Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

olá pessoal do Clube do Hardware, essa semana eu abri meu notebook pra fazer uma limpeza nas fans,( segue abaixo a configuração do mesmo) que estavam fazendo um barulho diferente na rotação, e estavam muito sujas, passando por ali eu notei algo de estranho na bateria do note, apresenta uns inchaços estranhos, mas não é na bateria inteira, estão meio que separados uns dos outros. (segue anexo de imagens da bateria) o que causa esse inchaço? devo me preocupar com isso?

Nota: geralmente faço o uso ligado à tomada

Configuração do Notebook:

Modelo: Dell G3 3579

Intel Core I5 8300H

Nvidia GeForce GTX 1050

16Gb RAM 2666 GHz (8Gb original de fábrica e uma 8Gb Corsair)

1Tb HD Original+ SSD 128Gb XPG

 

 

 

1afcae90-9a16-4b72-851f-194b216d7931.jpg

7831b840-5566-40f1-a719-67a03d24e1dd.jpg

Postado

Isso não é normal, baterias inchadas podem vazar e causar até incêndios, troque isso o quanto antes. Geralmente acontece com pessoas que usam o notebook na tomada direto, não sei exatamente a explicação técnica disso danificar a bateria, até porque o circuito de proteção deve desativar a bateria enquanto está ligado na tomada mas até hoje todos os notebooks que peguei para arrumar com a bateria inchada foram de pessoas que usavam sempre na tomada.

Postado
11 minutos atrás, Christyan Campos disse:

@W46n3r

e dá pra continuar usando normalmente? preciso me preocupar com isso?

Precisa trocar... esse processo de inchaço só vai continuar, até eventualmente parar de funcionar ou ter uma falha catastrófica.

 

2 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Isso não é normal, baterias inchadas podem vazar e causar até incêndios, troque isso o quanto antes.

Acho que me expressei mal... é "normal" no sentido de acontecer muito frequentemente. É claro que ninguém deve ficar usando bateria inchada. Entre ter uma bateria inchada e não ter bateria, melhor ficar sem.

Postado

@Daniel Lee É...  eu costumo usar na tomada, até por que o desempenho é muito melhor, mesmo que eu não esteja jogando, e a bateria configurada para melhor desempenho, usando sem ligar na tomada além da perda de desempenho citada, a bateria se esgota rapidamente então eu acredito que não (pelo menos não deveria) danifica usando assim.

Postado

Então... essa questão de que o uso de notebook plugado ferra a bateria é supostamente uma lenda urbana.

 

Em tese notebooks plugados na energia são alimentados diretamente da rede e só fazem o fall-back para bateria na falta de energia vindo pela fonte, como num nobreak offline.

 

Eu acho que inchaço de bateria está muito mais ligado a episódios de sobreaquecimento do notebook, seja por uso do dia a dia (e plugado o notebook vai desempenhar/aquecer mais) ou da pessoa largar notebook ligado fechado dentro de mochila (sem hibernar/desligar) ou esquecer mochila de notebook em carro que fica ao sol.

  • 2 semanas depois...
Postado

@W46n3r

Em 30/05/2022 às 15:05, W46n3r disse:

Então... essa questão de que o uso de notebook plugado ferra a bateria é supostamente uma lenda urbana.

 

Em tese notebooks plugados na energia são alimentados diretamente da rede e só fazem o fall-back para bateria na falta de energia vindo pela fonte, como num nobreak offline.

 

Eu acho que inchaço de bateria está muito mais ligado a episódios de sobreaquecimento do notebook, seja por uso do dia a dia (e plugado o notebook vai desempenhar/aquecer mais) ou da pessoa largar notebook ligado fechado dentro de mochila (sem hibernar/desligar) ou esquecer mochila de notebook em carro que fica ao sol.

isso não acontece, eu tenho muito cuidado em relação a resfriamento, não deixo ligado na mochila ou algo assim, e até deixo um suporte nele pra resfriar melhor, tirei a bateria do note, a fim de evitar maiores prejuízos em caso de vazamento, ou algo do tipo na bateria. fim de semana passado eu fui jogar um pouco (afinal é um Notebook Gamer...) porém, eu não consegui, o jogo iniciava normalmente, mas em questão de pouquíssimo tempo o FPS caía pra casa dos 10, até menos que isso, não funcionou de jeito nenhum, olhei pra ver se não tinha processos consumindo CPU, ou Memória, mas não era nada, daí eu só consegui jogar direito, quando reinstalei a bateria do notebook... por que isso? por que funciona normal na tomada sem bateria, só na hora do jogo que ficou assim...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!