Ir ao conteúdo

Recomendação de fonte para Ryzen 7 5700G + RTX 3050

Ir à solução Resolvido por Physics,

Posts recomendados

Postado

Meu computador vai ter as seguintes peças:

Processador: Ryzen 7 5700G(cooler padrão)

Placa de vídeo: RTX 3050

RAM: 2x 8GBb DDR4

Placa-mãe: ASUS tuf gaming b450m plus (1 não 2)

HD: 7200RPM 3'5 1Tb

SSD: NVMe 512Gb 

Fans: 6x 120mm sem luzes

Afinal, qual potência preciso pra esse setup, pesquisei bastante, fiz na calculadora e deu que eu precisaria de +- 400W e me recomendou comprar uma fonte de 500W, porém outro usuário experiente de outra página me recomendou uma fonte de 750W e recentemente encontrei um post aqui dizendo que superpotência é algo ruim, afinal eu sigo quem?

Postado

Seu PC não chega a usar 350W.

Recomendo uma de 450 ~ 550W.

Marcas, recomendo:

- XPG Pylon

- Pichau Nidus

- Seasonic

Com atenção maior na XPG Pylon

• Curtir 1
  • Solução
Postado
27 minutos atrás, Imortalmaster disse:

Porém outro usuário experiente de outra página me recomendou uma fonte de 750W e recentemente encontrei um post aqui dizendo que superpotência é algo ruim, afinal eu sigo quem?

O usuário experiente pode não ter tanto conhecimento quanto imaginas.

Enfim, esta potência é desnecessária para o teu sistema, onde uma fonte de alimentação de 450W bastaria.

27 minutos atrás, Imortalmaster disse:

Fiz na calculadora e deu que eu precisaria de ± 400W e me recomendou comprar uma fonte de 500W.

O valor obtido na calculadora também é exacerbado e a recomendação é dispensável.

Sugiro a leitura deste tópico (estou trabalhando em uma atualização no texto).

13 minutos atrás, Imortalmaster disse:

Estava vendo as especificações na Kabum, não dizia nada sobre conectores Molex, meus 6 fans são Molex, saberia me dizer se tem?

Creio que refira-se ao conector FDD, que a PYLON 450W possui apenas um.

É incomum que fabricantes incluam mais de um deste conector, pois este é considerado obsoleto e não é mais requerido no Intel Power Supply Design Guide.

Deves conectar os teus fans à placa-mãe ou utilizar controladores, geralmente inclusos em gabinetes.

• Curtir 1
Postado
47 minutos atrás, Imortalmaster disse:

porém outro usuário experiente de outra página me recomendou uma fonte de 750W

A experiencia ai deve ser fazer usuários gastar com fonte de mais para peças que não gasta isso.

Você pode optar por fontes de 550W 80+ Gold, já suporta muito bem também.

Cabo molex toda fonte é para vir.

Postado

@Phynsx Obrigado pela dica, li o seu tópico e parece um pouco complicado pra mim ainda que apesar de estar no meio há muito tempo não sei quase nada sobre os pequenos detalhes hahah, irei pesquisar uns termos para entender melhor, mas só a recomendação da potência já me ajuda bastante para o entendimento, obrigado.

E sobre o conector me refiro ao molex mesmo onde conecto os fans diretamente na fonte. Creio que seja meio antigo esse modo mesmo mas foi o que o dinheiro me permitiu kkkkk.

Obrigado pela ajuda!

2 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

A experiencia ai deve ser fazer usuários gastar com fonte de mais para peças que não gasta isso.

Você pode optar por fontes de 550W 80+ Gold, já suporta muito bem também.

Cabo molex toda fonte é para vir.

Kkkkkkkkk deve ser mesmo, valeu pela ajuda, ainda no assunto, você saberia responder se colocar todos os fans em um molex sóndaria problema? Meus fans tem como conectar em molex e ser conectado também fazendo um trenzinho hahaha, na minha fonte atual tenho 3 conectores e coloco 2 em cada, nessa pylon que foi recomendada teriam 2, seria ruim conectá-los assim? 3 em cada ou 6 em 1?

• Curtir 1
Postado

@Phynsx Acabei pegando uma Xpg Pylon 650w ao invés da Pylon de 550w porque achei a diferença de preço entre os 2 modelos muito pequena (R$ 365,00 X R$ 385,00) e optei por "errar pelo excesso ao invés de errar pela falta", mesmo que meu sistema possa ser bem suprido por uma  Pylon 450w (Ryzen 5600g, 16 giga de ram e futuramente  uma RTX 3050).

Enfim, passei os olhos  rapidamente  no seu artigo e gostaria de saber se existe problemas para essa fonte em ter que trabalhar com uma "corrente" muito abaixo do seu padrão, como se fosse um "underclock" da fonte ?

Imagino que cai na falácia  do Superdimensionamento preventivo, não ?

Postado
57 minutos atrás, Arkimidiz Descartes disse:

Enfim, passei os olhos rapidamente no seu artigo e gostaria de saber se existe problemas para essa fonte em ter que trabalhar com uma "corrente" muito abaixo do seu padrão, como se fosse um "underclock" da fonte?

Caso este modelo possuísse alguma forma de semi-passive operation (acionamento do fan apenas com determinada condição de carga e temperatura) configurada incorretamente, poderia haver aquecimento desnecessário, mas não é o caso e este modelo possui sua maior faixa de eficiência com baixa carga.

A maior diferença será o menor desgaste da fonte de alimentação.

1 hora atrás, Arkimidiz Descartes disse:

Imagino que cai na falácia do superdimensionamento preventivo, não?

Sim, despenderás um valor mais significativo em uma fonte de alimentação de qualidade intermediária com maior potência, que não será adequada para um eventual sistema de alta performance.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!