Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Recentemente realizei a troca de gabinete de um mid tower (silverstone fara H1M) para um mini tower (PICHAU HX100), e notei, após a troca, que a ventoinha da CPU fica a todo momento aumentando a velocidade de rotação. Decidi então monitorar a temperatura da CPU através do aplicativo da placa-mãe chamado SIV (System Information View). Pois bem, o aplicativo SIV me mostra picos de temperatura constantes em 63°C, ou seja, a cada 2 a 3 segundos o SIV me diz que a CPU está a 63°C e depois ele volta para a marca de 39°C com meu computador em "idle". Decidi então verificar essa temperatura através de outro aplicativo, utilizei o MSI Afterburner. No MSI não há nenhuma presença destes picos de aquecimentos em 63°C e durante toda a medição o msi apresentou a temperatura da CPU a 40°C.

Fiz o mesmo teste estressando a CPU através do aplicativo CPU-z, contudo, obtive o mesmo resultado, no MSI a temperatura ficou constante em 74° e no aplicativo SIV os resultados apresentados chegaram a 125°C.

Mesmo eu tirando a tampa de vidro do gabinete não resolveu os picos de aquecimento. Estou em dúvida se é realmente por conta do tamanho e falta de ventilação do gabinete HX100 ou se a placa-mãe ou o aplicativo estão tendo leituras erradas. As fotos dos resultados dos testes estão logo abaixo.

Agradeço qualquer ajuda que vocês puderem me proporcionar. 

39051072_Capturadetela2022-05-31190501.png.a8fb42a7b561a0a5e76ab90a3f808097.png

Imagem do teste apresentado os exatos e constantes picos de 63°C.

1311014017_Capturadetela2022-05-31180449.thumb.png.1e04b6ada18f37d457d8966045932f48.png

Imagem do teste de leitura estressando a CPU. (A janela menor representa o MSI, a janela maior representa o SIV)

417526195_Capturadetela2022-05-31175413.thumb.png.889aa701fd5421f20845b923346c97ee.png

Imagem do teste de leitura da CPU em repouso. (A janela menor representa o MSI, a janela maior representa o SIV)

Especificações do computador:

GABINETE PICHAU HX100

CPU: Ryzen 5 5600G

PLACA-MÃE: GIGABYTE B450 AORUS M

memória RAM: 2x8gb GEIL EVO POTENZA 3600mhz

FONTE: CORSAIR CV550

COOLER CPU: COOLER MASTER HYPER 411R

Att. João

• 4 semanas depois...
Postado

Olá joão, eu comprei duas B450-AORUS-M e ambas tem o mesmo problema, não me parece ser um defeito de hardware, e sim má programação da BIOS, testei diversas BIOS, e pra deixar mais claro o problema, não! seu processador não está tenho picos de temperatura, na verdade é um dos canais de comunicação com o sensor de temperatura é que coleta a informação errada, se você usar qualquer programa pra monitorar e ele usa o sensor padrão da placa-mãe, vai ficar dando erro e mostrando uma leitura baixa, quando o processador executa algum workload que faça o VRM-MOS aumentar a tensão, vai ficar indicando 63°, mas se você usar programas que monitoram o sensor interno do processador, o CPU(Tctl/Tdie), ele vai mostrar a temperatura correta, o problema é que a ventoinha da cpu se ajusta com base no sensor da placa-mãe, isso fará com que a rotação fique baixa e deixe a temperatura real do CPU(Tctl/Tdie) subir muito, colocando seu cpu em risco... Um detalhe importante, esse problema só acontece se você editar algo relacionado a qualquer clock e tensão da placa-mãe ou habilitar o PBO (que também mexe nos clocks), se você carregar o perfil padrão da placa-mãe totalmente em stock, isso não acontecerá, no meu caso utilizo o ajuste da rotação da ventoinha configurada para ler a temperatura do VRM, já que por teoria, quando o cpu dissipar muita potência, estará demandando muita potência do VRM também, o fazendo esquentar, deixo a ventoinha com gráfico pra 100% quando o VRM atingir 48°... Espero que saia uma atualização de BIOS corrigindo esta falha que é problema em série deste modelo da gigabyte, como falei antes, comprei duas dela e elas tem exatamente o mesmo problema.

Em relação a este problema em série, tem alguma forma de relatar isso a gigabyte para que possa ser tentado uma correção via BIOS? não quero enviar as placas para RMA por conta deste problema, e certamente se trocarem, viram com o mesmo problema... OBS: testei várias versões de BIOS já, ainda não foi corrigido esta falha na leitura do sensor de temperatura CPU da placa-mãe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!