Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos do Clube do Hardware. Estou montando nas horas vagas um circuito de controle para um servo que vai controlar a posição de filmagem de um celular. Sou da “velha guarda” e não entendo nada de Arduino nem de micro controladores por isso optei por gerar os pulsos com o velho e bom 555 com este circuito.

image.png.60e0575ef78ddc9e75f338a8dc0ae9a8.png

Eu montei na protoboard e funciona bem. Mas eu queria substituir o potenciômetro por um transistor ou um jfet canal n para poder controlar por tensão. O objetivo é usar 2 ou três potenciômetros para “pressetar” as posições do celular e trocar com uma chave de 2 ou 3 posições. Mas o que complica é que eu quero usar um capacitor e talvez um comparador de tensão para que o movimento do celular seja lento, ou até poder controlar a velocidade do movimento, o que não é possível fazer simplesmente chaveando os potenciômetros, por isso quero converter para controle por tensão. Obrigado por hora.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não basta chavear resistores no lugar do pot? p.ex. 0K,33k,68k,100k...

7 horas atrás, Andreas Karl disse:

usar 2 ou três potenciômetros para “pressetar” as posições do celular e trocar com uma chave de 2 ou 3 posições.

Puts... já tinhas a solução 🤪

Já a velocidade ... talvez um transistor com um capacitor na base carregando lentamente no lugar do pot...🤔

transistor-capacitance-multiplier-01.svg

https://www.electronics-notes.com/articles/analogue_circuits/transistor/capacitance-multiplier-circuit.php

Só testando mesmo.Avise se der certo.

• Obrigado 1
Postado

Se colocar um transistor no lugar do potenciômetro e controlar a base funciona sim. 

Também funciona manter o potenciômetro e fazer o controle através do pino 5 do 555, sim esse pino serve pra essas coisas. 

Só não entendi de onde vem esse controle, seria algum tipo de sensor ou circuito lógico binário? 

• Curtir 1
Postado

É um servo para Arduino modelo Mg 90 bem parecido com o dessa foto:

Servo.jpg.69a38e59de00ccbcfcfb0b601f56d0ef.jpg

Ele funciona com 5 Vdc nos fios preto e vermelho e tem movimentação de 180 graus.. Para funcionar ele precisa no fio preto e laranja uma onda quadrada de 50Hz (20 ms) e a posição é definida pela largura de pulso:

image.thumb.png.7b93734fb59cdc25e3189fba334d96cf.png

Aqui tem mais informações:

https://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/engenhariaeletrica/aula-4---servo-motor-13-03-2013-final.pdf

Eu vou tentar usar a entrada CV para variar a largura de pulso, mas acho que vai alterar o período total de 20 ms. Enfim a alteração da largura de pulso é mínima, apenas 1 ms. porém acho que vou ter um pouco de trabalho para a largura de pulso não exceder a faixa de 1 a 2 ms.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...