Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala rapaziada, alguém sabe me dizer se o overclock do 5700x em 4,6 GHz é vantajoso ou quase não tem diferença ?

Minha config:

RTX 3060

Ryzen 5700x

B550m ASUS

2x8 ram 3600mhz kingston fury

HD 2 tb wd

SSD 500 gb NVMe

Fonte cv550

Gabinete gadit x

Water cooler ml240l v2

Postado

Você não teria ganhos práticos fazendo isso. O único ganho seria se você conseguisse travar essa frequência ou um pouco mais baixa com undervolt, aí seu processador rodaria mais frio e gastando menos energia que em stock. Mas nem todos os processadores conseguem essa façanha, se você precisar subir a tensão pra segurar a frequência vai acabar gastando mais energia e fazendo o processador esquentar mais.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Matheushernandesmhss Sim e não...

Sim, para casos que sobra GPU e a CPU tem uma certa dificuldade de acompanhar a GPU, nesses casos o GAP de desempenho, pode ser preenchido com um OC, mas varia muito de caso para caso.

Não, assim como no seu caso, a CPU atende com sobra sua GPU, não teria sentido colocar mais carga nela, já que sua GPU estaria trabalhando em seu máximo. Elevaria a temperatura e você não veria ganho algum de FPS... 

Para o seu caso, assim como o Guilherme mencionou, caberia um undervolt (manter a mesma frequência da CPU, porém com tensão menor), traria mais beneficio que um OC. 

• Curtir 2
Postado

@gustavoomt entendi perfeitamente, vê se você tira mais uma dúvida minha, a b550m.ASUS tem como colocar ram de até 4600mhz em overclock,

Então como ela funciona de forma "nativa" em 3200, eu queria utilizar dois pentes de 3600, modelo kingston fury 3600mhz.

Minha dúvida é se tem alguma relação de garantia na placa-mãe, eu perco ou algo do tipo ?

Postado
32 minutos atrás, Matheushernandesmhss disse:

@gustavoomt se fizer overclock ganha mais fps, não?

Minha intenção era fazer overclock pra extrair o máximo do processador e tentar um undervolt pra ficar ainda melgor, mas estou perguntando pois não sei muito sobre isso também kkkk

Você não notaria ganhos nem se tivesse sofrendo algum tipo de gargalo, pois seu processador já vai rodar os jogos na casa dos 4.4 a 4.5GHz, subir para 4.6GHz não vai melhorar em nada e provavelmente só vai gerar mais aquecimento se não conseguir fazer um bom undervolt.

• Curtir 1
  • 6 meses depois...
Postado

Minha config:

RTX 3060 Gigabyte

Ryzen 5700x

B550mM-E  ASUS TUF Gamming

4x8 RAM 3000mhz kingston fury

HD 2 tb wd

SSD 1Tb gb NVMe

Fonte cv600

Minha configuração é idêntica a sua, e lendo as respostas deixei de pensar em overclock. Noto que quando jogo PUBG , com td no ultra a placa de vídeo fica quase o tempo todo em 100% (RTX 3060 há 67 ºC) enquanto o processador se mantem estável em 21% de utilização (R7 5700X há 63 ºC).
Anexo gráficos exibidos pelo MSI Afterburner ao jogar PUBG

PUBG.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!