guxtavo disse:

se compro um desses coolers recomendados e depois as fans, agradeço demais!

Os FAN são necessários, depois vem o Cooler. Vais gastar uns 200 mais ou menos. Um Gammax 400 está por volta de 120 e é muito bom para essa CPU, já que dissipa só 65W e o Gammax tira até 180W

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde enxergo os maiores problemas ai seria o Gabinete e a ausência de Fans.

Mesmo não gostando e/ou recomendando utilizar CoolerBox, creio que não seja a necessário a troca.

 

Minhas recomendações são:

Compre fans para melhorar o AirFlow desse seu gabinete, instale da seguinte forma:

3x Fans na parte Frontal empurrando o AR para DENTRO (Se não tiver suporte para 3, pode instalar apenas 2)

2x Fans na parte Superior empurrando o AR para FORA.

1x Fan na parte Traseira empurrando o AR para FORA.

 

Se mesmo assim, a temperatura não diminuir ou diminua, mas bem pouco (nem 10%).

Ai recomendo fazer a troca desse gabinete por um com frente em MESH, deixo minhas recomendações abaixo:

- Galax Nebulosa

- Mancer Anubis

- Silverstone Fara R1 Pro

- Montech X3 Mesh

 

Creio que com essas mudanças, terá uma boa diminuição de temperatura.

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Luiz Guxtavo disse:

Scythe Kaze Flex 

São boas. Mas nesse caso, prefira a SCYTHE KAZEFLEX 120 SLIM PWM 1800RPM, KF1215FD18-P, pois pode comprar só um FAN para colocar na frontal. Vai instalar o cabo dele na MB em uma Sys_FAN. A vantagem é que ela tem mais fluxo de ar e ela será mais eficiente, trabalhando em RPM menor quando for mais fresco, diminui o barulho e o consumo eletricidade.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou passando pelo mesmo problema. O processador esquenta muito! Em jogos como Fifa e CS (são os que testei até agora) ele chega a bater 94c, mantendo uma média entre 88c e 92c.

 

Comprei 2 kits com 3 fans de 120mm cada e um air cooler Redragon Thor, que devem chegar na próxima semana.

 

A minha dúvida é: A minha fonte de 500w aguenta essa configuração nova, com o acréscimo dos fans e do air cooler?

 

Gabinete: Pichau Kronen

placa-mãe: ASUS TUFgaming a520 plus wifi 
Processador: Ryzen 5600x
Placa de vídeo: Radeon rx 5500 xt 4 gb 
memória RAM: 2x8gb 2666
HD: 1tb sata 7200 rpm 
SSD: NVMe 256 gb 
Fan: 2x3 (6 fans) pichau wave 120mm
Air Cooler: Redragon thor

Monitor: Agon 0.5ms 240hz 24.5''

Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus, PG-5001-BR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!