Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, galera.

Estou com um problema irritante e já não sei mais o que fazer.

Meu PC só reconhece os adaptadores de rede (on e off board) quando quer.

De vez em quando funciona, de vez em quando não. 

Já atualizei e desatualizei drivers, restaurei o Windows, atualizei as BIOS da placa-mãe, mexi nas configurações de energia pra que não desative, limpei a placa off-board e a entrada, tirei a bateria da placa-mãe por uns minutos. Eu só não consegui testar a off board em outro pc, porque não tenho mesmo.

Alguns detalhes que eu notei. Se funcionarem, eles não param. Posso usar o PC o dia todo que continuam funcionando normal, desde que eu não deixe o PC entrar em suspensão. Se entrar em suspensão eles param. E o engraçado que só param se for suspensão por muito tempo. se logo eu ligar de novo continua tudo beleza.

Se ao ligar eles não funcionarem, aí não tem jeito. Não importa o que eu faça, não vão funcionar.

Alguns detalhes que eu tenho notado:

Eu reparei que se eu entrar nas BIOS da placa-mãe, ele sempre inicia junto do pc. É inclusive como estou usando nesse momento.

Adaptador de rede USB (aqueles xing-ling wifi) funcionam de boa.

Quando estão desativados e vou nos dispositivos ocultos do gerenciador de dispositivos, eles apresentam o erro 45, ou seja, como se simplesmente não tivesse conectados, mesmo o on board.

Mesmo desativados, eles acendem a luz quando conecto o cabo, então chega energia neles.

Visualmente não percebi nenhum problema na placa-mãe, nenhum contato ruim, capacitor estourado, nem nada do tipo. Mas como eu disse, só visualmente.

Recentemente troquei quase todas as peças do PC, com exceção da mesma placa de rede externa, da fonte, e do HD. Mas restaurei todo antes de colocar as peças novas.

Enfim, se alguém tiver qualquer informação que ajude eu agradeço.

Meu PC:

Ryzen 5 2600

placa-mãe ASRock A320M-HD

RAM 2x8gb hyperx 2666Mhz

GTX1660

HD TOSHIBA MQ01ABD050

Placa de rede TP-Link Gigabit PCI Express TG-3468(UN) Ver:3.0

A fonte eu não lembro a marca, mas é 500w 80plus

Windows 10 Pro

Postado
Em 16/07/2022 às 18:01, Alexsandro Costa disse:

Meu PC só reconhece os adaptadores de rede (on e off board) quando quer

Isso quer dizer que eles desaparecem do gerenciador de dispositivos?

Em 16/07/2022 às 18:01, Alexsandro Costa disse:

Eu reparei que se eu entrar nas BIOS da placa-mãe, ele sempre inicia junto do pc

Não entendio que significa "sempre inicia junto do PC". E BIOS é singular e masculino. Só tem um BIOS, e é um sistema, um sistema, masculino.

Postado
19 horas atrás, arfneto disse:

Isso quer dizer que eles desaparecem do gerenciador de dispositivos?

Sim. Como se não tivesse conectado mesmo. E nos dispositivos ocultos com erro 42. Como se simplesmente não tivesse conectado. Mesmo o o board.

19 horas atrás, arfneto disse:

Não entendio que significa "sempre inicia junto do PC". E BIOS é singular e masculino. Só tem um BIOS, e é um sistema, um sistema, masculino.

Quer dizer que ele liga normal. Mas como eu atualizei, isso tava errado. Não sempre que eles ligam quando entro na BIO. Pelo jeito é totalmente aleatório mesmo.

No desespero eu também atualizei o Windows pro 11. Mas não adiantou nada.

Postado

BEm, acho que sabe que os drivers estão aqui,

De todo modo acho que não precisa de download de drivers para um chipset da Realtek.

Exclua o dispositivo. Reinicie a m'`aquina e espere pra ver o que acontece. Nunca use o tal assistente de rede. Se a placa não aparecr ok entre com o exe de instalação e veja o que acontece.

Se não funcionar desative a placa e faça a mesma coisa com a da tp-link. antes de tudo tenha os drivers a mão. 

Postado
12 minutos atrás, arfneto disse:

Nenhuma das duas? 😑

Nenhuma.

E isso é bem intrigante, porque não some só uma. Quando some, some as duas. E quando funciona, são sempre as duas também.

Postado

No passado já vi isso acontecer por conflito de IRQ em IRQ9. Mas hoje em dia não vejo mais. 

Desabilite a placa on-board. Volte o BIOS para o padrão de fábric ou zere a CMOS. Retire a outra placa se tiver algum outro adaptador de rede e comece tudo de novo.

Postado
1 hora atrás, arfneto disse:

No passado já vi isso acontecer por conflito de IRQ em IRQ9. Mas hoje em dia não vejo mais. 

Desabilite a placa on-board. Volte o BIOS para o padrão de fábric ou zere a CMOS. Retire a outra placa se tiver algum outro adaptador de rede e comece tudo de novo.

Conflito não é. Pelo menos não apareceu nos IRQs.

Eu vou tentar desativar a on board. 

Eu já tinha procurado e não achei, vou tentar de novo.

Postado
Em 19/07/2022 às 17:25, arfneto disse:

Retire a outra placa se tiver algum outro adaptador de rede e comece tudo de novo.

Também não funcionou tirando a externa.

E simplesmente não encontro a opção de desativar a integrada. 

Postado

uma opção de BIOS sumir com isso seria estranho. Vi o manual e é muito muito ruim. Mas em Tool tem uma opção Network Configuration e seria minha candidata. O que tem na sua máquina nessa opção? O manual simplesmente nada diz

• 2 semanas depois...
Postado
Em 21/07/2022 às 21:39, arfneto disse:

uma opção de BIOS sumir com isso seria estranho. Vi o manual e é muito muito ruim. Mas em Tool tem uma opção Network Configuration e seria minha candidata. O que tem na sua máquina nessa opção? O manual simplesmente nada diz

Boa tarde. 

Foi mal pelo sumiço sem dizer se resolvi. Tava dando um tempo pra cabeça. Mas agora voltei pra tentar solucionar.

Então. Depois de muito procurar, a única explicação que eu tenho é que, de fato, não existe essa opção lá.

Agora to imaginando que esses BIOS não são os adequados. Vou tentar verificar se é o indicado e trocar se for o caso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!