Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo reconhece em uma placa-mãe mas não reconhece em outra.


Posts recomendados

Bom dia pessoal, estou com um problema ja tem quase 5 meses, comprei um kit i3 10105F com uma placa-mãe gigabyte b560 Aorus elite, sendo que meu kit antigo é um Pentium g4560 placa-mãe h110 ASUS e minha placa de vídeo é uma r7 260, quando chegou esse kit não dava vídeo de jeito nenhum, mandei de volta para a loja e disseram que funcionou (me mandaram vídeo), antes de ir acusava CPU na placa, agora acusa VGA e estão alegando que é minha placa de vídeo que está ruim sendo que funciona normalmente no meu 7° geração agora não sei o que fazer, se puderem me ajudar, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@MrNobody Bom dia, cara tem quase 10 mesmo, peguei ela em 2013, passoal da Terabyte ja pediu para mandar o Kit de volta de novo para fazer mais testes, então nesse caso vou ter que pegar outra placa de vídeo se quiser usar na placa-mãe mais atual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Rodrigo da Cunha Mendonça disse:

@GuilhermeGB bom diaa, como fazer p clear CMOS? obrigado pela ajuda

Desligue o computador da tomada e depois remova a bateria da placa-mãe por alguns segundos. Depois que inserir a bateria novamente, pode ligar o PC na tomada e tentar dar o boot com a nova placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGBBom dia, isso não fiz, agora ja estão pedindo para mandar de volta o kit, vamos ver o que vai dar, obrigado

@MrNobody Bom dia, cara tem quase 10 mesmo, peguei ela em 2013, passoal da Terabyte ja pediu para mandar o Kit de volta de novo para fazer mais testes, então nesse caso vou ter que pegar outra placa de vídeo se quiser usar na placa-mãe mais atual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo da Cunha Mendonça não é necessário, a R7 260X tem sim suporte a UEFI. E mesmo que não tivesse, ainda dá pra usar placas antigas em configurações mais novas, eu utilizei por vários meses minha antiga GTX 660 na minha configuração atual sem nenhum problema no modo CSM. O procedimento que eu pedi pra você fazer pode corrigir problemas como esse, ao iniciar a placa-mãe com a BIOS reiniciada, ela irá se auto ajustar para os hardwares instalados na mesma (por isso é de suma importância iniciar o PC com a placa de vídeo nova encaixada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo da Cunha Mendonça Em teoria era para o seu PC suportar sim a GPU se o CSM estivesse ligado. Mas não você não é a única pessoa reclamando que GPUs muito antigas não estão rodando em setups mais atuais Intel. Tem um outro tópico aberto no momento de um cara com uma GT610 e se não me engano é uma b560 com o mesmo problema, sem vídeo, mas com outras GPU mais atuais funcionando.

 

Pela rápida pesquisada no google existem R7 260 com suporte UEFI e outras sem suporte foi entre 2012~2013 que as o suporte UEFI começou a ser aceito pelas fabricantes após o Windows 8 adotar o secure boot. Pode ser que com as gerações mais novas de placa-mãe estejam acabando com o suporte legacy, já que o Windows 11 tem como requisito o secure boot ligado, não sendo opcional como era no Windows 8.

 

@Rodrigo da Cunha Mendonça Vi o manual e ainda existe suporte CSM. Mas teve um outro cara que também estava com um problema só que ele era uma GT450 que não dava vídeo no slot PCIe principal, mas dava vídeo no secundário apesar da placa não rodar a 100%. E não teve problemas de vídeo com uma GTX 960. Não tenho certeza se era um Intel, só sei que era um PC atual com PCIe 4.0.

 

No pior dos casos a Intel está fazendo o que a Apple fez com os iPhones 6, que propositalmente causou lentidão nos sistemas operacionais com uma desculpa que não era para sobreaquecer os celulares - o que resultou em serem processados. No caso estariam bloqueando GPUs muito antigas de darem boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Mas no caso seria um problema com a Intel mesmo.

 

Gigabyte Z690 + GTS 450 (esse até deu boot fora do slot principal)

Biostar B560 + GT610

 

Supostamente o problema seria com o chipset 500 e superior. Pelo menos eu vi no YouTube um H410 com uma GT610. É uma possibilidade, mas necessitaria de mais testes porque só 3 casos é uma amostra muito pequena para se chegar em uma conclusão.

 

Edit: Eu suponho que se a AMD for fazer algo para evitar que GPUs muito antiga funcionem nos sistemas novos seria com a vinda do AM5, já que as ultimas AM4 foram criadas antes do Windows 11.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera, então resolvi testar aqui de novo, antes a placa marcava erro no vídeo, agora esta marcando na DRAM, ja resetei a BIOS e também não deu, talvez ela indo para a terabyte fazendo teste ele consiga ligar o CSM pra mim pois o processador não tem vídeo , eu cheguei a comprar a h510 da gigabyte tb antes dessa que veio com defeito também

4 horas atrás, MrNobody disse:

@GuilhermeGB Mas no caso seria um problema com a Intel mesmo.

 

Gigabyte Z690 + GTS 450 (esse até deu boot fora do slot principal)

Biostar B560 + GT610

 

Supostamente o problema seria com o chipset 500 e superior. Pelo menos eu vi no YouTube um H410 com uma GT610. É uma possibilidade, mas necessitaria de mais testes porque só 3 casos é uma amostra muito pequena para se chegar em uma conclusão.

 

Edit: Eu suponho que se a AMD for fazer algo para evitar que GPUs muito antiga funcionem nos sistemas novos seria com a vinda do AM5, já que as ultimas AM4 foram criadas antes do Windows 11.

 

 

5 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Só se for um problema mais específico para algumas placas-mãe, pois eu sigo um cara no Youtube que tem um kit Ryzen 9 5900X + MSI MAG X570 TOMAHAWK e ele já testou no PC dele placas antigas da série GTX 200, 400, 500, 600, entre outras.

Obrigado pela ajuda de vocês

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo da Cunha Mendonça Eu fui dar uma olhada se achava algum 11ª e 12ª geração com placa-mãe mais antigas e de fato vi um kit da 12 com uma GT610 e outro estava com uma GTS250.

 

Então poderia ser algo de errado com a sua BIOS - o problema é que você citou duas placa-mãe diferentes o que diminui muito a chance do culpado ser a placa-mãe.

 

Poderia ser o seu processador, li um relato de um caro que passou por 10 placa-mãe até chegar a conclusão de que o problema era o processador com problema na controladora PCIe.

 

Mas como agora marca que é memória a tentativa é testar em outro slot ou até testar com um único pente ligado por vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody rapaz ta muito estranho mesmo, quando mandei pela primeira vez eles relataram que a placa-mãe realmente estava com defeito no caso a h510 mas não mandei a cpu, ai troquei por essa b560 auros elite que tambem não deu vídeo e que estava acusando CPU, mandei com tudo cpu e placa e la funcionou, mas vi que eles me mandaram de volta uma cpu nova e não que eu mandei mas a placa-mãe realmente foi a mesma, e sobre os testes testei todas as minha memórias, casa um em um slot, tenho 2 de 8 gigas (2666) e 2 4 gigas (2133) estou usando de novo meu cpu antigo de boa, cara é muita sacanagem que tenha toda essa dificuldade para fazer funcionar pois querendo ou não é simples de ligar e montar, agora já embalei o kit para mandar la de volta to pensando em trocar por kit AMD , pois pelo que você disse la atras to com medo da Intel esteja realmente bloqueando as GPU,s mais antigas, agora vai demorar um mês para testes e tudo já estou na 5ª prestação de 10 rsrs sem funcionar, mas muito obrigado pela ajuda  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!