Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main() {

return 0;
}

alguém pode me auxiliar e ajudar em um código de venda de ingressos utilizando linguagem C seguindo essas orientações

-

( Todo sistema tem que ter no mínimo 4 funções ou procedimentos. 

Deve conter pelo menos 1 struct ou mais.

Os sistemas devem implementar as seguintes operações:

-Criação de Registros

-Leitura de registros

-Atualização de registros

-Remoção de registros

Deve haver uma área de interação para o usuário, com um menu de acesso. Não pode ser somente o código corrido com exemplos na função principal. Um usuário deve ter algum controle sobre as operações.)

-Sou iniciante no mundo da programação-

• Amei 1
Postado

@VNtox    esse exercício  está muito avançado para um iniciante  ,    pois struct's   funções  e  registros ,  é para quem já tem uma boa base  da linguagem  ,   e você só postou a função principal e sem nada dentro dela  , 

crie as struct's , e faça a função de venda de ingresso ,   e poste aqui e ajudaremos .

Postado
48 minutos atrás, devair1010 disse:

@VNtox    esse exercício  está muito avançado para um iniciante  ,    pois struct's   funções  e  registros ,  é para quem já tem uma boa base  da linguagem  ,   e você só postou a função principal e sem nada dentro dela  , 

crie as struct's , e faça a função de venda de ingresso ,   e poste aqui e ajudaremos .

queria que alguém fizesse com comentários explicando os passos, pois estou numa jornada de aprender sozinho e só vou atrás de uns exercicios pra tentar fazer, esse no caso postei pois não consegui, ai vim aqui tentar entender como pode ser feito pois não tenho nenhum professor ou entendedor de programação para me ajudar

• Obrigado 1
Postado

@VNtox @VNtox    não podemos dar códigos prontos  ,  apenas ajudar a corrigir seu código ,  então você precisa criar a struct , e as Quatro funções , e estas ficam melhor se colocadas abaixo da função main ,  sendo que assim vai precisar criar o protótipo dessas funções antes da main  ,   e creio que os registros ,  do tipo FILE ,   podem ser feitos com arquivos binários , e gravar no arquivo com o comando fwrite que grava um bloca inteiro da struct de cada vez ,   e fread para ler ,    e

Postado
4 horas atrás, VNtox disse:

pois estou numa jornada de aprender sozinho e só vou atrás de uns exercicios pra tentar fazer, esse no caso postei pois não consegui, ai vim aqui tentar entender como pode ser feito pois não tenho nenhum professor ou entendedor de programação para me ajudar

Então não está estudando isso formalmente? Se está estudando sózinho deve ter um plano, um livro ou dois, um site em confie...

De onde veio esse exercício? O que fez antes desse?

São 4 funções. Não consegue usar nenhuma?

Escreva em torno dos dados

Consegue ao menos criar um rascunho desses dados, antes de sair programando?

• Obrigado 1
Postado
55 minutos atrás, arfneto disse:

Então não está estudando isso formalmente? Se está estudando sózinho deve ter um plano, um livro ou dois, um site em confie...

Consegue ao menos criar um rascunho desses dados, antes de sair programando?

vejo alguns vídeos na internet e busco códigos prontos nesses fóruns para tentar entendê-los e depois replicá-los  em outros contextos , vi alguns exercícios de venda de tickets ou ingressos e como estava vendo vídeos de struct achei essas orientações e pensei que podia dá pra adaptar nesse exercício, não tenho como pagar um  curso formal no momento, ai estou estudando sozinho para quando poder cursar eu tiver uma certa ideia do que estarei vendo.

@devair1010

2 horas atrás, devair1010 disse:

@VNtox @VNtox    não podemos dar códigos prontos  ,  apenas ajudar a corrigir seu código ,  então você precisa criar a struct , e as Quatro funções , e estas ficam melhor se colocadas abaixo da função main ,  sendo que assim vai precisar criar o protótipo dessas funções antes da main  ,   e creio que os registros ,  do tipo FILE ,   podem ser feitos com arquivos binários , e gravar no arquivo com o comando fwrite que grava um bloca inteiro da struct de cada vez ,   e fread para ler ,    e

como falei para o outro amigo, não tenho como pagar um  curso formal no momento, ai estou estudando sozinho para quando poder cursar eu tiver uma certa ideia do que estarei vendo. ai assisto alguns vídeos e depois vejo códigos prontos para tentar entendê-los com o conhecimento que daiquiri nos vídeos, mas tentei adaptar esse exercício de venda de ingressos que vi na internet para essas orientações. Mas estou tendo dificuldade com o struct  então pensei que aqui poderiam me ajudar com o código explicado ou dando alguma dica para iniciante de como posso utilizar o struct nesse contexto.

• Amei 1
Postado
43 minutos atrás, VNtox disse:

Então pode ser apenas o caso de esse exercíçio não estar ainda ao alcance do que você vem aprendendo. Não tem mesmo um livro? Um PDF com aulas? Como acha os vídeos para estudar? Tem um roteiro?

Acho que deve ter um plano para seguir. Há muito material online grátis, como esse forum é online e grátis. 

Eu já postei muitos programas comletos aqui que usam todo tipo de registros. Pode ver muitos programas prontos. E com o resultado da execução. Apenas veja no meu perfil lá no conteúdo e vai ver muitos desses programas.

Tem alfo mais formal sobre esse exercício de venda de tickets?

• Obrigado 1
Postado
42 minutos atrás, arfneto disse:

Então pode ser apenas o caso de esse exercíçio não estar ainda ao alcance do que você vem aprendendo. Não tem mesmo um livro? Um PDF com aulas? Como acha os vídeos para estudar? Tem um roteiro?

Acho que deve ter um plano para seguir. Há muito material online grátis, como esse forum é online e grátis. 

Eu já postei muitos programas comletos aqui que usam todo tipo de registros. Pode ver muitos programas prontos. E com o resultado da execução. Apenas veja no meu perfil lá no conteúdo e vai ver muitos desses programas.

Tem alfo mais formal sobre esse exercício de venda de tickets?

Sigo as aulas que eu vejo no YouTube de canais ensinando linguagem C, mas não acho que são tão bem explicadas para um iniciante, por isso sigo esse estilo próprio de aprendizagem, tiro um tempo pra ler e ver um vídeo sobre um tópico e depois procuro códigos prontos para tentar entender. Tentarei fazer um sistema básico de vendas amanhã e postarei aqui, mas se não poderem me ajudar com esse exercício gostaria de uma recomendação de onde posso tirar essas dúvidas online, pois quero entender como adequar a struct nessa situação.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, VNtox disse:

Tentarei fazer um sistema básico de vendas amanhã e postarei aqui, mas se não poderem me ajudar com esse exercício gostaria de uma recomendação de onde posso tirar essas dúvidas online, pois quero entender como adequar a struct nessa situação

Leu a parte em que eu escrevi que eu já postei vários programas desse tipo aqui e que pode pesquisar no próprio perfil do forum?

E a parte em que eu preguntei se não tem um enunciado mais formal sobre o tal sistema de venda de tickets? Algo que possa postar aqui para a gente poder ver?

Use um livro ou dois. Pode ter isso em PDF. Pode conseguir um link para download até de livros, apesar de ser claro injusto com os autores e ilegal.

Vídeos avulsos no YouTube não tem um planejamento de como introduzir os conceitos.

De todo modo poste algo mais formal aqui.

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, arfneto disse:

Leu a parte em que eu escrevi que eu já postei vários programas desse tipo aqui e que pode pesquisar no próprio perfil do forum?

E a parte em que eu preguntei se não tem um enunciado mais formal sobre o tal sistema de venda de tickets? Algo que possa postar aqui para a gente poder ver?

Use um livro ou dois. Pode ter isso em PDF. Pode conseguir um link para download até de livros, apesar de ser claro injusto com os autores e ilegal.

Vídeos avulsos no YouTube não tem um planejamento de como introduzir os conceitos.

De todo modo poste algo mais formal aqui.

Li sim ambas as partes, não tem um enunciado formal, pois é um simples sistema de venda de ingressos/acento para um cinema só que com as orientações adicionais que eu mesmo bolei como desafio para mim só não consegui fazer por isso vim atrás de ajuda. Não tenho condições de adquirir um livro e como eu programo pelo celular da minha mãe eu teria pouco tempo para ler e treinar ao mesmo tempo, por isso fiz esse método de aprendizagem que até agora funcionou mas travei na parte de struct e corri atrás de suporte mas até agora nada, só queria um caminho pra seguir, se não poderem me auxiliar nessa questão tudo bem, só queria uma dica de onde procurar ajuda em relação a códigos e desculpa o incômodo.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, VNtox disse:

Li sim ambas as partes, não tem um enunciado formal, pois é um simples sistema de venda de ingressos/acento para um cinema só que com as orientações adicionais que eu mesmo bolei como desafio para mim só não consegui fazer por isso vim atrás de ajuda. Não tenho condições de adquirir um livro e como eu programo pelo celular da minha mãe eu teria pouco tempo para ler e treinar ao mesmo tempo, por isso fiz esse método de aprendizagem que até agora funcionou mas travei na parte de struct e corri atrás de suporte mas até agora nada, só queria um caminho pra seguir, se não poderem me auxiliar nessa questão tudo bem, só queria uma dica de onde procurar ajuda em relação a códigos e desculpa o incômodo

A discussão acima tem um modelo que usa struct para o cinema. Imagino que não tenha procurado isso no meu perfil como eu te disse, apesar de "ter lido ambas as partes".  Eu procurei e encontrei esse tópio . Tem código em C lá com structs e uma discussão passo a passo. 

EXEMPLO

Esse arquivo é parte de um programa que eu não sei onde está. Mas era algo para venda de tickets. Serve para você ver o mecanismo no geral

O que precisa entender é que isso nada tem a ver com a linguagem. Trata-se da composição dos dados e você deve pensar nisso ANTES de escrever o programa.

Nesse caso os tickets são usados para voos e os voos ficam cadastrados no mapa de viagens. Veja se dá pra entender.

#pragma once
#include <stdio.h>

typedef struct
{
    int     id; // passagem
    int     id_voo; // comparar int eh mais fácil
    char    fila[2];
    char    poltrona[2];
    char*   voo;

}   Ticket; // pra poder fechar a conta dos voos e conferir tudo 

typedef struct
{
    int             id; // pode ser util identificar o voo por numero
    char*           voo; // um nome pode ser FL-destino-Hora-AnoMesDia
    unsigned char   filas; // maximo 20 filas
    unsigned char   poltronas; // maximo 8 poltronas/fila
    Ticket*         mapa[20][8]; // mapa 20x8 com as poltronas

}   Voo;

typedef struct
{
    char*           arquivo; // origem no disco
    unsigned char   destinos; // ate 8 destinos
    unsigned char   dias; // ate 7 dias adiante
    char            hoje[6]; // para controlar o prazo AAMMDD
    unsigned char   horarios; // ate 4 horarios/dia
    int             id; // pode ser util depois
    Voo*            voos[8][7][4];

}   Mapa;

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, MbR2XgD disse:

@VNtox
Qual seu propósito com isso? por que precisa ser em linguagem C? Já tentou outras linguagens? 
Python por exemplo é muito mais fácil, rápido e moderno. Além de ser totalmente flexivel.  
Montar esses tipos de sistema em linguagem C, só vai fazer você perder o cabelo, principalmente
se você for novo, não é uma piada. Antes de você entrar na programação direta em C, procura
por portugol, que é uma linguagem em português, que vai te guiar na programação, para entender
melhor toda sua estrutura. Acessa um site: portugol-webstudio.cubos.io - Roda direto na Web,
com exemplos prontos no menu direito. Você não precisa instalar nenhum compilador. 

Se ajudar, se pode tentar fazer isso em PHP, que tem a mesma forma de programar em C/C++,

mas criando páginas de Internet. E já tem Python via Web também. Lua é uma linguagem 
simples é fácil e rápido de aprender também. Procura no Google, "C completo e total". 
Você vai achar um pdf completo sobre C em português. Se você conseguir ler em inglês,
acessa um site: cplusplus.com , que tem tudo o que você precisa sobre C/C++ bem completo.
O que eu estou entendendo, é que você não está sabendo procurar na internet. 

Lua, seria uma versão mais simples, rápida e moderna para desenvolver esses tipos de sistema.
www.lua.org/portugues.html - É fácil de instalar, para estudar e criar programas.
www.lua.org/pil/contents.html - Tutorial completo de Lua do próprio site. 
www.w3big.com/pt/lua/default.html - Tutorial em português para estudar. 

é por que eu estou buscando aprender a Linguagem C primeiro, por isso eu estou buscando esses dessfios para tentar fazer, ai só fiquei travado nessa parte mesmo

Postado

@VNtox Recomendo você procurar um livro chamado C completo e total.

O autor do livro disponibilizou o livro gratuitamente na internet.

Veja os seguintes tópicos.

1. Matrizes e string. pagina 92
  2. ponteiros. pagina 113
  3. Estruturas, Uniões, enumerações e tipos definidos pelo usuário. pagina 167

procure por uma coisa chamada zlib que vai te ajudar também.

Depois de estudar tudo isso, volte e de uma olhada no meu algoritmo

/* Venda de ingressos */
#include <stdio.h>
#include <string.h>

/* Estados da poltrona */
#define POLTRONA_VAZIA 0
#define POLTRONA_OCUPADA 1

/* Quantidade de linhas e colunas do cinema */
#define Q_LINHAS_POLTRONAS 4
#define Q_COLUNAS_POLTRONAS 5

/* Tamanho maxímo do nome */
#define T_NOME 100

#define T_BUFFER 250

struct sessão
{
    char nome[T_NOME];
    int poltronas[Q_LINHAS_POLTRONAS][Q_COLUNAS_POLTRONAS];
};

void
inicia_sessao(struct sessão *atual, char *nome)
{
    int linhas, colunas;
    /* Coloca o nome da sessão */
    strcpy(atual->nome, nome);
    /* Inicia as poltronas */
    for (linhas = 0; linhas < Q_LINHAS_POLTRONAS; linhas++) {
        for (colunas = 0; colunas < Q_COLUNAS_POLTRONAS; colunas++) {
            atual->poltronas[linhas][colunas] = POLTRONA_VAZIA;
        }
    }
}

void
mostra_sessao(struct sessão *atual)
{
    int linhas, colunas;
    printf("\tNome da sessão:%s\n", atual->nome);

printf("  |");
    for (colunas = 0; colunas < Q_COLUNAS_POLTRONAS; colunas++)
    {
        printf("%i", colunas+1);
        if (colunas < Q_COLUNAS_POLTRONAS-1) {
            printf(" |");
        }
    }
    printf("\n");

for (linhas = 0; linhas < Q_LINHAS_POLTRONAS; linhas++) {
        printf("%i |", linhas+1);
        for (colunas = 0; colunas < Q_COLUNAS_POLTRONAS; colunas++) {
            switch (atual->poltronas[linhas][colunas]) {
                case POLTRONA_VAZIA:
                    printf("V");
                    break;

case POLTRONA_OCUPADA:
                    printf("O");
                    break;
            }
            if (colunas < Q_COLUNAS_POLTRONAS-1) {
                printf(" |");
            }
        }
        printf("\n");
    }
    printf("V = Vazio\nO = Ocupado\n");
}

int main(void)
{
    struct sessão filme;
    char buffer[T_BUFFER];
    inicia_sessao(&filme, "Blame!");
    do {
        int linha, coluna;
        mostra_sessao(&filme);
        printf("Digite a linha da poltrona desejada:");
        fgets(buffer, T_BUFFER, stdin);
        sscanf(buffer, "%i", &linha);
        printf("Digite a coluna da poltrona desejada:");
        sscanf(buffer, "%i", &coluna);
        if (linha-1 >= 0 && linha-1 < Q_LINHAS_POLTRONAS &&
            coluna-1 >= 0 && coluna-1 < Q_COLUNAS_POLTRONAS) {
            if (filme.poltronas[linha-1][coluna-1] == POLTRONA_VAZIA) {
                filme.poltronas[linha-1][coluna-1] = POLTRONA_OCUPADA;
                printf("A poltrona foi ocupada!\n");
            } else {
                printf("A poltrona ja esta ocupada!\n");
            }
        } else {
            printf("poltrona invalida!\n");
        }
        printf("Digite S para sair ou C para continuar\n");
    } while (buffer[0] == 'C' || buffer[0] == 'c');
    return(0);
}

Veja a relação dos dados e das poltronas com essa planilha

poltronas.xlsx

Depois tente entender como tudo foi implementado.

Versão do código online!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!