Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Comprei um curso da internet em Manutenção de Notebooks. É um curso antigo, lá pelos anos de 2010. Numa parte do curso, o professor fala: " após terminar o reflow, coloquem um peso de 20gr por cima do C.I. e imediatamente, jogar alcool isopropílico para dar " choque térmico". Mas, para que isso ?

• Membro VIP
Postado

Porque neste tipo de reflow, você está reaquecendo as esferas para ficarem "maleáveis" a ponto de permitir refazer os contatos. Com o peso você faz com que seja pressionado reduzindo a perda de contato e o choque térmico para tirar o calor e fazer com que a solda se mantenha naquela posição.

Alguns problemas no reflow são:

• Reutilizar a solda que pode ser origem de um problema por ser de baixa qualidade
  • Se o chip for grande, é difícil aquecer todas as esferas e garantir que estão na possibilidade de permitir maleabilidade para recuperar contato.
  • A aplicação do peso pode variar de acordo com o tamanho do chip, já que os maiores possuem mais esferas, portanto capazes de suportar mais peso até obter o "re-contato"

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Eu costumo usar limpa contato para esfriar algo, pela pergunta, tambem acho algo que não deveria ser feito, parece algo semelhante a fica assoprando uma solda q você acabou de fazer.

Quando soldo algum componente eu deixo ele esfriar naturalmente mesmo, mas como eu não faço reflow nem nada não sei porque o choque termico, posso teorizar que seria para não mexer o CI e sair do lugar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!