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Olá, pessoal! 

 

Espero que estejam bem.

 

Estou com um problema e gostaria de conversar para ver se consigo solucionar. É o seguinte:

 

Aqui em casa tenho Live Tim e o roteador fica na sala. É um Technicolor (TG789vac v2). Com a pandemia, precisei estender um cabo da sala até meu quarto. Assim, para ter uma internet melhor aqui, optei por instalar um outro modem. É um Multilaser (RE160). Basicamente não precisei fazer muitas configurações no Multilaser.

 

Conectei o cabo, mudei nome da rede wifi e senha e indiquei que o IP seria dinâmico e ele conectou na internet. Utilizo ele para mais de 1 ano.

 

No entanto, essa semana tive uma ingrata surpresa. O Multilaser parou de realizar conexão com a internet. Não sei o que pode ser. Já mexi em todas as configurações e nada. Tentei um outro roteador que tenho aqui (um Technicolor, que era cedido pela Oi) e não consegui acesso.

 

Fiquei pensando se poderia ser alguma configuração na Tim que tenha mudado.

 

Não parece ser o meu roteador principal, visto que se eu conectar o cabo direto no computador, ele faz a conexão normalmente. O problema está quando eu conecto o cabo na porta WAN do Multilaser, que não se conecta à internet.

 

Vocês teriam ideia do que pode ser?!

 

Grato pela atenção,

 

Desculpe se já tem tópico sobre isso. Não encontrei nada relacionado.

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  • Solução
Postado

Tente utilizar o roteador como AP, em resumo é:

  1. Conectar usando LAN-LAN
  2. Desativar o DHCP do 2º roteador.
  3. Configure o wireless normalmente (dê preferência para usar nome diferente, porque em alguns casos o mesmo nome confunde o sistema e não sabe se deve se conectar usando roteador A ou B)
  4. Para evitar conflitos de IP, certificar que o IP do roteadores são diferentes.

Desta forma todo o gerenciamento de IP fica no roteador principal.

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Postado

@dwatashi , fiz o que você disse e consegui.

 

Mas fiquei curioso com uma coisa: antes disso, da forma como eu havia configurado, conseguia me conectar normalmente. Ligava LAN1 (Modem Tim) na WAN (do Multilaser), colovaca em IP Dinâmico e ele fazia toda conexão automaticamente.

 

De quarta-feira passada para cá esse problema que relatei surgiu. Não era problema de IP, pois o Tim estava em 192.168.1.1 e o Multilaser estava em 192.168.0.1. Quando entrava na adm do multilaser, aparecia que estava sem acesso ao servidor remoto e que era necessário contatar meu ISP. Algumas vezes aparecia que IP era válido, mas que não conseguia acesso.

 

Enfim... você saberia dizer o que pode ser isso? 

 

De todo modo, consegui conexão, tanto via Wifi quanto via cabo do roteador multilaser.

 

Muito obrigado!

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