Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração 2 modens por cabo...


Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Boa tarde gente, estou com uma duvida e gostaria de saber se poderiam me ajudar....

 

tenho 2 roteadores tp link archer c60, e gostaria de utilizar os 2, sendo um a ser utilizado no andar de baixo da minha casa e o outro no andar de cima, pelo fato do wifi não chegar estão bem na parte de cima da casa. acontece que, meu computador fica no andar de cima e precisaria utilizar um cabo nele... vi alguns videos de configurações pra 2 roteadores mas nenhum fala em ter mais uma conexão+ cabo ( q seria do meu computador). minha duvida é, posso utilizar tanto o wifi quanto o cabo neste segundo roteador? se sim, como seria feita a configuração? a conexao que esta agora é a seguinte, um cabo sai do aparelho da fibra e vai para a porta WAN do 1° roteador> sai um cabo da porta lan do mesmo roteador e chega ate o 2 andar na porta WAN do 2° roteador. sendo assim a conexão wifi eu consegui acessar, mas a conexão via cabo não consegui configurar.

 

se puderem ajudar ficarei muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse tópico e em particular no post #8 expliquei a maneira segura de ligar múltiplos roteadores mantendo a conectividade entre os dispositivos em todos os pisos e sem perder performance

 

 

Em resumo

  • ligue todos os roteadores via portas LAN ao roteador do provedor. Se faltam portas use um switch
  • nunca ligue via WAN dentro de sua rede. Acredite: quase nunca é o que quer.
    • Por causa do múltiplo NAT a performance desaba. Em especial se estiverem em cascata mais de um
    • encaminhamento de portas fica muito difícil ou impossível mesmo
    • ao vencer o intervalo do DHCP as conexões nas redes internas caem por uns segundos
  • separe no DHCP do roteador do provedor alguns endereços para os roteadores adicionais. Assim poderá configurar todos eles sem sair da mesa
  • cada roteador fica responsavel por suas redes wifi assim não perde performance como acontece nas redes mesh sem cabo entre os POD. Ou com os folclóricos repetidores
  • desabilite DHCP em todos aparelhos exceto o óbvio roteador do provedor
  • se tem dezenas e dezenas de dispositivos considere usar mais servidores DHCP. O C60 permite indicar o endereço do gateway então é trivial ter mais de um. 2 ou 3 no seu caso.

    image.png.ae2646fdf6e010e17cbcd554aeedc1f6.png

 

  • na confugração da WAN dos roteadores segundários, para evitar processamento inútil, configure como ppoe com qualquer credencial.

Leva uns minutos para ajustar. E nunca vai ter problemas. Mas faça na ordem certa para não perder acesso aos C60. Primeiro configure cada um e teste o acesso a partir de um micro ou telefone ligado no roteador primário.

 

 

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe amigo, mas sou leigo no assunto e não consegui configurar, do jeito que você falou aí. Quando boto o cabo de rede no conector lan a internet não funciona, só consigo levar a internet até lá em cima de Conectando na porta WAN do roteador 1 e na mesma porta WAN do roteador 2. 
 

 

ah e sobre os roteadores eu me enganei um é o archer  c5 (que é o principal) e o árcher c60 seria o secundário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, arfneto disse:

o qie fez para "configurar"? Náo disse nada. Basta fazer na ordem que eu descrevi. Em que ordem ligou isso? Apenas mudou o cabo?

 

O roteador do provedor é um C5?

 

19 minutos atrás, Artur de Melo disse:

no total sao 3 aparelhos amigo, um modem fiberhome an5506 que eh do meu provedor fibra otica, e 2 roteadores um c60 e um c5. sendo o c5 o que fica conectado ao cabo wan do modem fiberhome. (o modem so tem uma porta WAN)

 

Nào tinha falado nada sobre o terceiro roteador.

 

Pode ser só uma questáo de nomenclatura mas entenda que esse roteador (AN5506) náo tem nenhuma porta WAN. Como você disse ele se conecta à WAN via GPON pelo cabo de fibra ótica. Eles são vendidos até onde eu sei com 1 2 ou 4 portas LAN.

 

Você nào disse o que fez para configurar os roteadores. E assim nào dá pra dizer onde está o erro

 

image.png.dd24a4acfdbd3b2926ae67c609e4aba4.png

 

Essa é a traseira do modelo de 2 portas de saída

 

 

Se for 1 porta só o painel deve ser esse, onde aparece claro que só tem uma porta LANimage.png.69234db98e2f30fd6786ffa8afa7a0fe.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Artur de Melo disse:

mas sou leigo no assunto e não consegui configurar, do jeito que você falou aí

 

39 minutos atrás, Artur de Melo disse:

A única configuração que fiz foi a configuração rápida que já vem nos roteadores, n mudei mais nada.

 

Entào isso quer dizer que não fez nada "do jeito que eu falei" 😉 e assim é bem esperado que não funcione. Leu o que eu escrevi ao menos?

 

Então tem hoje um cabo que sai da porta LAN desse AN5506-1 e entra na porta WAN do Archer C5 no piso 1 e outro cabo sai de uma porta LAN do C5 e entra na porta WAN do C6 no piso 2...

 

A performance deve cair uns 60~70% no primeiro piso ligando assim, e uns 30/40% logo no  primeiro dependendo da aplicação. E algumas coisas não vão mesmo funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Artur de Melo disse:

bom se eu ao menos soubesse o que quer dizer aquilo que voce falou eu teria feito :D, mas como disse não conheço nada do assunto, sendo assim fica meio complicado eu sair mexendo em uma coisa que eu não sei, não é mesmo?

 

😄 Entendo. Mas foi você que disse que "não conseguiu configurar", e agora entendo que não tentou mas simplesmente trocu os cabos de lugar pra ver se funcionava e não funcionou.... E é natural que não funcione já que nada foi feito.

 

Cuidado com o vídeo indicado no tópico #9. Tem muitos erros e omissões. E Access Point nem é o que se procura no seu caso.

 

O que posso te dizer é que deve planejar isso. Se não quer mexer em nada não vai mesmo funcionar. Posso deixar um resumo do que deve ser feito se quiser fazer.

 

Afinal se não der certo é só voltar os roteadores para a configuração de fábrica e ligar como está agora. Claro que quase nada vai funcionar direito e a perda de performance vai ser considerável.

 

O Plano

 

antes de tudo tenha as senhas dos 3 roteadores e deixe todos em sua mesa ao seu alcance. Depois de pronto vai poder acessar quaquer um de qualquer lugar, mas claro que o mais simples é ter todos ao seu lado. Agora só vai usar um por vez mesmo,  Isso leva uns 15 minutos se vai fazer pela primeira vez, se tanto. Há muitas maneiras de fazer isso e isso que vou descrever abaixo é o processo by the book para não ter risco.

 

  • O roteador do provedor
     
    • ligue seu micro nesse roteador e abra a interface dele no navegador. Como não mudou nada o endereço dele é 192.168.1.1 como está no manual. Se mudou use o endereço que usou. Se não sabe se mudou pode ver no Windows o endereço do gateway. Tem um milhão de modos de ver isso. image.png.2004ecbda62954eca748ee1a56372e0c.pngUm modo simples:
      • abra as configurações do Windows apertando a tecla do Windows e digitando config e apertando ENTER, Vai abrir a tela incial de ... Configurações mas você já imaginava.
      • clique em Rede e Internet
      • clique em "Exibir propriedades de hardware e conexão"
      • E veja lá o endereço do gateway, que é o esse AN5506image.png.bb918a430d81cd69686dab0d681af691.png
      • Anote o endereço dele. Deve ser mesmo 192.168.1.1 na sua casa
    • Abra a configuração dele do mesmo modo: Aperte Iniciar e digite o tal endereço. Ou pode usar o caminho mais longo e abrir o nagegador web e digitar o endereço
      • Seu roteador usa TODOS os endereços possíveis --- de 192.168.1.2 a 192.168.1.254 --- para uso na rede via o tal DHCP. E você vai separar uns para os roteadores. Então vá em Network depois DHCP Server depois DHCP Service e onde está marcado para começar em 192.168.1.2 mude para 192.168.1.6 por exemplo. Clique em Apply e já era essa parte

Então agora pode usar 4 endereços na sua rede sem stress: de 192.168.1.2 até 192.168.1.5 inclusive. 

 

Agora vai  usar 192.168.1.2 para o C5 e 192.168.1.3 para o C6. Assim vai sempre poder acessar os dois caso queira mudar algo neles. O que pode querer mudar? As senhas do wifi claro. Só vai usar isso deles e a função de switch que habilita as portas LAN, e isso é automático. Note que se mudar o modo de operação deles para Access Point alguns deles desabilitam as portas LAN e isso não serve para você e provavelmente para ninguém porque no mínimo é uma comodidade.

 

O roteador do piso 1, o C5

 

Apenas ligue seu computador a ele pelo cabo --- em uma porta LAN dele  --- e vai ter um novo endereço de rede e de gateway. É automático. O padrão dele é 192.168.0.1. Faça a mesma coisa: abra a configuração dele como fez com o outro. Use qualquer navegador.

  • para uma vida tranquila pode mudar as senhas deles e usar a mesma em todos, mas não precisa fazer isso
  • Acho que já sabe, mas vai mudar o endereço de rede dele para 192.168.1.2
    • abra a configuração dele e mude em Advanced depois Network depois LAN e mude o tal IP Address para o planejado: 192.168.1.2 e salve. 

image.png.825a253c5165005371c8fd4bcac70e38.png

  • Ele vai reiniciar. Claro que você vai ter que abrir o navegador no endereço novo e por a senha e tal.
  • Para que você nunca precise pensar no endereço WAN dele e nem ele ficar entando renovar um já que a porta WAN vai estar desconectada, configure a porta WAN na mesma tela --- veja no desenho --- é só mais um formulário. Põe qualquer coisa. Eu sempre uso user [email protected] e senha x 🙂 
     
  • Em DHCP Settings apenas marque como Disable e salve. Nessa configuração vai usar apenas um servidor desses. Em muitos casos a gente usa vários mas aqui só iria complicar tudo.

image.png.3b4aed4f3f137124db81fce2e195afda.png

 

O roteador do piso 2, o C6

 

image.png.9d5de987cd16bc53646de9e84d349e13.pngApesar deles serem da mesma marca e até da mesma época a configuração é um pouco diferente: A porta WAN aqui aparece na opção internet.

 

  • Vai fazer exatamente a mesma coisa com esse, exceto pelo endereço que vai ser 192.168.1.3
  • Ele vai ter o endereço inicial em 192.168.0.1 exatamente como o primeiro.
  • Vai mudar  o endereço
  • reconectar com ele, reprogramar a WAN --- claro que pode usar sempre os mesmos valores
  • vai desabilitar o serviço DHCP

E agora?

 

Então tem seus roteadores em 192.168.1.1, 192.168.1.2 e 192.168.1.3

 

  • Já pode levar o C6 para o outro piso e ligar ao C5 terreo VIA LAN.
  • Já pode ligar o C5 ao roteador do provedor, VIA LAN
  • E pode acessar os 3 de qualquer lugar da rede
    • Claro que pode salvar isso em uma pasta dos favoritos, assim pode abrir os 3 ao mesmo tempo no navegador.
    • ajuste o wifi. Evite usar mesma ID. Isso geralmente cai na sua cabeça porque fica difícil acompanhar quando algo sai errado. Celulares por exemplo aqueles da maçã podem demorar muito para se conectar à rede mais rápida quando mudam de piso e se tivereem o mesmo nome não vai saber. 5Ghz/2.4Ghz no TP-Link funciona bem, por outro lado, então pode não precisar das 4 redes.

É claro que como o seu AN5506 só tem uma porta de saída vai ter que ligar o C6 no C5 e isso é muito ruim. Uma coisa que pode fazer é comprar um switch barato desses de 5 portas e ligar no AN5506 e assim ligar os dois roteadores nele para evitar que TODO o tráfego do C6 tenha que passar pelo C5...

 

O que foi feito?

 

Assim tem uma única LAN com todos os dispositivos e pode acessar qualquer TV para espelhar a tela, ou acessar qualquer pasta em qualquer micro da rede sem se preocupar se estão ligados em qual roteador. Impressoras wifi, lampadas e tomadas smart, tudo funciona. Plex e Kodi também.

 

Estou me dando ao trabalho de escrever um roteiro para que fique algo assim disponível no forum. Cada vez menos uma rede wifi isolada é legal. E a performance cai demais.

 

Já programei coisas assim com 6 roteadores mais o do provedor e tudo roda até bem há meses ou anos dependendo do caso.

 

 

A razão de fazer assim pode ser vista em qualquer livro de introdução a TCP/IP e protocolos da internet

1 hora atrás, Artur de Melo disse:

sim eu tentei fazer como voce disse ali, mas como eu disse tambem não entendo muito do assunto, o maximo q consegui foi configurar o roteador 2 como "repetidor".

 

quando voce diz roteador do provedor voce quer dizer o da fibra otica, certo?

 

Não mude o modo de operação deles. Só vai perder performance. Em especial repetidor é um desastre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cheguei em casa agora e fui acessar o modem do provedor.... consegui o acesso agora com o pessoal da internet, ele está um pouco diferente segue imagem.

download.png.86c38450c27a68e4f18bcf14d51564d7.png

nesse caso posso usar qualquer IP desde que seja com o inicial do que está ali?

192.168.2.(?)

 

poderia ser 192.168.2.2 para o c5

e 192.168.2.3 para o c60?

 ou seria melhor mudar o ip do provedor para aquele que voce disse ali no tutorial?

 

dhcp start : 192.168.1.6

          end: 192.168.254

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que tenha lido o que escrevi por completo. Desde o início:

Você precisa de 3 endereços fora da faixa do DHCP para colocar os seus roteadores. O primeiro já está garantido: o endereço do gateway e isso você já sabe:
 

image.png.e793b23f7ef6c395f18bdbbcac7fb3f3.png

 

Como seu provedor está usando apenas de 50 a 200 você tem mais de 100 endereços livres 😄 

 

Mas só vai usar 2 hoje. 

 

O que mostrei é a maneira genérica de fazer isso. Sempre.

 

Seguindo aquilo e mudando o mínimo necessário pode deixar os outros roteadores em 192168.2.2 e 192.168.2.3 e o DHCP aí de 192.168.2.7 até 192.168.2.254 . . .  e ainda ter .4 .5 e .6 mais 3 endereços para alguma coisa que precise, como um teste sem o DHCP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!