Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador superaquecendo e com gargalos


Posts recomendados

Olá!
Comprei algumas peças que são as seguintes:
 

5600x
2x 8gb 3000mhz
6600 XT Challenger
A520M-K
Fonte Mancer 600w 80 bronze
Cooler da CPU é um CORAX led branco
 

Atualmente eu uso um SSD de 256gb que está instalado o windows e os programas em um HD secundário comum de 2tb, neste HD fica instalado os jogos geralmente.
 

Agora vamos aos problemas:
Eu percebo várias quedas de fps e pelo que eu entendo de gargalo, a gpu devia ficar na casa de 98, 99% de uso, às vezes fica em 70% (creio que isso seja um gargalo), O Shadow Of The Tomb Raider estava instalado no HD e com esses problemas, mesmo nos gráficos mais baixos, então tive a ideia de colocá-lo no SSD e ele parou com os problemas (uma observação importante: quando eu ligava o discord no jogo ele voltava a ter gargalo mesmo no SSD, no entanto, mesmo com o discord desligado no HD ele seguia com gargalos)
 

Percebi também temperaturas altas na CPU, no GOD OF WAR por exemplo chegou a bater 95º e em outros jogos chega na casa de 80º (obs, mesmo quando está na casa de 70º- os jogos ainda apresentam instabilidades)
 

Perguntei em alguns grupos e os usuários comuns me falaram que pode ser a placa-mãe, mas não estou disposto a fazer um investimento numa b450 ou b550 e não ser a solução dos meus problemas.
 

Então gostaria de contar com a ajuda de vocês para detectar o possível problema deste computador, já que eu vi vários videos do 5600x + 6600 xt rodando absolutamente tudo sem nenhum problema.

Screenshot_4.png

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Gustavo Riberry disse:

Então gostaria de contar com a ajuda de vocês para detectar o possível problema deste computador, já que eu vi vários videos do 5600x + 6600 xt rodando absolutamente tudo sem nenhum problema.

Você não pode fazer esse tipo de comparação. Mesmos se sua configuração fosse idêntica (mesmas peças, das mesmas marcas/modelos), com a mesma temperatura ambiente, ainda sim teriam diferenças.

 

Essa sua placa-mãe realmente não é a ideal pra isso. Tanto quanto os coolers as placas mães também tem papel na refrigeração dos componentes. Não adianta querer investir no processador e placa de vídeo e no restante das peças economizar. Acontece o que está acontecendo com você: dinheiro jogado fora.

 

Olhando as fotos uma crítica que já faço é a falta de fan exaustores no gabinete. São três fazendo intake mas nenhum como exaustor. Você tem componentes gerando calor de mais de 80º que fazem o ar ficar quente e girando dentro do gabinete. Não está resfriando nada.

 

Você precisa colocar um na parte de trás e pelo menos um na parte de cima. Você pode informar quais são os fans da parte da frente?

 

Outra coisa... Jogos em Full HD utilizam mais a CPU do que a GPU, então ela tende a esquentar mais. Quanto maios a resolução menor será o uso da CPU e maior será o da GPU.

 

Eu tenho uma placa 6800XT mas outro processador e placa-mãe. Meu gabinete é bem ventilado e, por exemplo, o Devil May Cry 5 roda em FHD na qualidade ultra entre 250 e 308 FPS e bate 70º.

 

Ah, lembrei. Qual a pasta térmica que você usou? Tudo influencia.

 

(mas essa placa-mãe é bem limitada)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson_Júnior Eu tentei ver na foto mas não cheguei a uma conclusão e 'quis acreditar' que ele instalou corretamente. Se no aircooler tem dois fans e ele colocou os dois em sentido opostos, o primeiro puxa o ar e o segundo também puxa o ar. Forma um bolsão de ar quente sobre o processador que não tem nem WC Custom que resolva!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!