Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera,

Eu trabalho com edição de vídeo e vfx. Quando eu estou renderizanto (programa utilizado na hora: Premiere Pro), o meu processador fica oscilando de 70 graus pra cima, chegando ao pico de 90 graus (chutaria uma media de 85 graus). E, isso aconteceu em um projeto relativamente leve, imagino quando eu pegar algum grande.

Eu sei que o 5800x pega temperaturas muito altas mesmo, por isso investi também num water cooler (CoolerMaster sl240v2). Eu estava preparado para temps altas mas não desse jeito, preciso de ajuda com sugestões do que posso fazer, undervolt, verificar a instalação do water cooler, verificar o fluxo de ar dentro do meu gabinite, ou, até mesmo, acham que essa temp é normal? 

Obs: não joguei muito ainda com esse PC, mas rodando the witcher 3 por ex, as temps ficavam entre 70-85.  

Postado

@GuilhermeGB  Mano, acredito que esse pode ser o problema tambem, então eu fiz o upgrade no pc mas acabou a grana e não sobrou para comprar um gabinete novo. Esse gabinete é um Edge Class da Dt3sports, comprei ele faz 3 anos e meio. Hoje em dia não circula mais no mercado. Então eu tenho 3 fans, uma traseira e duas do water cooler.

link de um vídeo mostrando o gabinete: 

Postado

@pvbrbsa ventoinhas num gabinete desse aí não adianta quase nada, a frente de vidro obstrui totalmente a passagem de ar. Muita gente tem problemas de aquecimento no PC por motivo de um gabinete com a frente fechada. Sugiro você trocar esse gabinete por um modelo com a frente em mesh.

Undervolting pode ajudar a reduzir sim a temperatura e ainda melhorar o desempenho desde que você faça de forma correta. O jeito certo de fazer undervolting é travando o multiplicador do processador, se você deixar automático você só vai perder desempenho. Mas é algo que precisa de tempo e vários testes para descobrir qual valor de tensão fica estável com qual valor de frequência.

Outra alternativa é usar o PBO da placa-mãe para limitar a temperatura do processador, o desempenho se ajusta para ficar dentro do limite estabelecido. Você pode até limitar com base na potência também, a maioria das placas tem o modo ECO que limita o consumo a 45W.

Postado

Pra mim isso é watercooler mal instalado ou com defeito, além do que watercooler de 120mm não é lá grande coisa. Testa com um bom aircooler.

Lembrando que não se deve usar aquela pasta termica branca (implastec ou algo assim) e tem que botar a quantidade certa, nem muito nem pouco.

Postado
1 minuto atrás, Flávio Pedroza disse:

Pra mim isso é watercooler mal instalado ou com defeito, além do que watercooler de 120mm não é lá grande coisa. Testa com um bom aircooler.

Cooler Master ML240L V2 é de 240mm, e é um bom water cooler (um dos melhores de 240mm), já vi alguns reviews.

Postado

@GuilhermeGB @Flávio Pedroza  É manos, watercooler tem 240mm e eu vi algumas reviews elogiando ele, também, antes de comprar. Mas pode ser que esteja mal instalado mesmo, porque, por exemplo, a parte do gabinete que mais aquece, pondo a mão e sentindo a temp. por fora, é a parte frontal, justamente onde fica instalado o watercooler.

1099390487_WhatsAppImage2022-04-29at6_30_19PM.thumb.jpeg.4a64f79441c19da3bcc1e0ea8d74da89.jpeg

@GuilhermeGB, comprar um gabinete novo é a minha prioridade agora, mas queria saber se é NECESSIDADE? Visto que o CPU é novíssimo e eu não quero por em risco a vida útil de nenhum componente do pc.

Postado

Pela foto, você colocou o radiador justamente na parte que tem o vidro frontal, não é isso? Então realmente fica complicado para ele funcionar adequadamente. O gabinete tem abertura em cima que de para instalar o radiador? 

Postado

@Flávio Pedroza Infelizmente não tem, seria a minha primeira opção. Com certeza tem alguma coisa errada, sendo que agora, eu tava vendo vídeo no youtube e o processador entre 55 e 60 graus. 

Uma vez eu vi nos comentários de um vídeo review desse processador, que é quase que fundamental fazer o undervolt nele. Mas acho que mesmo com undervolt o meu cpu vai ficar mais quente que o mesmo em outros gabinetes.

Postado

@pvbrbsa não tem nem como dizer que não é fundamental, seu gabinete atual não nenhum local adequado para instalar o radiador do water cooler. A parte da frente onde está instalado nem se quer tem fluxo de ar, seu gabinete fechado é uma estufa.

Em um gabinete bem refrigerado, a parte mais fria vai ser na parte frontal por onde entra o ar frio, e a parte mais quente será na parte superior traseira, que é por onde o ar quente deve sair.

PGG-XC13.png

• Curtir 1
Postado

cara eu tenho um 5800x com uma x570 aorus pro e um wc lian li 360 e estou com mesmo prob a temp dele chega em 90 jogando eu possuo um gabinete lian li dynamic.

eu fiz algumas coisas aqui que podem te ajudar:
- coloquei o watercooler na parte lateral(frontal) antes era na parte superior.

- tenho 3 ventoinhas em baixo jogando ar para dentro 
- tenho 3 ventoinhas na parte superior jogando ar para fora 
- ajustei o pbo, o melhor ajuste aqui que tive foi deixar ele apenas ligado e colocar o offset do vcore em -0.05
edpois desses ajustes a temperatura não diminuiu muito mais atea gora o max que tive foram 88 graus e o pc não deliga mais por questão de temp e tambem ganhei bem mais performance agora o processador chega em 4.8 antes ele ia no max a 4.5.

Uma coisa que percebi na foto que voce enviou e que seu bloco do wc esta na parte de baixo do gabinete tenta colocar ele para cima assim o ar fica no bloco. Seu prob pode ser ar na bomba.
eu deixei assim meu setup:

WhatsApp Image 2022-05-03 at 4.15.49 PM.jpeg

WhatsApp Image 2022-05-03 at 4.15.50 PM.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...