Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, recentemente montei um PC nas seguintes configurações:

placa-mãe: ASUS TUF GAMING H670-PRO WIFI D4

Processador: Core i5 12600K

Memória: 16gb Fury Beast 3200 MHz

Fonte: EVGA SuperNova 750W G+

SSD: WD Black SN750 SE 1Tb

Gabinete: Cooler Master MB530P

GPU: Não possui no momento

Assim que finalizei a montagem, o pc funcionou normalmente por algumas semanas. Acontece que de alguns dias pra cá sempre que faço o primeiro boot do dia no pc, a fan da fonte de alimentação dispara, e fica rodando em alta velocidade (percebe-se pelo barulho muito mais alto que o normal). Em algumas ocasiões essa disparada na fonte dura apenas alguns segundos (até o windows inicializar por completo), e em outras dura vários minutos.

Notei também que reinicializando o pc durante o problema tende a resolver.

Alguém saberia dizer o que está havendo de errado? O problema está na fonte?

Obs.: Usando o HW Monitor, notei que a temperatura do TMPIN6 da placa-mãe por vezes aparece muito alta (acima dos 100 ºC), e na aba de "Fans" o Chassis#7 mostra 65280 RPM. Não sei se é uma leitura errada do software, ou se está relacionado ao problema.

Agradeço a quem puder ajudar!!

Postado

O computador não controla a ventoinha da fonte e nem tem acesso à velocidade dela, o controle de temperatura e rotação e feito pela própria fonte. Você teria que pesquisar se esse tipo de comportamente é normal para essa fonte, pois existem fontes que se quer ligam a ventoinha sob baixa carga, pode ser que algumas também trabalham dessa forma aí.

Postado

@GuilhermeGB Obrigado pela resposta. Pelas pesquisas que fiz, não encontrei relatos da fonte operar desta forma, o que me faz desconfiar que realmente algo esteja errado.

O que acho estranho é que o problema geralmente só acontece quando ligo o pc na primeira vez no dia. Se eu desligar, e ligar de novo na sequência, não acontece essa disparada da fonte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!