Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Acer novo reinicia sozinho


Posts recomendados

Olá. Estou com um notebook Acer novo, é o primeiro que uso com Windows 11 de fábrica.

 

Esse notebook tem um Ryzen 7 5700U. É um note bem silencioso, mas quando arma o cooler é bem audível a ventoinha forçando, o que acontece de vez em quando (ex: vendo vídeo no Youtube).

 

Esse note tem reiniciado sozinho de vez em quando, sem uso de programa específico. Nem dá tela azul, simplesmente reinicia sem dar chance de fazer nada. Não parece ocorrer com um programa específico.

 

Será superaquecimento? Ainda não isolei se isso acontece quando o cooler tá trabalhando. O Hwinfo marca temperatura em uns 40º com uso normal quieto e cooler desarmado, mas já marcou máximo de 82º com o cooler rodando. O máximo desse processador indica 105º.

 

Minha dúvida é: problema no hardware ou esse Windows 11 tá fazendo besteira e gerenciando mal alguma coisa?

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente é erro do Windows 11 se fosse super aquecimento ele desligava e ficava desligado, se fosse memória daria tela azul antes de reiniciar o Windows 11 é novo esta cheio de erros ainda esta sendo aperfeiçoado recomendo instalar o Windows 10 pra não ter mas problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Eu também comprei o mesmo modelo e estou passando pelo mesmo problema. As vezes ele reinicia quando estou com bastante coisas abertas ou até mesmo com apenas uma aba do Chrome. É bem imprevisível quando ele irá fazer isso. Eu achei uma opção que ele desabilita o reinício automático caso dê algum erro, mas isso de nada adianta no W11. Eu cheguei a instalar o W10 mas o problema é o mesmo. A única diferença é que com o W10 quando eu desabilito o reinicio automático ele entra numa tela azul, com a info: SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED. Depois que eu faço a tratativa desse erro (tem vídeos no YT), o erro de reinício persiste. 

Eu instalei novamente o W11 pois vi que não era problema do SO, mas ele continua reiniciando. 

Você chega a usar mouse no seu? Se sim, é gamer? Estou tentando pensar em todas as possibilidades rs Sobre o barulho da ventoinha, depois que fiz o procedimento do erro que citei da tela azul, ele deu uma melhora bem considerável! Antes qualquer coisinha ele já estava levantando voo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victoruhuul Eu também desativei a opção "Ligar inicialização rápida (recomendado" e não fez diferença. Ele reinicia mais ou menos 1 vez por semana, do nada. Às vezes você sente que ele travou logo antes de reiniciar, por exemplo assistindo um vídeo ou apenas navegando, mas já reiniciou sem eu estar perto dele.

 

Uso um mouse sem fio e teclado com fio, ambos simples. Os dois ficam plugados num hub USB de 4 portas. Uso um adaptador HDMI para VGA com um 2o. monitor. Isso tudo já funcionava normal em outro notebook.

 

Um colega em um fórum da Acer sugeriu reinstalar os drivers da bateria e da CA lá no Gerenciador de Dispositivos, mas isso eu ainda não fiz. 

 

Obrigado por avisar que esse reinício também dá no Windows 10, pelo menos vai isolando a causa. Estou evitando ao máximo acionar a garantia para não ficar sem ele uns dias, uso muito.

 

[]s

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
Em 09/08/2022 às 21:11, Gilvan Vilarim disse:

Eu desinstalei e reinstalei os drivers da bateria e do adaptador CA pelo Gerenciador de Dispositivos. Vou acompanhar.

 

O Otavino soltou outro vídeo sugerindo atualiza também o driver de bluetooth: 

 

 

 

Olá Gilvan, conseguiu resolver o problema da reinicialização? O meu notebook está com o mesmo problema, já fiz todo tipo de solução que encontrei na internet, mas a cada 3 dias mais ou menos ele reinicia. Acho que vou acionar a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victoruhuul Se já usou a garantia avise depois o que eles deram como causa, ok? No meu caso a última mudança q fiz foi atualizar o driver do bluetooth (dica do Otavino Jr), está há bastante tempo sem reiniciar. Antes era +- 1 vez por semana (uso todo dia), agora eu acho que ele reiniciou apenas 1 vez há muitos dias (acho que foi dia 6/9). 

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 17/09/2022 às 12:53, Gilvan Vilarim disse:

@gleite2506 Grato pelo retorno. O meu reiniciou também, levou quase 2 semanas pra fazer isso. Assim que derem retorno, você avisa aqui qual foi a causa? Valeu!

Gilvan como anda seu Acer ? adquiri o meu no natal chegou dia 27/12, tem 4 eventos de desligamento mas só notei um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. O meu estava com o mesmo problema, mandei para garantia da acer e recebi o meu ontem e os técnicos da acer relataram no laudo que não foi apresentado o problema de reinicio, Canseira viu.

Estou usando o notebook se voltar a dar problema de novo vou mandar de novo para garantia como que fica com um notebook assim do nada reinicia. E um absurdo a Acer fazer isso 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, jblima disse:

Bom dia. O meu estava com o mesmo problema, mandei para garantia da acer e recebi o meu ontem e os técnicos da acer relataram no laudo que não foi apresentado o problema de reinicio, Canseira viu.

Estou usando o notebook se voltar a dar problema de novo vou mandar de novo para garantia como que fica com um notebook assim do nada reinicia. E um absurdo a Acer fazer isso 

 

Acho que somente com uma ação no procon pra resolver isso. Ja estou me preparando psicologicamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu continua dando problema, não é toda hora, digamos 1 vez a cada 7-10 dias. Uso diariamente. Hoje vi no fórum da Acer uma dica de um colega de desativar os drives do adaptador CA e da Bateria, e acompanhar o que acontece. Eu já tinha desinstalado e deixado o Windows 11 reinstalar esses drivers, mas não resolveu. Portanto, vou aguardar uns dias e deixei os dois desativados.

Tendo que acionar a garantia pretendo deixar junto o log do Visualizador de Eventos com os erros críticos que ele gera quando isso acontece.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! 

Eu recebi o notebook esses dias da garantia. Quando enviei eu deixei salvo todos os eventos Críticos pelo Visualizador de Eventos e enviei um texto para eles por e-mail (com vários links do canal citado acima com vários vídeos que ele fez para tentar ajudar) e também falando tudo o que já fiz pra tentar consertar, o qual responderam informando que enviaram o texto para o setor responsável de reparo. 

Por enquanto não reiniciou ainda (reiniciava umas 8x por semana).

Mas, caso reinicie volto aqui pra informar se adiantou ou não.

Mas não me informaram o que fizeram para consertar, nem por e-mail ou no acompanhamento de situação do reparo no link da Acer.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/01/2023 às 22:00, Victoruhuul disse:

Boa noite! 

Eu recebi o notebook esses dias da garantia. Quando enviei eu deixei salvo todos os eventos Críticos pelo Visualizador de Eventos e enviei um texto para eles por e-mail (com vários links do canal citado acima com vários vídeos que ele fez para tentar ajudar) e também falando tudo o que já fiz pra tentar consertar, o qual responderam informando que enviaram o texto para o setor responsável de reparo. 

Por enquanto não reiniciou ainda (reiniciava umas 8x por semana).

Mas, caso reinicie volto aqui pra informar se adiantou ou não.

Mas não me informaram o que fizeram para consertar, nem por e-mail ou no acompanhamento de situação do reparo no link da Acer.

Recomendo que você zere essa maquina, faz uma imagem antes do sistema, pode usar o Macrium Reflect Free, é bastante confiável uso diariamente, salva a imagem do sistema em um HD externo. Faz o download da imagem do W11 através do utilitário da MS mesmo, dá o boot e reinstala o sistema do zero, só faz o download do driver wifi antes pois o w11 não instala ela durante o setup, é importante você saber se de fato houve uma solução ou se apenas deram um "jeito" pra isso não ocorrer em curto espaço de tempo. Mas pelo que vi o Ryzen tem um serio problema com isso, e me parece estar associado as tensões de memória, chipset, etc...pelo que vi uns gringos falarem a tensão baixa além do tolerado gerando corrupção de memória e dando reboot. Mas ainda não sei. o que fiz agora foi desativar a aceleração de hardware do navegador e o suspender deixei como nunca, ontem passou o dia inteiro entre tarefas do dia, vídeos e jogatina no CS no fim e sem problemas, hoje desde as 9h esta tudo ok também, meu melhor resultado desde de que percebi o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desativar os drivers da bateria e CA não resolveu... Tudo caminha para ser um problema na placa-mãe ou processador, e não ocorre com todo mundo... No fórum da Acer estamos com uma discussão mais movimentada:

https://community.acer.com/pt/discussion/comment/1173694#Comment_1173694

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilvan Vilarim estou sofrendo com o mesmo problema que você e os outros colegas desse tópico. Deixei meu relato lá na comunidade, através do link que você compartilhou.

O modelo do meu notebook é o A515-45-R760, comprado no site da Acer em nov/2022.

Não sei o que fazer, estou muito decepcionado. Não sei se aciono a garantia ou sei lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!