Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, tudo beleza? Comprei recentemente uma B660 Gigabyte Gaming X DDR4 e um i5 12400 F + 2x8Gb 3200 MHz Husky. Montei o pc e conectei os pentes nos slots A1 e B1 (dual channel) e simplesmente o pc liga, mas não dá vídeo. Funciona por alguns segundos, reinicia e assim infinitamente. Quando as memórias estão nas posições A1 e A2 o pc funciona normalmente, porém em single channel. O mais engraçado é que com o outro par de pentes que tenho aqui HyperX 2400 MHz o pc funciona normalmente em dual channel. Já atualizei a BIOS e já testei cada slot individualmente e está tudo ok. Também testei as memórias Husky em uma ASUS Prime A320M-K 2 slots e funcionaram em 2400 MHz dual channel normalmente, ou seja, não é um defeito na memória e nem nos slots da placa-mãe. Será então incompatibilidade? Testei até um pente HyperX e outro Husky e funcionou o dual channel. A coisa só não funciona com as duas memórias Husky.

Ao colocar um pente Husky por vez e acessar a BIOS um pente mostra frequência de 2400 MHz enquanto o outro mostra 26667 MHz. Percebi também pelo Hwinfo64 que as latências dessas memórias Husky são diferentes, mesmo contendo na descrição da caixa exatamente o mesmo modelo. Se alguém puder dar uma luz eu agradeço. Estou postando algumas fotos para ajudar. Abraços!

WhatsApp Image 2022-04-12 at 09.55.02.jpeg

WhatsApp Image 2022-04-12 at 09.55.03.jpeg

WhatsApp Image 2022-04-12 at 10.06.15.jpeg

WhatsApp Image 2022-04-12 at 10.06.50.jpeg

WhatsApp Image 2022-04-12 at 14.44.43.jpeg

WhatsApp Image 2022-04-12 at 14.44.44.jpeg

Postado

Comece tentando colocar os pentes nos slots corretos: da esquerda para a direita, o 2 e o 4. Se eu entendi direito, você colocou em 1 e 3, e isso pode dar problema em alguns casos. Veja se isso resolve.

Postado
32 minutos atrás, Diego Venturini_572190 disse:

Ao colocar um pente Husky por vez e acessar a BIOS um pente mostra frequência de 2400 MHz enquanto o outro mostra 26667 MHz. Percebi também pelo Hwinfo64 que as latências dessas memórias Husky são diferentes, mesmo contendo na descrição da caixa exatamente o mesmo modelo. Se alguém puder dar uma luz eu agradeço. Estou postando algumas fotos para ajudar. Abraços!

Pelas especificações são módulos diferentes... vai ser complicado funcionarem bem. Estão na garantia? Se for o valeria a pena tentar trocar.

Postado
1 minuto atrás, Diego Venturini_572190 disse:

@Sergio Mega Acionei o arrependimento hoje na Kabum. Sabe me dizer se é tranquilo?

Nunca precisei acionar o arrependimento no Kabum, mas já vi algumas pessoas elogiando e outras reclamando. Mas acredito que no geral seja tranquilo. De qualquer forma, te desejo sorte pra resolver essa questão.

• Curtir 1
Postado

@Sergio Mega Valeu cara, já estou quebrando a cabeça aqui há pelo menos uns 4 dias. Minha sorte foi ter essas memórias HyperX para testar. E aproveitando...como funcionaram não é nenhum problema na placa-mãe não né?

Outra coisa que me deixa intrigado é. Como as Husky podem funcionar em uma placa-mãe mais básica e não funcionarem numa B660? Complicado hem.

Postado

@Diego Venturini_572190  Acredito que o problema ai foi o controle de qualidade dessas Husky. O ideal é sempre que os módulos sejam idênticos e pelas especificações do HWinfo64 eles não são.

Nesse caso, elas podem funcionar bem juntas por em velocidades mais baixas, mas ao tentar usar na velocidade máxima o problema aparece. Um teste que poderia tentar na B660 é colocar apenas uma delas, setar manualmente em 2400 MHz na BIOS e depois adicionar a segunda. Seria útil para garantir que o problema é mesmo a diferença nas especificações que afeta o dual channel nas velocidades mais altas.

Postado

@Sergio Mega  Só para dar um parecer final, consegui fazer as Husky trabalharem em dual channel mesmo sendo pentes com especificações diferentes. Primeiro desabilitei todas as opções automáticas de XMP etc. Coloquei o pente 2400 MHz no slot A2 e olhei que seus timings pela BIOS eram maiores. Tirei o pente de 2400 MHz e coloquei o pente 2667 MHz no slot B2 e alterei seus timings para valores exatamente iguais aos do outro pente, e como num passe de mágica estou aqui com as memórias em 3200 MHz. Já testei nos jogos e está muito estável. Valeu pela ajuda irmão. Ah, quanto a Kabum, me enviaram hoje o procedimento de devolução das memórias, mas como funcionou de boa, vou ficar com elas! 

DUAL CHANNEL HUSKY.png

• 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!