Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte: eu estou usando uma aplicação que tem uma determinada ação que você precisa um atalho padrão que o Shift+6, a trema (¨). O problema é que, como você precisa apertar o Shift+6 duas vezes pra trema sair, o atalho acaba não funcionando como deveria. Eu queria saber se tem alguma configuração que eu possa fazer para usar a trema apertando o Shift+6 apenas uma vez.

Abraços!

Postado

Provavelmente, não, porque o trema não existe só. Ele sempre está "montado" em alguma letra, assim como não existe o acento só e não existe cedilha sem o "c". Existe o trema só em Unicode, mas eu nem consigo imaginar a utilidade disso.

Em teclados, isso se chama "dead key" (tecla morta ou tecla silenciosa). Ela não tem muito efeito sem uma vogal. No meu teclado (Linux), se eu apertar o trema seguido de um espaço, o resultado é exatamente igual ao das aspas duplas (").

Também em Linux, eu posso alterar os atalhos de teclado e fazer uma combinação gerar o caractere que eu quiser. Por exemplo, quando eu tentei estudar línguas eslavas, configurei meu teclado para digitar com facilidade muitos carateres pertinentes: č, š, ř, ž, ť, ľ, Ľ, д, ж, я, ĕ и, ů, б, Б, ю, Ю, щ. Eu digito tudo isso com apenas uma tecla + a letra. Eu só sei fazer isso em Linux. Não sei em Windows. Deve ter algum aplicativo que faça isso. Acho que já vi, mas faz muito tempo.

Talvez haja uma solução para o seu problema, mas a solução provavelmente é usar outra combinação de teclas para a ação que você pretende.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...