Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou tendo muitos problemas para atualizar a BIOS da minha placa-mãe pois o modelo dela é difícil de encontrar atualizações.

Essas são as especificações dela:

image.png

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
Postado

Primeiramente desculpe por desenterrar um tópico velho, mas eu tinha a mesma dúvida, e agora consegui resolver. Postando pra ajudar outras pessoas que futuramente tenham essa dúvida.

Após bastante pesquisa, descobri: a placa originalmente era uma Gigabyte H110M-S2PV (existem variações DDR3 e DDR4).
A BIOS da Gigabyte provavelmente vai funcionar nessa placa, mas se a sua estiver funcionando, faça um backup completo (8 MegaBytes) do chip antes, e verifique a integridade do backup. Se você tiver equipamento de solda, e chip de BIOS reserva, eu recomendo preservar o chip original intacto, grave a BIOS da Gigabyte em um chip reserva, e caso dê errado, volte pra BIOS OKI.

Eu tenho uma placa dessas que não está funcionando, não tenho nada a perder. A minha é DDR3. Vou gravar a BIOS da Gigabyte e depois aviso aqui se der certo.

Se funcionar pra vcs, deem joinha.

• Obrigado 1
  • Confuso 1
  • Triste 1
  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...
Postado
Em 08/11/2022 às 14:43, oraculorafa disse:

A placa originalmente era uma Gigabyte H110M-S2PV (existem variações DDR3 e DDR4).

Estão me pedindo ajuda em particular pelo tópico ser antigo, vou responder aqui pra ajudar a todos.

Para quem não tem equipamento de solda, nem gravador de BIOS, é possível fazer a atualização da BIOS por dentro do Windows, mas é um procedimento arriscado, e caso dê errado, sua placa vai parar de funcionar, e você vai precisar pagar pra alguém que faça a solda e regravação.

Atualização BIOS usando FPT (para arquivos com tamanho parcial)

* NÃO faça o procedimento sem um nobreak para caso de oscilação de energia
* NÃO usar AFU com parâmetros "Recovery" nem "Capsule". Aliás, AfuDos e AfuWin não são os recomendados para isso.

* NÃO gravar arquivos do tamanho do chip inteiro (4 MB, 8MB ou 16MB por exemplo), gravar somente imagens parciais (2.5MB, 6MB ou 12MB por exemplo). Se tiver um arquivo inteiro e quiser transformar em parcial, abrir no UefiTool, selecionar somente "BIOS Region", ir no menu "Action > Region > Extract as is", e usar esse arquivo parcial extraído pra gravar no FPT.

* DESATIVE / INTERROMPA totalmente o Windows Update.

* VERIFIQUE no programa Crystal Disk se o seu disco está "Saudável", não pode estar em "Alerta", que aí ele já começou a corromper arquivos

Pode baixar o ME System Tools daqui: https://www.alisaler.com/category/programas/intel-me-system-tools/

Pode baixar o Uefitool daqui: https://www.majorgeeks.com/files/details/uefitool.html

1 - Antes, remova todas as senhas da BIOS, desative o Secure Boot, desative TPM e criptografia BitLocker. Se a placa tiver um jumper "ME_UNLOCK", coloque o jumper neste lugar.

2 - Instale os drivers do Chipset / Intel ME, abra o programa HWInfo64, identifique a versão do ME FW. Procure o ME System Tools na versão exata do seu ME, descompacte somente a versão que precisa. Vai ter o "Flash Programming Tool", USE A VERSÃO PARA WIN32, E NÃO USE A VERSÃO WIN64.

3 - Pesquise no Menu Iniciar "cmd", abra o local do arquivo, copie o CMD.exe, cole o CMD.exe (não atalho) dentro da pasta Win32 do FPT, abra como administrador.

4 - Faça o backup da BIOS digitando o seguinte comando no CMD:

FPTw.exe -BIOS -d biosreg.bin

5 - (opcional) Caso você tenha o AMIBCP 3.46, 4.55 e também 5.XX, tente abrir o backup biosreg.bin dentro de alguma das versões do AMIBCP. Atenção, o arquivo provavelmente só vai abrir na versão certa do seu Aptio.

Aptio IV é para AMIBCP 4.

Aptio V é para AMIBCP 5.

6 - Caso consiga sem erros, pegue o arquivo que você quer gravar (lembre-se, parcial, tamanho 2,5MB ou 6 MB), renomeie para update.bin e digite este comando no CMD:

FPTw.exe -BIOS -f update.bin

7 - Após ver a mensagem de sucesso, desligue a placa-mãe. Se estiver com pilha, tire, faça o Clear CMOS, desligue a fonte, devolva a pilha, e tente ligar a placa-mãe.

Esse manual serve para "converter" placas mãe "brasileiras" (Positivo, Megaware, PC-Ware, Daten, etc) nas suas versões originais estrangeiras (ECS, Gigabyte, Foxconn, etc), desde que identifique o modelo exatamente igual, use o arquivo parcial como descrito, e mantenha a mesma versão de ME. Cuidado, se o fabricante disponibilizou uma atualização de ME, primeiro mude a marca da placa usando o ME antigo, e só depois atualize o ME.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...