Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa, boa noite!

Galera, seguinte, hoje chegaram minhas memórias novas, ansioso fui testa-las e foi frustrante :,)

Comecei desligando o computador e conectando minhas novas memórias, ao tentar ligar o computador, me deparo com o led "DRAM" piscando na placa, lá vamos nos testar memória por memória, slot por slot, além da atualização de BIOS.

Posso adiantar que todas memórias estão funcionando contudo, da esquerda pra direta o computador não liga caso tenham memória nos 2 primeiros, nos 2 seguintes, ele liga, com isso estou usando apenas 16GB e um single channel, alguém já passou por isso, sabe como resolver?

Penso eu quer com todas memórias funcionando deve ser problema no slot da memória, estou pensando em comprar uma ASUS TUF B450M PLUS GAMING B450M, poderiam me auxiliar?

Bom, minha configuração é essa:

BIOS: F62

Processador: R5 2600X

placa-mãe: Aorus B450M

memória ram: 32GB Asgard 

Cooler: Water Cooler ARGB 

Placa de vídeo: Sapphire Radeon RX 580 8GB OC

saveOne.png

saveTwo.png

saveTree.png

saveFour.png

• Moderador
Postado

@Ricardo Ribeiro Cardoso Você não comentou se ligou as memórias em slots alternados (para o correto funcionamento do dual channel).

Elas devem ficar dessa forma: 

image.png.ddb7a665459ba092a83442c95fe35645.png

ou dessa forma:

image.png.5d840111a708ee7b341a4cf67b61fdb1.png

Segundo. Essa placa é bem problemática. Tive problemas com ela, e troquei por uma ASUS.

Comentei se a configuração acima funcionou pra você.

Boa sorte.

Postado

@Simuroc Opa, bom dia meu caro!

Eu testei as seguintes opções:

memória forma avulsa em todos os slots e memórias em dual channel, canal 1/3 e 2/4 em todos esses casos o computador não "liga", pois ele liga mas acende o led da placa mostrando "DRAM" a única configuração que me serviu positivamente foi com as memórias 2x8 nos canais 3/4 ficando single channel. Percebi também que a placa é bem complicada em alguns pontos e não é algo muito barata já que custa em torno dos 650 -700 reais. Acabo de compra a ASUS TUF Gaming B450M Pro, espero não ter mais problemas, ainda sim gostaria de uma explicação pra essa ***** :,)

montherboard-ram.png

• Moderador
Postado

@Ricardo Ribeiro Cardoso Infelizmente, perípécias da Gigabyte. Pode ser algum problema físico, ou o famoso problema de BIOS da Gigabyte. Você comentou que atualizou a BIOS, mas tentou fazer o reset (Tirando a bateria da placa-mãe)? 

A que eu tive deu problema de BIOS, e demorava mais de 2 minutos pra ligar (Com um M.2). Depois disso comprei uma ROG Strix B450 da ASUS e não tive mais problemas. 

Gigabyte/Aorus infelizmente tem mais problemas que o comum.

Postado

Estava com algum perfil XMP ativo na outra memória quando fez a substituição?

Se estiver ativo, desative e teste novamente.

- Se a placa ainda estiver na garantia, recomendo abrir o RMA com o fabricante. 

Para ilustrar melhor que ficou confuso,  você tinha 2x8gb 3200mhz e comprou +2x8 pra totalizar os 32gb?  ou você comprou 2x16gb novos?

15 horas atrás, Ricardo Ribeiro Cardoso disse:

além da atualização de BIOS.

você atualizou para BIOS dos Ryzen 5ªgen F62. Até onde eu sabia essa BIOS era pra ficar com suporte apenas da 3ªgen em diante, mas....

Vale testar com a F40 ou F51 pra tirar a dúvida. 

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-M-rev-1x/support#support-dl-BIOS

Há algumas recomendações para subir a versão da BIOS, você seguiu todas?

[traduza a pagina pra pt-br para melhor compreensão.]

Postado

@Ricardo Ribeiro Cardoso 4 módulos frequentemente acabam causando instabilidades na frequência e uso com alguns usuários, volta e meia surge um caso assim.  

Eu recomendaria você devolver os 4 e adquirir 2x16gb, por questão de ser mais estável e difícil de ocorrer algum tipo de problema. 

Nesse seu caso aparenta ser algo no slot de memória, se ainda estiver no período de garantia reitero que abra o RMA,  como você já comprou outra MB então ao menos poderia vender esta depois.  

Continue fazendo testes, recomendo que faça uma limpeza na sua MB com ênfase nos Slots de memória.

Obs* Quando for trocar componentes incluindo memória RAM, apenas desligar o computador não é suficiente para ser seguro, deve desconectar todo e qualquer cabo/periférico que esteja ligado ao Pc, incluindo cabo de força e cabo de vídeo, para evitar qualquer transição de cargas elétricas, que na maioria esmagadora dos casos é o que causa erros/problemas na leitura de memórias.  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!