Ir ao conteúdo

Placa-mãe IPMH110 Pro suporta SSD M.2 NVMe?

Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, minha placa é uma IPMH110 Pro com um i7 6700 (6ª geração), e estou pensando em comprar um SSD M.2 (SSD Aorus Gen4, 500GB, M.2, NVMe, Leituras: 5000MB/s e Gravações: 2500MB/s)...na placa tem o slot M.2, porém no manual tem a seguinte informação: 1x PCIe M.2 slot (Socket 3) for SATA SSD.

Minha duvida é: Será que esse SSD M.2 vai alcançar as velocidades especificadas (Leituras: 5000MB/s e Gravações: 2500MB/s) ou vai limitar somente a velocidade de um SSD SATA III (Em torno de 600MB/s)???

Já dei uma pesquisada na net e não achei nada...se alguém puder me tirar essa duvida eu agradeceria!!

Manual Placa.pdf

Postado

Não suporta NVMe. Apenas Sata. Portanto, não vai funcionar. 

Você pode comprar uma placa PCI-e com encaixe M.2 compatível com NVMe ou optar por um SSD Sata.

• Curtir 1
Postado

A diferença em uso casual de SSD SATA para M.2 NVMe é mínima.

Um SSD de qualidade já irá lhe atender perfeitamente.

Fora que esse "adaptador" que anexou é extremamente caro, em torno de R$ 800,00 e de 512GB.

Ao meu ver, não faz sentido compra-lo.

• Curtir 2
Postado

@Juniorst você está de olho apenas nas velocidades de leitura/escrita sequenciais, o que importa para dar velocidade ao PC são as velocidades de leitura/escrita "aleatórias", que na maioria dos casos não são divulgadas tão explicitamente pelo fabricante, pois são velocidades menores e não são tão efetivas para efeito de marketing. As velocidades sequenciais só importam enquanto você está copiando um arquivo grande de um local ao outro do mesmo SSD ou entre dois SSDs que consigam atingir as mesmas velocidades.

• Curtir 2
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

@Shelby_ é meio caro, mas um TBW 800 é algo incomum para discos de 512GB, pode ser interessante se ver desse ponto de vista.

@Juniorst como foi mencionado, ele funciona, mas é um SSD caro. Provavelmente um SATA como o BX deve lhe atender bem e tem custo bem menor. Você pode ainda usar adaptador PCIe/NMVe para um NVMe mais simples, funciona da mesma forma e tem custo menor. Em parte eu tenho direcionado as pessoas a usarem o NVMe porque neles os componentes geralmente tem maior durabilidade, mas nem sempre vale a pena quando precisa adaptar, ou é um SSD apenas boot por exemplo.

• Curtir 1
Postado
25 minutos atrás, dwatashi disse:

é meio caro, mas um TBW 800 é algo incomum para discos de 512GB, pode ser interessante se ver desse ponto de vista.

Esse TBW de 800TB realmente é incomum.

Dependendo da finalidade do usuário, venha a ser algo a se pensar.

Mas o valor alto o torna um custo-benefício muito ruim (Ao meu ver).

Postado

Pra atingir o TBW limite de 800 TB, o cara precisaria reescrever os 512GB inteiros todos os dias por uns 4 anos. A menos que o cara trabalhe com edição de vídeo, por exemplo, é uma façanha bem difícil de ser atingida.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!