Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Air Cooler ou Water Cooler? Ryzen 5 5600G


Posts recomendados

Oi queria saber qual é o sistema de refrigeração ideal para este processado tendo em vista que penso em fazer um overclock seguro ocasionalmente. 

Tava pensando em usar isso >>> https://www.kabum.com.br/produto/78570/watercooler-corsair-hydro-series-high-performance-h45-120mm-cw-9060028-ww

 

Agradeço qualquer informação ou recomendação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DaviTI overclock é perda de tempo, você quebra a cabeça configurando pra ficar redondinho e no fim consegue ganhar 10% de desempenho na melhor das hipóteses. Pra isso precisa investir em cooler mais caro, pagar mais caro em placa-mãe, etc., no fim das contas você ganharia mais investindo esse dinheiro em outras peças mais úteis.

 

Se você quer pegar um cooler para refrigerar melhor o processador, um Gammaxx 400 V2 é mais que suficiente para um processador desse nível. Pegar water cooler de 120mm também é um dos piores investimentos, water cooler tem que ser de 240mm pra cima, e só vale a pena para processadores um pouco mais "esquentados", modelos que consomem mais de 100W, como os modelos mais fortes de Core i5 (ex: 12600K, 11600K), Core i7, Core i9, Ryzen 7 final 800X (ex: 5800X, 3800X), Ryzen 9 e Xeon. Para processadores mais intermediários, como a maioria dos Ryzen 5, Core i5, Ryzen 3 e Core i3, usar water cooler é a mesma coisa de apagar fósforo com extintor.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Oi Guilherme, falei pensar em fazer overclock, mas só ocasionalmente. Já tive outras APUs que tava sofrendo para rodar algum jogo específico e ao fazer overclock seguro na RAM (mexendo só nos timings primários e aumentando um pouco a frequência) e nos gráficos do processador, consegui ter a fluidez que precisava para conseguir jogar o jogo sem dor de cabeça, mesmo a diferença de performance seja 10% de ganho. Depois do jogo, eu deixo o processador em stock. Então por experiência própria, em cenários bem específicos, fazer um overclock básico e seguro valeu a pena para mim, imagino que talvez exista algum cenário que compense fazer um over básico e seguro com o Ryzen 5 5600G, talvez não exista esse cenário por esse processador ser um pouco mais forte que os outros que eu tive no passado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, DaviTI disse:

@GuilhermeGB Oi Guilherme, falei pensar em fazer overclock, mas só ocasionalmente. Já tive outras APUs que tava sofrendo para rodar algum jogo específico e ao fazer overclock seguro na RAM (mexendo só nos timings primários e aumentando um pouco a frequência) e nos gráficos do processador, consegui ter a fluidez que precisava para conseguir jogar o jogo sem dor de cabeça, mesmo a diferença de performance seja 10% de ganho. Depois do jogo, eu deixo o processador em stock. Então por experiência própria, em cenários bem específicos, fazer um overclock básico e seguro valeu a pena para mim, imagino que talvez exista algum cenário que compense fazer um over básico e seguro com o Ryzen 5 5600G, talvez não exista esse cenário por esse processador ser um pouco mais forte que os outros que eu tive no passado.

Overclock de memória realmente pode ser uma ajuda para o desempenho do vídeo integrado e também do processador, mas isso não exige placa-mãe topo de linha nem cooler de alto desempenho, o que eu me referia era sobre OC de processador. Um dos overclockers mais famosos da internet já fez OC até em Gigabyte A520M H, uma das placas mais simples para o chipset A520 disponíveis no mercado. Ele pegou duas RAMs G.Skill de 8GB 3200MHz CL14 e meteu 3800MHz CL16, rodou tudo numa boa. Um detalhe que ele estava usando um Ryzen 5 3600, geralmente o limite desses processadores de 3ª geração está ali por volta dos 3600-3800MHz ou um pouco mais, processadores mais novos tem melhor capacidade de OC em RAM, o que também não é garantia que vão conseguir subir muito. 

 

Ainda assim, memórias de 3600MHz estão bem acessíveis hoje, pode ser que você consiga pegar um pente barato que tenho capacidade de entregar um pouco mais, mas geralmente o custo não vela o desempenho extra que você pagaria em RAMs de maiores frequências ou com chips melhores para overclock. Você vai estar bem servido com RAMs de 3600MHz usando o vídeo integrado, o seu foco deve ser futuramente adquirir uma placa dedicada para obter melhor desempenho. Nesse caso você também dificilmente vai precisar de mais desempenho do que o 5600G oferece em stock como CPU, a menos que você tenha monitor de 144/165Hz e vá jogar alguns games pesados de forma competitiva, nesse caso o 5600G vai render um pouco menos que um 5600/5600X por ter alguns cortes pelo lado da CPU (principalmente a menor quantidade de cache, sendo algo que tem uma certa relevância em jogos).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, teixeira2 disse:

a quantidade de cache menor dele não é compensada pelo fato dele ser monolithic?

Não sei te dizer, só sei que o 5600G fica consideravelmente abaixo do 5600X em alguns jogos, em outros nem tanto. Mas entre os jogos onde a diferença é maior estão alguns eSports ou jogos mais competitivos, justamente os títulos que dependem mais de CPU. Os vídeo abaixo mostram isso na prática:

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Entendi. Me referia anteriormente a fazer OC na iGPU, OC na CPU não faz muito sentido neste caso, porque em muitas gameplays o Ryzen 5 5600G fica em 5% de uso e a Vega 7 fica em 100%, ou seja, a Vega 7 que limita o desempenho, então faz mais sentido fazer oc nela do que na CPU... né? sla, eu acho

Sei que muitos 5600G conseguem subir até 2300 MHz (clock da iGPU) com estabilidade e sem precisar aumentar a tensão, alguns precisam só de + 0,025V para alimentação da iGPU (o que é considerado um oc "seguro" e estável pela maioria dos testes e dos sites especializados)

Tenho uma memória TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 8GB 3200 MHz (estou pensando em comprar mais 1 pente hoje do mesmo modelo), pelos meus testes, ela consegue subir para 3600 MHz tranquilo. Minha placa-mãe é uma B450M Steel Legends ASRock. Comprei o 5600G da Aliexpress sem o air cooler box, então vou precisar de uma solução de resfriamento ideal (suficiente) para esse processador (pra esclarecer, ainda estou esperando ele chegar). Em casos bem específicos, talvez eu faça um OC nas memórias e no Clock da iGPU, por exemplo, no caso de eu precisar daquele empurrãozinho para rodar com 30 FPS e com estabilidade de frametime (tempo entre os quadros) que é o mínimo aceitável para mim. Sei que esse processador deve rodar na qualidade baixa e resolução full HD com + de 30fps boa prte dos jogos atuais, mas talvez eu busque um baixo-médio full HD sla... gosto muito de jogar jogos singleplayer com campanha, história etc 

Penso em comprar no segundo semestre deste ano uma RTX 3060 Ti para combinar com o Ryzen 5 5600G (me disseram que ela provavelmente vai diminuir de preço, espero que sim, vou pelo menos esperar para quem sabe pegar uma boa promoção).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DaviTI entendi, mas acredito que OC em iGPU não chega a precisar de um cooler muito potente. Com a iGPU vão ser raros os casos que o processador vai limitar o desempenho, mas quando você colocar uma placa dedicada, pode começar a encontrar algumas situações assim em jogos mais competitivos, mas nada que seja um grande problema.

 

Eu comprei meu Ryzen 5 3600 também no Aliexpress sem cooler, uso ele com um Gammaxx 400 V2 e ele dá conta do recado. Ontem a noite estava fazendo alguns testes de overclock só por curiosidade, subi para 4.5GHz com 1.275V, fiz uns testes de estresse e pegou no máximo 80ºC, mas não tenho certeza se ficou 100% estável, mas com 1.25V tinha desligado na mesma hora que fui fazer o estresse. Mas eu gosto de usar travado a 4.0GHz a 1.08V, a temperatura em estresse fica na faixa dos 60ºC, ou seja, 20ºC a menos que em 4.5GHz para 10% a menos no desempenho, pontuação no Cinebench R20 ~3600 a 4.0GHz e ~4000 a 4.5GHz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 16/04/2022 às 08:40, DaviTI disse:

 

Air cooler "high end" é caro assim mesmo. 😜

 

Mas não a motivo para pagar os R$ 461,90 no Scythe Fuma 2 se já tem no mercado o novo Schyte Fuma 3 - que tem desempenho melhor; por R$ 359,90 ou o DeepCool AG620 por R$ 314,00.

 

O que não faz muito sentido é comprar cooler ou WC de R$300-400,00 para Ryzen 5600G, mesmo com overclock - que é mais ilusão do que resultado pratico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/01/2024 às 12:59, gibds disse:

Você já tem esse PC ou está planejando comprar? Se não comprou ainda, dá pra montar algo melhor escolhendo peça por peça. Pela descrição rasa desse PC, é muito provável que te mandem peças de qualidade duvidosa dentro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2024 às 13:03, gibds disse:

@GuilhermeGB comprei ele na promoção da kabum por 1.800. tô esperando chegar 

se der problema, vou devolver e tentar comprar peça por peça mesmo...

Pelo menos o preço não foi tão ruim. Boa sorte.

 

Sobre o cooler do seu processador, acho que seu maior problema vai ser o gabinete do PC. Se ele for igual mostra na foto, seu PC vai ficar sem circulação de ar e provavelmente vai ter bastante aquecimento no processador, nem water cooler resolveria. Com um gabinete decente (com boa circulação de ar), provavelmente não seria necessário trocar o cooler original da AMD para esse 5600G.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!