Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimensionamento da rede pra um computador


Posts recomendados

Pretendo comprar um computador com dimensionamento da fonte de até 700w. Além disso, no disjuntor o único equipamento que poderia ser ligado ao mesmo tempo seria uma Tv que consome 135w. 

 

Minha cada é 127, os fios 2,5mm nas tomadas. Qual o dinjuntor ideial para proteger a fiação? 

 

Para ser mais preciso, esse disjuntor secundário que está em um quarto separado da casa vem direto do disjuntor primário da casa por um fio de 2,5 mm.

 

Do poste até o dinjuntor primário a conexão é por um fio de 4mm que será substituído por um de 10mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Alan Sales disse:

Pretendo comprar um computador com dimensionamento da fonte de até 700w. Além disso, no disjuntor o único equipamento que poderia ser ligado ao mesmo tempo seria uma Tv que consome 135w. 

 

Minha cada é 127, os fios 2,5mm nas tomadas. Qual o dinjuntor ideial para proteger a fiação? 

 

Para ser mais preciso, esse disjuntor secundário que está em um quarto separado da casa vem direto do disjuntor primário da casa por um fio de 2,5 mm.

 

Do poste até o dinjuntor primário a conexão é por um fio de 4mm que será substituído por um de 10mm.

Você pode até colocar uma fonte de 1000W, o difícil é computador consumir isso. Uma configuração com RTX 3080 e Core i7 12700K ainda teria um consumo menor que 600W de pico.

 

O para usar nesse circuito é de 10A (suportaria até 1270 V.A em 127 V), na verdade é o máximo definido pela norma para circuitos de tomadas de uso geral, se você tem algum equipamento que precise de mais do que 10A, você precisará fazer um circuito exclusivo para ele (não é o caso aqui).

 

O que você quer dizer com "disjuntor primário"? Seria o disjuntor específico para algum circuito ou você está se referindo ao disjuntor geral?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB então. Em casa tem o quadro e um dos disjuntores é o geral: luz e tomadas da casa (exceto chuveiro e bomba). Meu pai construiu um quarto externo com banheiro na área da churrasqueira. O quadro desse quarto externo é conectado ao disjuntor da luz geral de dentro da casa. Ou seja, desligando o disjuntor de casa, a luz desse quarto externo é desligada. 

 

Colocando se outra forma. Há dois quadro de disjuntores, o primeiro dentro de casa e o segundo nesse quarto externo. Ao invés desse disjuntor do quarto externo vir do poste (como é o caso do quadro de dentro de casa), ele vem desse disjuntor de dentro de casa. Espero ter me feito entender.

 

Então eu não preciso me preocupar com a fiação ser de 2,5 mm e tudo mais? As vezes ficamos encucados com besteira com tanta coisa que lemos na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Alan Sales disse:

@GuilhermeGB então. Em casa tem o quadro e um dos disjuntores é o geral: luz e tomadas da casa (exceto chuveiro e bomba). Meu pai construiu um quarto externo com banheiro na área da churrasqueira. O quadro desse quarto externo é conectado ao disjuntor da luz geral de dentro da casa. Ou seja, desligando o disjuntor de casa, a luz desse quarto externo é desligada. 

 

Colocando se outra forma. Há dois quadro de disjuntores, o primeiro dentro de casa e o segundo nesse quarto externo. Ao invés desse disjuntor do quarto externo vir do poste (como é o caso do quadro de dentro de casa), ele vem desse disjuntor de dentro de casa. Espero ter me feito entender.

 

Então eu não preciso me preocupar com a fiação ser de 2,5 mm e tudo mais? As vezes ficamos encucados com besteira com tanta coisa que lemos na internet.

Acho que entendi. Mas o cabo vir do quadro geral é o correto, não deve vir do poste não. A sessão do condutor que vai usar depende da distância e o tamanho da carga, deve ser dimensionado de acordo com o disjuntor. Condutor de 2,5mm² aí vai ser tranquilo se a carga aí for pequena, só colocaria 4mm se o disjuntor do quarto externo for maior que 15 A e a distância do cabo que vai entre os dois disjuntores (geral e externo) for maior que 20 metros, mas também seria só para uma margem de segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!