Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma planilha para controle de fluxo de caixa onde preciso selecionar o tipo de pessoa relacionado a despesa/receita e dependendo da minha escolha, na coluna seguinte aparecerá apenas as pessoas relacionadas. Ex.: se escolher "colaboradores", aparecerá somente o nome dos funcionários. Para isso estou usando a função INDIRETO, que serve perfeitamente para o que preciso. O problema em questão, é que terei que fazer a validação linha por linha na segunda coluna, e não consigo encaixar uma função que resolva isso de forma mais simples, já que minha planilha tem mais de 6 mil linhas. 

Espero que alguém consiga me ajuda.

Sem título.jpg

Postado

@YSS Se for o Excel 365 ou 2021, uma forma pode ser com colunas auxiliares para buscar os dados da tabela com as fórmulas CLASSIFICAR e ÚNICO, p.ex,

Ima1.png.0be9e69a406f1208d6e6900810be84c4.png

Célula E3  =CLASSIFICAR(ÚNICO(TABELA[SUBSETOR])) para criar uma lista dos Subsetores sem repetição da tabela azul (TABELA).

Célula G3 em validação de dados fica com a fonte =$E$3#.

Célula J3 =TRANSPOR(CLASSIFICAR(ÚNICO(SE(TABELA[SUBSETOR]=G3;TABELA[NOME];"")))) para criar a lista dos nomes. Aí é só arrastar.

Célula H3 =$J3#.

Se assim não resolver ou o seu Excel não for compatível, anexe uma planilha com dados fictícios. Assim vai facilitar para quem puder fazer outras sugestões.

• Curtir 1
Postado

Olá, uma outra solução pode ser encontrada da seguinte forma:

image.png.291d57bb36f8ee29656b7f04eb333eeb.png

Vá em Fórmula e clique em Gerenciador de Nomes, em seguida, em Novo.

1º Coloque a fórmula: =DESLOC(Plan1!$A$1;1;CORRESP(Plan1!$G$2;Plan1!$A$1:$D$1)-1;8)

Plan1!$A$1 -> Corresponde a linha 1 da minha planilha nomeada Plan1.

1 -> Significa que o resultado será deslocado em 1 linha

CORRESP(Plan1!$G$2;Plan1!$A$1:$D$1)-1;8) -> Nessa parte é corresp simples.

Plan1!$G$2 - > Onde está a validação de dados

Plan1!$A$1:$D$1 -> A Matriz da validação

8 -> Corresponde ao número de linhas onde estão as informações a serem mostradas, no seu caso você usaria 6000

Após ter feito isso, clique em Ok.

Agora é só fazer a validação de dados novamente no campo correspondente e usar o nome que você colocou anteriormente, no meu caso foi Lista. Depois só clicar em Ok.

image.png.7b350dfd8a8d2d9467bcbe8d00b4b508.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!