Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não sei se Eletrônica é o certo, mas acontece o seguinte:

ao ligar ventilador, ouço um leve "tick" no meu fone, como se fosse barulho do botão ligando/desligando lampada por exemplo, o ventilador está conectado em outra tomada e meu PC em outra, moro em condomínio, só queria saber se é normal mesmo, não tá acontecendo um problema envolvendo energia, uso PC potente pra jogar, meu irmão usa notebook e etc, só queria saber mesmo (apesar de que hoje meu ventilador deu problema, mas tenho quase certeza que não tem haver)

• Membro VIP
Postado

Não causa dano amigo. Além de poder estar vindo pelo ar.

Mas vem cá... ventilador com este friiiiioooô.???. 🥶

Postado

Ventiladores de teto geralmente tem vários “polos” o que quer dizer várias bobinas pra formar um motor forte (bastante torque) com rotação baixa. Como muitos devem saber aqui motores de corrente alternada tendem a funcionar na velocidade da frequência da corrente ou submúltiplos dela. Portanto um motor de dois polos tende a girar a 3600 rpm (rotações por MINUTO) que é nada mais que 60Hz que é 60 ciclos por segundo multiplicado pelos 60 segundos do minuto. Com 4 polos que significa 4 bobinas ou enrolamentos a velocidade cai pra metade, ou seja, 1800 rpm e assim por diante. E como ventiladores de teto tem muitas delas (eu nunca contei mas devem ser 16) e ficam no alto se tornam ótimos transmissores de pulsos eletromagnéticos no momento de serem ligados ou desligados e diversos dispositivos podem captar isso.
Na casa da minha mãe acontece o inverso disso. Tem 3 ventiladores de teto iguais, um na sala e 2 nos quartos, do tipo que tem também 3 bocais de lâmpada e duas correntinhas penduradas para controlar o ventilador e as lâmpadas. Mas a ligação de um deles deve ser diferente, acho que o interruptor na parede interrompe o neutro e não a fase ou algo assim. E mesmo no tempo das lâmpadas incandescentes as que eram colocadas num deles viviam queimando. Acabei matando a charada quando percebi que apareciam queimadas depois de tempestades com raios, bem comuns onde minha mãe mora. Comecei a prestar atenção e nas tempestades, ao cair um raio próximo dá pra se ouvir de qualquer lugar da casa um forte estalo dentro de ventilador. Conclusão: as bobinas do ventilador captam o pulso eletromagnético do raio e transformavam em um pulso de alta tensão que gera uma enorme faísca na chave dupla comandada pelas correntinhas penduradas e assim consegue alcançar a lâmpada que queima na hora. Para evitar a queima da lâmpada bastava deixar ela ligada, assim a rede elétrica virava uma carga para a alta tensão. Porém nem sempre dá pra lembrar de ligar a bendita lâmpada na hora da tempestade e, depois de trocar a “nogentésima” lâmpada (agora eletrônica e bem mais cara) ela agora está ligada numa belíssima gambiarra, um fio com interruptor que vem da caixa de luz, passa em cima do armário e fica pendurada na pá do ventilador. Ninguém usa eles mesmo, fazem um barulhão de 60 Hz, chacoalham porque são mal balanceados, assustam os gatos que saem correndo e ainda fedem a fio de transformador quente. B. xing-ling kkk

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Andreas Karl disse:

as bobinas do ventilador captam o pulso eletromagnético do raio e transformavam em um pulso de alta tensão

Curiosa observação que faz 1 pouco de sentido. Neste caso o motor da geladeira que está sempre ligado pode ser um vilão. No entanto suponho que a indução direta maior pelo P.E.M. do relâmpago seria mesmo nos fios tanto da sua casa como da rua. A soma que do induzido na bobina do motor não sei se seria relevante.

• Amei 1
Postado

@.if , realmente é estranho que um motor capte tanta energia de um raio. Mas acontece, tanto que pelo estalo eu sei que em menos de 1 segundo vou ouvir um forte trovão porque o raio caiu bem perto. Talvez tenha a ver com a instalação do telefone fixo, antes de modem de fibra ótica queimaram uns 5 ADSLs com raios. Mas o telefone sem fio Toshibinha da década de 90 resistiu bravamente, rs.  Enfim minha teoria é a seguinte:ventilador.jpg.1bfc489ad7604131dfcf8ded317e3798.jpg

Temos a chave da parede S1, a chave do motor SM que fica no mesmo invólucro que SL. SM fica constantemente aberta e SL constantemente fechada. Quando ocorre o PEM do raio e S1 está aberta ouve-se o forte estalo dentro do ventilador e a lâmpada queima. Mas se S1 estiver fechada ouve-se o também o estalo dentro do ventilador mas a lâmpada não queima. Pra mim com S1 aberta o pulso de alta tensão do motor chega à lâmpada pelo fio comum à lâmpada e ao motor e pelo arco voltaico que se forma dentro do invólucro da chave. O mesmo ocorre com S1 fechada mas a baixa impedância da rede elétrica “mata” a alta tensão impedindo que a lâmpada queime. De qualquer forma é estranho que apenas um dos 3 ventiladores sofra essa indução do raio, eu consigo ouvir o estalo do ventilador do quarto estando sentado embaixo do ventilador da sala que não faz nenhum barulho nem queima lâmpadas. Mesmo depois de eu ter retirado a lâmpada do ventilador do quarto o estalo continua, provavelmente se forma um outro arco no bocal da lâmpada ou S1 ficou ligada e o pulso de alta tensão se descarrega na rede elétrica.

Enfim é um fenômeno curioso e outras teorias também me interessam:tw_grin:.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...