Ir ao conteúdo

Fonte de 8 pinos com placa-mãe de 4 pinos

Ir à solução Resolvido por Physics,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, adquiri recentemente uma fonte xpg 650w, e agora durante a instalação percebi que ela tem apenas conectores de 8 pinos, e minha placa-mãe possui 4.

O que posso fazer? Existe algum adaptador?

Postado

@Tiberio Tibério, o cabo é o da CPU mesmo. É o da foto. Estou montando junto de tutoriais do youtube e etcs.. então confirmo que o cabo de 8 pinos da foto é o que conecta o cpu da placa-mãe.

Não aparenta ter como ser dividido em 2 de 4 de maneira fácil não. Posso colocar sobrando 4 pinos pra fora?

IMG_20220617_191925.jpg

• Solução
Postado

Apenas o conector periférico (emenda) do único cabo EPS12V da CORE REACTOR 650W apresenta dois conectores de 4 pinos, mas também possui uma bitola mais fina, assim como enfrenta maior resistência devido a sua extensão (650mm do conector principal com bitola de 16AWG, mais 150mm do conector periférico com bitola de 18AWG).

10 minutos atrás, Thomás Ávila disse:

Posso colocar sobrando 4 pinos pra fora?

Se conseguires, sim.

• Curtir 2
Postado

@Flávio Pedroza como vejo qual é qual? Eu fui indo pelo que está escrito em cada cabo. Um diz "CPU" e outro diz "PCI". É só seguir o que está escrito, certo?

Na hora de conectar, irei acompanhando outros vídeos do youtube, mas minha maior dúvida é sobre o conector para a placa-mãe e fonte, sendo um de 4 e outro de 8 

Postado
7 minutos atrás, Thomás Ávila disse:

@Flávio Pedroza como vejo qual é qual? Eu fui indo pelo que está escrito em cada cabo. Um diz "CPU" e outro diz "PCI". É só seguir o que está escrito, certo?

Na hora de conectar, irei acompanhando outros vídeos do youtube, mas minha maior dúvida é sobre o conector para a placa-mãe e fonte, sendo um de 4 e outro de 8 

Se está escrito "CPU" então é esse mesmo o correto. Cuidado só para não confundir o lado que vai na fonte é o lado que liga na placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

@Marcos FRM muito obrigado e @Tiberio. Acredito que então posso conectar 4 pinos sem problemas. O cabo mesmo em si, apesar de dizer que são 2 4+4 como nas fotos, a primeira vista não parece, pois são colados e não aparentam ter como separa-los. De qualquer forma, muito obrigado pelas respostas!

• Membro VIP
Postado
25 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

Esse da foto parecer seu um 6+2 PCI-E, que conectar na GPU. CUIDADO! Se confundir o ATX com o PCI-E pode queimar sua placa-mãe.

24 minutos atrás, Pepse disse:

Vai explodir o processador também.

Como curiosidade, há alguns anos, um conhecido fez essa proeza. Não lembro dos detalhes... acho que conectou sei lá como o PCIE no EPS12V, algo assim. Era um Ryzen parrudo de segunda geração com uma fonte boa, Corsair parece. Resultado? A proteção contra curto circuito da fonte evitava que ligasse! Dava só um "tic" quando pressionava o botão liga/desliga do gabinete e nada mais. Tentou várias vezes até desistir e pedir para eu olhar. Detectada a lambança, com os cabos nos lugares corretos, a máquina funcionou normalmente. Imagina o drama... 🥵 🤣

• Curtir 1
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...