Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela chuviscando e PC congelando


Posts recomendados

Processador: i3-2120
Mémoria RAM: 4GB RAM DDR3 (antes usava 12GB)
Placa-mãe: H61
Fonte: KP-522 500W


O meu PC tá congelando tem 2 semanas já. Levei pro conserto e o cara disse que era placa de vídeo. So que o problema continuou mesmo sem a placa de vídeo.
Ele funciona normalmente, mas ele congelava a tela e só reiniciando o PC pra voltar. Teclado e mouse ficavam desligados e o áudio parava. 
Um dia, o PC não dava nem mais vídeo e também o mouse e teclado nem sequer ligavam também. Abri o PC e tirei um pente de 8GB de RAM e iniciou normalmente, fiquei alternando as memórias e só funcionava com o pente de 4GB.
Fiquei usando o PC sem problemas a tarde toda, até que a tela ficou chuviscando do nada e o áudio parou, mas desta vez mouse e teclado ligados.
Estou suspeitando da placa-mãe ou da fonte que estão bem desgastadas.

Ah, esqueci de mencionar que fiz teste de stress com as duas memórias antes.
Quando estava com 12GB, durou cerca de 30minutos
Quando estava com 4GB, eu pausei o teste depois de 1 hora e não tinha travado.
Segue a imagem de como a minha tela fica:
image.png.e7cc722e32885e5ca22485bbc0a63bd2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, MrNobody disse:

@Enzo Sá Pode ser a sua fonte bomba que está com problemas. E no pior dos casos já levou algo junto.

Acabei de ver aqui: 

O cara até falou que no começo pode funcionar de boa mas depois vai começar a ter problemas.
Talvez seja isso mesmo mas vou esperar mais gente responder e deixar o PC desligado kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia, mano você chegou a testar a máquina sem GPU dedicada ? Usando a Placa Gráfica Integrada da CPU ? Quando eu testei minha Máquina sem a GPU Dedicada e usando a Integrada da CPU, meus computador apresentou os mesmos "chuviscados" na tela. E olha que testei numa CPU Velha e numa Nova, ambas eram a mesma.

 

E sua Placa de Vídeo Dedicada necessita de alimentação extra da fonte ? Porque talvez bem no talvez possa ser que seja a fonte. 

 

Quando sua máquina congela, se você clica no CapsLock ou NumLock, a luz no teclado acende ? Porque se sim, possa ser que seja relacionado ao SO, mas se não está acendendo, possa ser que seja um congelamento relacionado a Hardware. Por exemplo, tive um problema que persistiu por meses, onde minha máquina independentemente da tarefa que estivesse sendo realizada ela congelava, aí eu:

- Mexi em opções específicas no Plano de Energia.

- Atualizei todos os Drivers, inclusive da Placa de Vídeo.

- Atualizei a BIOS.

- Desinstalei versões do Windows 10 e fui para outras.

- Formatei o PC, instalando o Windows 10 novamente e excluindo as partições existentes.

- Limpei os Slots das Mémorias RAMs, passei a famosa borracha aliás.

- Desinstalei e limpei todos os resquícios de Drivers de Vídeos e baixei Drivers específicos.

- Usei Windows 10 em outro HD. 

E vários outros processos ...

 

Aí, eu descobri que o problema não era SO, pois acabou que a máquina congelou até na tela da BIOS e percebi que meus periféricos paravam de dar resposta seguido do desligamento total da máquina, aí já dava para perceber que era Hardware. Fiz teste em cada Hardware específico:

- Troquei as Memórias RAMs e fiz Diagnóstico pelo Windows.

- Testei sem GPU Dedicada, usei direto pela Placa Gráfica Integrada.

- Troquei a CPU por uma igual que tinha aqui.

- Troquei Fonte, fiz as medições necessárias e estava tudo normal.

- Testei HDs e um SSD diferente(s).

 

No final, o congelamento continuou, então eu resolvi realizar a troca da Placa-Mãe e trocar para Windows 11.

Eu verifiquei minha Placa-Mãe anterior, mas não havia nenhum Capacitor Estufado ou algo do tipo. A Placa já era antiga também, provavelmente algum problema no Soquete do Processador, Chipset, algum desgaste pelo tempo e calor.

 

Agora se o problema for o SO, tenta fazer uma Instalação Limpa do Windows, excluindo todas as Partições existentes e tal.

 

Meu conhecimento é bem superficial, mas espero ter dados alguns caminhos para resolução do problema. 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cesar Duque amanhã vou trocar a placa-mãe pra ver se para os travamentos. E quanto ao que você disse:

Já havia feito a formatação do Windows e o teclado não funciona mesmo, o botão do CAPS LOCK não acende. Ah, e os travamentos continuam ocorrendo mesmo sem placa de vídeo dedicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!