Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

desculpem-me se estou na área errada.

quero criar um driver, mas não tenho nem ideia no nível ou por onde faço isso.

quero conectar 2 dispositivos que podem conversar por ip. mas nenhum entende um ao outro. existe um driver para o tal mas custa 700 reais a licença, o dispositivo permite a inserção de outros drivers, como fazer para criar um? (são controladores de automação)

• Membro VIP
Postado

Muito pouca informação (*). Mas lá vão generalidades... a princípio você vai ter que entender a linguagem e/ou protocolo de cada um deles, o que cada comando faz, e etc. No meio um hw ou sw faria a tradução simultânea. Talvez fique + que R$700 seu custo total.

(*) mas não precisa/adianta fornecer + pelo menos pra mim, ok?

Postado

Olá,

Acredito que esteja se referindo a protocolos de comunicação entre CLPs, correto?

Se for isso, existem muitos protocolos que são usados atualmente no mercado de automação, modbus, profibus, profinet, ethernet/IP, devicenet, ethercat, rs485, rs232, entre outros.

Os dispositivos que fazerm essa integração entre diferentes protocolos, geralmente são os 'gateways' (ou conversores) e sim, são caros. Mesmo assim, acho que não é viável o desenvolvimento de um dispositivo desse, 'do zero', se for para uso próprio ou único, devido a complexidade. Esses dispositivos devem atender as especificações técnicas dos protocolos que ele se propôe a integrar e isso significa, ter confiabilidade e velocidade. Em muitos casos, além do dispositivo em si, o hardware, também seria necessário desenvolver um software, que seria o programa para configurar/parametrizar tal dispositivo.

Att,

• Obrigado 1
Postado

@Fervolt eles se comunicam por zigbee e wifi(sistema de redundância), os 2 aceitam inserção de drivers para funcionar com novos dispositivos mas um não sabe se comunicar com o outro(não tem driver para isso na internet nem no fabricante). 

Postado
Em 03/06/2022 às 15:31, Swalls disse:

@Fervolt eles se comunicam por zigbee e wifi(sistema de redundância), os 2 aceitam inserção de drivers para funcionar com novos dispositivos mas um não sabe se comunicar com o outro(não tem driver para isso na internet nem no fabricante). 

Aplicação específica?

Nesse caso, seria necessário que o fabricante disponibilizasse o manual e materiais de apoio para que seja possível configurar a conexão.

• Curtir 1
Postado

@Fervolt não "específica", mas sim quero que um esteja no comando sem precisar usar o outro(um parasita que controla o outro), que é o que o drive de 700 reais faz. Mas 700 reais por licença temporária n tem como.

Postado
Em 06/06/2022 às 09:02, Swalls disse:

@Fervolt não "específica", mas sim quero que um esteja no comando sem precisar usar o outro(um parasita que controla o outro), que é o que o drive de 700 reais faz. Mas 700 reais por licença temporária n tem como.

Mais algumas perguntas:

Que drive de 700 reais é esse? Quando você diz drive, isso seria um 'servo drive'?

Ele controla quem?

Qual a marca desses equipamentos?

Att,

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!