Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de fontes para setup


Posts recomendados

Olá amigos, estou pensando em montar meu primeiro pc gamer e pensei na seguinte configuração

i5 10400f

placa-mãe (INTEL) B560M AORUS ELITE
gamdias m1 610

nemoria sandal spark 8gb x2

RTX 2060

SSD Kingstons SNVS 500 gb

6 fans aigo dr12 pro RGB

gabinete redragon grapple

 

a questão é qual fonte por, acredito que uma de 500w da conta mas eu gostaria da indicação e conselho de vocês que são mais experiente pois não gostaria de comprar uma fonte bomba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ryuuky Primeiramente, pegue o i5 11400f. Com a décima segunda geração já entrando no mercado, não vale a pena comprar mais a décima (A não ser que tenha placa-mãe de décima).

 Além disso, uma de 500w de qualidade supriria sim a configuração, onde vou recomendar a Pichau Nidus 500w, creio que seja a melhor fonte da categoria e do preço.

    Por outro lado, seria interessante uma folga a mais... 600w! 

Vou lhe indicar a superframe 600w.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Pylon está 39 reais a mais que a Nidus e é melhor, eu iria nela. A 450W

Sem fazer overclock tanto a Nidus quanto a Pylon irão aguentar. A Masterwatt da Cooler Master Bronze tem 5 anos de garantia, assim como a Pylon, então eu iria nelas e esqueceria Nidus que só tem 12 meses de garantia


A Superframe 600W é boa, porém 12 meses de garantia só. Agora se você quer overclock aí já pensa numa Core Reactor 750W ou  Super Flower LEGION GX PRO 850W pra cima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donzmaker Mesmo de qualidade,  não colocaria uma fonte de 450w numa configuração mid-end, vai limitar demais futuros upgrades, tanto a nidus quanto a pylon, apesar de aguentarem bastante sobrecarga, não é saudável. 

Concordo com a XPG core reator, uma baita fonte. 

Superframe 600w é uma das únicas fontes de 600w que testei e sei da qualidade, o pessoal comenta muito sobre a gamemax 600w, mas não testei, não vou recomendar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

@donzmaker Mesmo de qualidade,  não colocaria uma fonte de 450w numa configuração mid-end, vai limitar demais futuros upgrades, tanto a nidus quanto a pylon, apesar de aguentarem bastante sobrecarga, não é saudável. 

11400f + 2060 seria interessante uma de Pylon 450W por rodar na faixa de eficiência máxima, além de não stressar os componentes, sendo o unico problema futuros upgrades

A Superframe 600W seria interessante? talvez, dar uma folga porém não acredito que irá ser melhor para futuros upgrades, a não ser que em breve troque por uma 3070ti aí já iria ser melhor comprar uma Core Reactor 750W.


Para rodar sem overclock tanto a Pylon 450W quanto a Superframe 600W iriam ser boas faixa de eficiência, mas a Pylon tem um design interno melhor.
O consumo da config 2060 + 11400f + SSD + memórias não chega a 260W nem em stress, então a recomendação é entre 450W a 550W, hj em dia a Pylon 450W valendo mais pelo preço. Se tiver oferta boa do modelo 550W aí sim

 

Eu enxergo uma Superframe 500 ou 600W como a mesma fonte em questão de recomendação para placas, a não ser que a pessoa esteja realmente precisando aumentar 100W... mas essa fonte SF não é para overclock e nem a série Pylon.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donzmaker @RyuukyA questão é que ele quer mudar para o Ryzen 5 5600x, um processador mais esquentadinho que tem como pauta a liberação de overclock.

    Sempre gosto de mais folga quando se trata de fonte.

 Já que estamos falando de 500/600w, duas fontes que aguentariam bons upgrades futuros seriam a superflower 650w e xpg core reator 650w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

@donzmaker A questão é que ele quer mudar para o Ryzen 5 5600x, um processador que consome mais que o i5 11400f. 

    

Pouco a mais, em stress o processador vai consumir 88W, ainda muito seguro para Pylon 450W ou até uma Super Frame 500W, embora a que tem mais anos de garantia seja preferível

 

Cooler master Masterwatt bronze, Pylon, MWE, Superframe, Nidus e etc são fontes de baixo custo.

Se tivesse pelo menos 24 meses de garantia eu iria na Superframe 600W sem pensar duas vezes, mas para quem tem uma placa de vídeo já um pouco acima da média, é melhor usar uma fonte tipo a Pylon mesmo.

O Ripple da Masterwatt 450/550 bronze e da Pylon são os melhores nessa faixa de preço, seguida pela Superframe.

 

A Masterwatt Bronze infelizmente usa capacitor bem dimensionado mas de 85 graus, sendo esse um ponto negativo tanto dela quanto da MWE v2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donzmaker valeu pelas dicas, eu sou leigo em relação a overclock etc, na minha cabeça eu só vou montar as peças ligar e jogar, não vou me preocupar com overclock, hoje eu to pensando em investir um pouco mais e pegar o Ryzen 5 5600x com a TUF GAMING B550M-PLUS mantendo os resto do setup (RTX 2060 etc)... não tenho planos de um upgrade tão proximo 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Ryuuky disse:

@donzmaker valeu pelas dicas, eu sou leigo em relação a overclock etc, na minha cabeça eu só vou montar as peças ligar e jogar, não vou me preocupar com overclock, hoje eu to pensando em investir um pouco mais e pegar o Ryzen 5 5600x com a TUF GAMING B550M-PLUS mantendo os resto do setup (RTX 2060 etc)... não tenho planos de um upgrade tão proximo 

Não precisa da TUF Gaming B550M, pega uma A520, vai dar mesma performance

Uma A520 de boa qualidade tipo essas:

ASRock A520M-HDV

Gigabyte A520m Aorus Elite

 

Pegue a Pylon 450W e seja feliz

 

@PhynsxA Cougar VTE500/600 seriam melhores que a Cooler Master MWE V2?

https://www.f14lab.org/2017/11/review-cougar-vte-500-500w.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donzmaker Trocar uma b550 cheia de dissipadores para uma A520 eu já acho loucura. 

VRM pode até suportar gritando, mas ZERO futuros upgrades. 

Além disso, por mais que ele não queira fazer oc, a a520 não permitirá overclock, se, porventura, algum dia ele queira extrair o máximo do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

@donzmaker Trocar uma b550 cheia de dissipadores para uma A520 eu já acho loucura. 

VRM pode até suportar gritando, mas ZERO futuros upgrades. 

Além disso, por mais que ele não queira fazer oc, a a520 não permitirá overclock, se, porventura, algum dia ele queira extrair o máximo do processador.

Sim mas aí ele terá que trocar de fonte também, pois seria totalmente arriscado fazer qualquer overclock usando uma fonte de baixo custo...
A B550 tem dissipadores exatamente para aguentar overclock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

@donzmaker Por isso mantenho minhas recomendações.  B550 e superframe 600w(Aguenta com os pés nas costas qualquer overclock nessa config).

Por mais que ele não faça overclock, a ideia de upgrade para Ryzen 7 estaria viva. Com a a520 e pylon 450 não. 

Pior que não aguenta overclock, você coloca ali um poquinho de overclock na 5600X já sobe a recomendação para uma de 700W de boa qualidade

Overclock vai judiar muito da linha de +12V  e a Superframe não foi feita para isso


Em stock uma ASRock igual acima A520 aguenta Ryzen 7 tranquilo, não vai fritar o VRM, mas realmente vai esquentar. Mas não muito. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiberio Amigo, você fala isso como se a configuração em load fosse consumir os 600w, mas na verdade iria consumir 300 no máximo.  Abriria uma folga de 120w ate atingir os 80+% de eficiência que ela tem. Como não suportaria? 

Lembre-se,  estamos falando de um SUPOSTO e leve overclock e de uma fonte de qualidade!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Otávio Furoni disse:

@Tiberio Amigo, você fala isso como se a configuração em load fosse consumir os 600w, mas na verdade iria consumir 300 no máximo.  Abriria uma folga de 120w ate atingir os 80+% de eficiência que ela tem. Como não suportaria? 

Lembre-se,  estamos falando de um SUPOSTO e leve overclock e de uma fonte de qualidade!!

O problema não é aumentar em watts a CPU de 80 para 100. O overclock mexe e judia da estrutura dos 12V da linha principal da fonte. O consumo real pode chegar 40% a mais, e além disso queimar a fonte e/ou prejudicar todas as outras linhas dela, inclusive jogar um ripple alto. Ninguém faz overclock em fonte de 400, 500 e 600W, a não ser quem não tem informação

 

Mesmo numa Pylon ou Seasonic Core GM-650 não é recomendável fazer overclock, não há necessidade de destruir a fonte somente para ter 3 a 10% de ganho, sem contar a necessidade de usar um cooler melhor que irá custar pelo menos 150 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, donzmaker disse:

A Cougar VTE500/600 seriam melhores que a Cooler Master MWE V2?

 

Não, em nenhum aspecto relevante.

 

1 hora atrás, Otávio Furoni disse:

Você fala isso como se a configuração em load fosse consumir os 600W, mas na verdade iria consumir 300W no máximo.

 

Considerando este comentário, faremos um pequeno comparativo entre PYLON 450W e SF-BFL 600W:

 

image.thumb.png.b9c04df361629a0740cd2588e013b0e8.png

PYLON 450W (balanced load) - Via Shared Team

 

image.thumb.png.7da5c42e4e2a047f71974c711547ec12.png

SF-BFL 600W (balanced load) - Via Shared Team

 

Considerando que ocorre um cenário de balanced load neste sistema, estaria tudo bem. No entanto, este sistema possui consumo mais elevado na trilha de +12V, havendo mínimo consumo nas trilhas de +5V e +3,3V.

 

Portanto, este seria um cenário mais realista:

 

image.thumb.png.5f13af724392c5abcd39987380255e69.png

PYLON 450W (cross-load) - Via Shared Team

 

image.thumb.png.912c054a381b2a5dd1c5cdabfaef3335.png 

SF-BFL 600W (cross-load) - Via Shared Team

 

Neste cenário, ainda que aplicássemos a mesma corrente de 37,5A em ambos os modelos, haveria maior estabilidade na trilha de +12V da PYLON 450W em relação à mesma trilha da SF-BFL 600W.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phynsx Entende e Concordo, ninguém aqui duvidou da qualidade da XPG Pylon, todos sabem que é uma excelente fonte.

Mas a questão é, vale mesmo a pena colocar uma fonte de 450w nessa configuração? 

 

 @Ryuuky Qualquer uma das fontes que você escolher (Nidus 500, XPG Pylon 450, Superframe 600w) vão te atender muito bem, são todas fontes de qualidade, mas eu, "(EU)", escolheria a SuperFrame 600w pela folga.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!