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C++ Entrada de dados tipo string, incluindo espaços em C++


MUrisCuri

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Oi, pretendo ler nomes, inclusive espaços. O usuário digita o tamanho do vetor, e depois digita os respectivos nomes. Tentei getline()., mas, ao chamar set(), no 1º loop, o nome não armazena nada. Segue o código e o resultado.

 

Vect.h

#pragma once
#include <iostream>
using namespace std;
class Vect{
	unsigned int sz;
	string name;
	string* elem;
public:
	Vect(unsigned int s);
	~Vect();
	unsigned int size();
		
	string get(unsigned int);
	void set(unsigned int);
};

Vect.cpp

#include "Vect.h"
#include <cstring>
	Vect::Vect(unsigned int s) : sz(s), elem(new string[s]) {
		set(s);
	};
	Vect::~Vect() {
		delete[] elem;
	};
	unsigned int Vect::size() {
		return sz;
	}
	string Vect::get(unsigned int n) {
		return elem[n];
	}
	void Vect::set(unsigned int n) {
		for (unsigned int i=0; i<n; ++i) {
			cout << "\t\t Enter a name:";
			getline(cin, name);
			elem[i]=name;
		}
	}

main.cpp

#include "Vect.h"
using namespace std;
#include <stdlib.h>
int main(void){
	unsigned int vec=1;
		while (vec!=0) {
		cout << "\t\t Enter the number of elements or '0' to exit: ";
		cin >> vec;
		if (vec==0)
		exit(0);
		cout << endl;
		Vect v(vec);
			for (unsigned i=0;i<v.size();i+=1){
				cout << "Element[" << i << "]==" << v.get(i) << endl;
			}
		system("Pause");
		}
	return 0;
}

image.thumb.png.6f11965a57aad7a828099f2ba52e9bea.png

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A maneira como intancio objeto é correta? Caso não use o destrutor, o espaço da memória livre se esgotará? Achei uma suposta solução (limpar o buffer dentro do método set()): 

cin.clear();
cin.ignore(INT_MAX, '\n');

Isso soluciona de maneira eficaz?

O que faz o operador "new"?

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8 horas atrás, MUrisCuri disse:

A maneira como intancio objeto é correta?

  • Não use entrada pelo teclado em um construtor. É um pesadelo. Se um dia declarar Vect x[12] adivinhe o que vai acontecer... Para simplesmente iniciar as coisas vai ter que ficar lá parado digitando 12 grupos de strings.
  • Não escreva um programa interativo até onde puder evitar. Só vai te atrasar e não vai aprender nada.
  • Não use system(). Nunca. Para nada.
  • Não precisa de exit() em main. Não faz diferença já que main é, digamos, main. A menos que tenha escrito uma versão recursiva de main e queira de fato encerrar o processo, só para dizer que pode ter um caso em que faça diferença....
     
8 horas atrás, MUrisCuri disse:

Achei uma suposta solução (limpar o buffer dentro do método set()): 

 

Não precisa "limpar o buffer". Precisa consumir os dados corretamente. Uma linha

 

        cin >> vec;
        fgetc(stdin);

 

depois do cin chamando fgetc() consumiria o ENTER que ficou lá e  o programa funcionaria.

 

8 horas atrás, MUrisCuri disse:

O que faz o operador "new"?

 

new vai alocar memória e colocar o endereço do bloco alocado no valor do argumento, o tal ponteiro.

 

Note que não é recomendado usar isso em C++ há mais de uma década. Há soluções melhores. C++ tem vector por exemplo. E smart pointers que não precisam de delete.

 

8 horas atrás, MUrisCuri disse:

Caso não use o destrutor, o espaço da memória livre se esgotará

 

Caso não use o destrutor pode liberar a memória de outra forma, mas o destrutor é o modo seguro. A memória pode eventualmente se esgotar sim, mas mesmo que não seja o caso seu código continuaria errado.

 

Sobre esse método
 

void         Vect::set(unsigned int n)
{
    for (unsigned int i = 0; i < n; ++i)
    {
        cout << "\t\t Enter a name:";
        getline(std::cin,name);
        elem[i] = name;
    }
}

 

prefira
 

void         Vect::set(unsigned n)
{
    for (auto i = 0; i < n; ++i)
    {
        cout << "\t\tEnter a name: ";
        getline(std::cin,elem[i]);
    }
}

 

  • unsigned é int
  • auto é em geral melhor opção
  • não precisa de name
  • Não use espaço depois de um TAB. Só vai dificultar o alinhamento
  • Use espaço depois de ':'. É melhor para ler

 

Não use esses includes de C a menos que tenha uma razão séria para isso.

 

E se usa mantenha a convenção: se string.h virou cstring porque stdlib.h não virou cstdlib?

 

C tem uma getline em stdio.... Cuidado.

 

Está errado o modo como escreveu o construtor e o set(). Não era isso o que queria escrever.

 

set(N) deveria colocar um valor em elem[N] e nunca ter um loop. Parece estar funcionando --- uma vez que corrija o primeiro erro --- apenas porqe não usou set() nunca mais no programa. Está errado.

 

set(): compare com essa

 

void         Vect::set(unsigned n)
{
    if (sz <= n) return;
    cout << "\t\tEnter the #" << n+1
         << " name of " << sz << ": ";
    getline(std::cin,elem[n]);
}

 

que muda um valor desde que exista e avisa ao cara qual de quantos está mudando 

 

                Enter the #1 name of 2: 11111

 

e mostra algo como acima. Deixe o programa testar o programa.

 

O construtor podia ser então

 

Vect::Vect(unsigned int s) : sz(s), elem(new string[s])
{
    for ( unsigned i=0;i<sz;i++)set(i);
};

 

E veja se entende a diferença.

 

Se tem uma classe Vect porque não tem um método para mostrar os elementos na tela se seu programa vai usar isso? Algo como

 

void Vect::show()
{
    for (unsigned i = 0; i < sz; i += 1)
    {
        cout << "Element[" << i << "] == " << get(i)
             << "\n";
    }
}

 

Evite nomes como get e set. C++ tem set por exemplo e pode dar uma enorme confusão.

 

 

 

 

 

C++ tem polimorfismo então considere também escrever 

 

    void   show(string);

 

Que pode ser bem conveniente quando está testando

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